Inaugurado em 1926, o Cine Odeon faz parte da memória cultural e afetiva do Rio de Janeiro e representa uma época em que o cinema e o centro da cidade se confundiam e se completavam.
O cinema de rua se baseia no encontro de estéticas que caracteriza a história dele próprio, que atravessou os anos, se renovou, inovou, criou e absorveu influências, além de oferecer ao público uma sensação constante de resgate histórico, cultural e afetivo.
E isso pode ser visto logo na fachada do Odeon, que tem referências do período Art Déco em DNA mas também se comunica com as novas tecnologias. É a perfeita combinação da tradição do passado, sem perder a capacidade de dialogar com o presente.
Com seus noventão, o cinema é um dos últimos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro, sendo pioneiro e único do polo cinematográfico criado na Cinelândia ainda em atividade.
Em 2015, o espaço passou por uma reformulação e reabriu sob novo nome: Odeon Centro Cultural Severiano Ribeiro (mas a gente ainda prefere Cine Odeon). Com isso, além de filmes, passou a oferecer mostras, exposições, eventos musicais, cursos, espetáculos, palestras e eventos diversos ligados à cultura.
A reforma do espaço incluiu a restauração da fachada e do interior, respeitando o projeto arquitetônico original, além de uma revisão geral dos sistemas hidráulico e elétrico, e da recuperação do revestimento interior.
A revitalização do Cine Odeon também trouxe uma telona nova pra sala de cinema e a implementação de um novo equipamento de projeção digital e de som. O letreiro também foi recuperado, assim como o lustre do interior.
Pra manter o charme do século passado (com pitadas de tecnologia), o Cine Odeon trouxe de volta os lanterninhas – aqueles profissionais que auxiliavam o público nas sessões dos antigos cinemas, que a gente – coincidentemente – costuma ver nos filmes.
Os novos lanterninhas do cinema de rua usam uniformes inspirados no que era usado na época da inauguração, lá em 1926. O que dá uma ar ainda mais nostálgico para a sessão. Imagina só?
O espaço conta também com uma loja de uma cafeteria famosa aí, que a galera pede pra escrever o nome no copo. Mas se o seu forte é a pipoca mesmo, fica tranquilão que lá tem um snack bar com tudo que um cinema precisa para matar a fome – ou a vontade de comer – durante as sessões.
Na programação, o Cine Odeon recebe alguns dos principais festivais e mostras de cinema da cidade, como Festival Anima Mundi, Festival Varilux de Cinema Francês e o Festival do Rio. Lá é a casa também de uma programação diversificada de mostras, retrospectivas e cineclubes, combinando com harmonia o cinema de arte e os grandes lançamentos comerciais em um só espaço.
Pra ficar de olho em tudo que tá rolando no espaço, clica aqui e confira mais detalhes no site do Odeon, assim como o valor do ingresso e o que está em cartaz por lá.
Vale lembrar que o cinema fica aberto todos os dias, das 13h e 21h, e a entrada para dar uma olhadinha em toda aquela arquitetura belíssima, é gratuita! Legal, né? Só não esquece de chamar seu 99 para ir até lá!
Quer mais dicas legais para explorar o Rio? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!
Rio pra voltar no tempo:
Cine Odeon: cinema para quem AMA cinema! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário