APRENDA VIOLÃO AQUI

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada!

Partiu dar aquele rolé cultural delicinha? Para a nossa felicidade e da turistada, não faltam exposições no Rio de Janeiro!

Tem de tudo um pouco nos museus e centros culturais da Cidade Maravilhosa: pinturas, fotografias, gravuras, instalações, esculturas, documentos históricos, realidade virtual… São obras de diferentes suportes, estilos e épocas, assinadas por artistas como Carlos Vergara e Claudia Andujar.

De olho no circuito cultural carioca, a Catraca Livre garimpou mostras em cartaz em vários espaços. Todas para visitar sem pagar nada!

Se liga no listão e chama geral:

SESC COPACABANA

  • “A Biblioteca à Noite”
Exposição percorre bibliotecas famosas por meio de realidade virtual

Através de realidade virtual, a exposição oferece uma experiência imersiva, seguindo um roteiro de dez bibliotecas famosas, reais ou fictícias. É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando pela mítica biblioteca de Alexandria até o fundo dos mares a bordo do Nautilus, das “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne.

“A Biblioteca à Noite”, realizada pelo diretor canadense Robert Lepage e a companhia Ex Machina, foi inspirada no livro de mesmo nome do argentino Alberto Manguel. Para visitar a mostra, é preciso fazer agendamento prévio pelo site.

Quando? Terça a domingo, das 9h30 às 20h | Até 26 de janeiro de 2020
Onde? Sesc Copacabana | Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Quanto? Gratuito

MAM Rio

  • “Carlos Vergara – Prospectiva”
Exposição reúne obras de Carlos Vergara feitas de 2003 até hoje, incluindo trabalhos inéditos

A exposição percorre a produção de Carlos Vergara, desde 2003 até obras recentes e inéditas, como as pinturas em grande formato — as maiores já realizadas por ele — a partir de monotipias feitas no Cais do Valongo e nos trilhos do bonde em Santa Teresa.

Outros destaques são as novas obras da série “Sudário”, com monotipias colhidas em sua viagem ao sul da França, onde percorreu o caminho do sagrado feminino, que teria sido trilhado pelas Três Marias – Maria Madalena, Maria Jacobé (ou Jacobina, mãe de Tiago), Maria Salomé — e Santa Sara, a escrava egípcia que se tornou padroeira dos ciganos. A curadoria é do próprio artista.

Quando? Terça a sexta, das 12h às 18h | Até 12 de janeiro de 2020
Onde? MAM Rio | Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Quanto? Gratuito às quartas

IMS Rio

  • “Claudia Andujar – A luta Yanomami”
Retrospectiva no IMS Rio apresenta a obra fotográfica de Claudia Andujar

Com curadoria de Thyago Nogueira, a exposição apresenta a obra de Claudia Andujar através de centenas de fotografias, desenhos, uma instalação audiovisual, além de livros e documentos que mostram sua dedicação aos Yanomami. A seleção é resultado de pesquisa inédita, de muitos anos, realizada por Nogueira, coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS.

A mostra é dividida em duas partes. A primeira apresenta a fase inicial da carreira de Andujar, com fotografias produzidas entre 1971 e 1977, na região do Catrimani, em Roraima. Já a segunda foca no contato brutal dos indígenas com a civilização branca e na luta empreendida pela fotógrafa para proteger o povo que adotou como família.

Quando? Terça a domingo, das 11h às 20h |Até 10 de novembro
Onde? IMS Rio | Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Quanto? Gratuito

MAR 

  • “O Rio dos Navegantes” 
‘O Rio dos Navegantes’ reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas

A exposição traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram. Estão reunidas 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, etc.

A mostra convida o público a refletir sobre os modos de vida que formaram o Rio, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, além dos conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até março de 2020
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Gratuito às terças

CENTRO DE VISITANTES PAINEIRAS

  • “Floresta Protetora” 
Exposição permanente, ‘Floresta Protetora’ explora a riqueza do Parque Nacional da Tijuca de forma interativa

Toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca pode ser vista na exposição permanente, que ocupa o segundo andar do Centro de Visitantes Paineiras, onde funcionou o antigo Hotel Paineiras. Em uma área de 900 m², a mostra apresenta um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica e conta curiosidades e histórias do parque de forma interativa. Às quintas, acontecem visitas guiadas gratuitas em português, inglês e espanhol, das 10h às 14h.

Quando? Diariamente | Das 8h às 19h
Onde? Centro de Visitantes Paineiras | Estrada das Paineiras, s/n
Quanto? Gratuito

Tem muito mais além das exposições no Rio de Janeiro! Vem ver como visitar 9 museus sem pagar nada!

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário