No dia 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo. A data surgiu de uma campanha publicitária de uma marca de preservativos, em 2008, que associou a data 6/9 à famosa posição sexual. E, apesar de a comemoração não constar nas datas oficiais do calendário brasileiro, diversas marcas e veículos aderiram à moda ao longo dos anos. Pensando nisso, o Guia selecionou 7 séries para assistir neste domingo que têm tudo a ver com o tema:
Sex Education
Pra começar, vamos com a indicação mais óbvia! Sex Education, lançada em 2019 e já confirmada para sua terceira temporada, é um dos melhores exemplos de acerto na abordagem da sexualidade na juventude. A série traz à tona debates sobre homossexualidade, educação sexual, virgindade e assédio, sem nunca tratá-los como tabu e sempre com leveza e bom humor. Uma recomendação tanto para jovens em fase de descoberta quanto para adultos em busca de renovação.
Euphoria
A série original da HBO que originou várias trends de maquiagem nas redes sociais deu muito o que falar na época do lançamento, no ano passado. Drogas, abusos e traumas sexuais são apenas alguns dos vários temas abordados na série, que concorre ao Emmy 2020 em seis categorias. Euphoria é muito intensa e cheia de polêmica, mas acerta na abordagem, colocando em contexto a trajetória e as decisões de cada personagem por meio de flashbacks da infância. Vale muito a pena conferir e aprender com a produção, que se destaca entre todas as outras séries adolescentes disponíveis hoje em dia.
Big Mouth
Essa animação muito irônica e bem-humorada conta o descobrimento da puberdade e da sexualidade por meio da história dos pré-adolescentes Kroll e Goldberg. Órgãos sexuais falantes e monstros de hormônio são apenas algumas das bizarrices da série, que tem episódios de cerca de 20 minutos e são uma ótima pedida para quem quer dar algumas risadas. A produção original da Netflix já tem três temporadas e está para lançar a 4ª ainda em 2020, então tem bastante conteúdo para maratonar!
13 Reasons Why
Essa é uma série polêmica, que gerou muita discussão nas redes sociais por tratar com descrições gráficas assuntos delicados como suicídio, assédio e estupro. Lançada inicialmente em 2017 e com a quarta (e última) temporada liberada em junho deste ano, 13 Reasons Why foi um divisor de águas no debate sobre prevenção de suicídio na juventude e lida abertamente com o delicado tema da violência sexual, a parte mais obscura do universo do sexo.
Skins
Dividida em sete temporadas, é uma série menos recente, mas muito amada por fãs ao redor do mundo. Foi uma das primeiras a abordar questões polêmicas envolvendo a vida adolescente, como o sexo, o abuso de drogas e transtornos psicológicos. Um dos diferenciais da série é a rotatividade do elenco: a cada duas temporadas, a relação de protagonistas muda, de forma que o sucesso se manteve ao longo de todos os 7 anos de existência e até hoje. Um drama adolescente que prende do início ao fim!
Elite
Outro drama da Netflix, já tem três temporadas lançadas até agora e conquistou os jovens brasileiros. A chegada de alunos da rede pública num colégio milionário e o assassinato de uma das alunas trazem à tona conflitos mais profundos ao enredo, mas o entorno tem tudo a ver com as descobertas da juventude. Ela conta com polêmicas tipicamente adolescentes, romance e debates sobre poliamor, homossexualidade e outros temas mais picantes que trazem essa série para a nossa lista. Ah, e é um ótimo treino para quem curte o espanhol, já que é produzida na Espanha!
Boca a Boca
Ok, essa também não tem o sexo como assunto principal, mas aborda bem a fase de experimentação da adolescência. Além de ser um ótimo exemplo de produção nacional voltada para o público jovem, ela mostra sem tabus alguns temas espinhosos que cercam a sexualidade. A série tem apenas uma temporada e é uma ótima pedida para quem quer maratonar tudo em um só dia: são só 6 episódios.
E um bônus!
Para quem continua interessado pelo tema, mas quer menos ficção e mais realidade, a dica é a série Amor e Sexo pelo Mundo. Na produção, a jornalista Christiane Amanpour entrevista pessoas em seis cidades para explorar como a cultura influencia nos relacionamentos. Tóquio tem revelações surpreendentes e Délhi traz uma realidade que só vimos em novelas por aqui no Brasil.
E aí? Já escolheu qual delas vai maratonar neste domingo? Independente de qual for, lembre-se: neste dia do sexo, proteja-se! Seja contra o coronavírus, contra as DSTs ou contra abusos e traumas. Todo cuidado é pouco.
7 séries jovens para assistir no dia do sexo publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário