APRENDA VIOLÃO AQUI

sexta-feira, 29 de março de 2019

Transparência, qualidade e alto astral na cozinha do McDonald’s

Você sabia que é possível visitar a cozinha do McDonald’s, assim como as de outros restaurantes de diversas cidades brasileiras, como garante a lei? Pois saiba também que quem já entrou no local onde são feitas as refeições no McDonald’s teve a oportunidade de conferir a higiene e os padrões que devem ser seguidos por todas as unidades ao redor do planeta.

A iniciativa integra o programa “Portas Abertas”, do McDonald’s, implementado em 2014 e que já recebeu mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. Através do compromisso com qualidade e transparência, o McDonald’s permite que os consumidores conheçam de onde vêm os ingredientes, como são acondicionados e preparados para o consumo e, também, como é a rotina dos funcionários, desde a higienização das mãos, passando pela sala de break (onde fazem o descanso), até o cardápio de refeições, composto por… arroz e feijão!

A visitação também permite conhecer alguns projetos de sustentabilidade da marca – principalmente os relacionados aos próprios alimentos e às suas embalagens.

Mais de 1 milhão de pessoas já visitaram as cozinhas do McDonald’s


Espaço sustentável

A cozinha é a porta de entrada para conhecer um pouco mais do McDonald’s e tudo o que acontece no restaurante. Começando pela higiene: o espaço precisa ser constantemente limpo e todos os funcionários que trabalham ali seguem diversos procedimentos de higienização. Mas não para por aí. O óleo usado para fritar as famosas batatinhas e outros produtos tem destino certo. Depois de ser coletado por empresas especializadas, o óleo usado é destinado principalmente para a produção de biodiesel. Ou seja, deixa de ser um resíduo e passa a matéria para outro processo.

Passando para o balcão de atendimento, todas as embalagens de papel usadas estão certificadas pelo FSC (organização internacional que garante a sustentabilidade na produção do papel) . Desde o começo desse ano, o McDonald´s também iniciou um projeto-piloto, em São Paulo, que transformará resíduos de plástico das embalagens em bandejas. Em algumas áreas internas do salão e áreas externas, a limpeza é realizada a partir da água condensada nos aparelhos de ar-condicionado do próprio restaurante.

E, por falar em ar-condicionado, eles têm seu funcionamento reduzido devido a películas transparentes nos vidros dos restaurantes, que ajudam a manter o clima adequado dentro dos ambientes.

A iluminação também recebe uma mãozinha de painéis solares e luzes LED, representando economia de recursos do planeta. A destinação do resíduo está sendo trabalhada para que cada vez mais seja enviado a processo de reciclagem, passando por cooperativas que fazem a sua separação entre itens reaproveitáveis dos resíduos gerais em todos os restaurantes do Brasil.

Agora, você deve estar se perguntando: e os canudos? Cada vez mais, eles estão sendo deixados de lado por restaurantes do mundo inteiro devido ao risco que representam para o meio ambiente quando são descartados de forma incorreta. O McDonald’s também está ligado nessa questão. Uma política consumo consciente e desestímulo ao uso do canudo já foi implementada nos restaurantes do Brasil e nos 19 países que a rede opera na América Latina e Caribe.

O café servido em todas as lojas também tem a sua pegada sustentável. Ele é certificado pela ONG Rainforest Alliance garantindo que sua produção foi realizada respeitado o meio ambiente e todos os aspectos sociais envolvidos .Assim garantimos o café para servido hoje e nos anos que vem pela frente

Origem da carne

A compra de carne advinda de regiões de manejo sustentável é uma prática na qual o McDonald’s foi pioneiro. Ela é proveniente de regiões onde a pecuária é mais produtiva e requer menos espaço, desestimulando o desmatamento.

No caso dos peixes servidos no Brasil, as embalagens do McFish contêm o selo azul do Marine Stewardship Council (MSC), programa de certificação mundial líder em pesca sustentável de frutos do mar. A certificação conquistada garante que o meio ambiente seja respeitado em cada etapa: desde a pesca até os frigoríficos, passando por distribuidores e pela cozinha, até chegar à mesa do consumidor. Esse tipo de certificação garante que as empresas de pesca somente realizem a pesca em áreas onde não risco de extinção dos cardumes de peixes

Hora do Planeta

As ações de sustentabilidade apoiadas pelo McDonald’s não param por aí. Por meio de diversas atividades, a rede apoiará mais uma vez a ação Hora do Planeta, liderada pela ONG WWF. Neste ano, o movimento – conhecido por promover o apagar das luzes do planeta por uma hora, em um dia específico – acontecerá no sábado, 30, das 20h30 às 21h30.

Mais de 900 restaurantes brasileiros da marca “apagarão” seus arcos dourados, letreiros e luzes externas durante esse período para conscientizar o público sobre o uso de recursos do planeta e as mudanças climáticas. Acontecerá até distribuição gratuita de casquinhas no restaurante conceito do McDonald’s localizado na avenida Henrique Schaumann, no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), além de distribuição de materiais educativos sobre mudanças climáticas e aquecimento global e realização de oficinas.

O McDonald’s se tornou, no ano passado, a primeira rede de restaurantes do mundo a assinar um compromisso global de combate às mudanças climáticas. A companhia se comprometeu a diminuir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, além de 20% em toda sua cadeia de suprimentos dentro do mesmo período.

Isso representa que, no total, 11 milhões de toneladas de gás carbônico não alcançarão a atmosfera – o equivalente ao impacto da plantação de 3 bilhões de árvores ou de 25 milhões de carros fora das ruas e estradas.

Veja também: Hora do Planeta: quem é você na hora de preservar a Terra?

Transparência, qualidade e alto astral na cozinha do McDonald’s publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário