O fisioterapeuta diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Ele pode ajudar na recuperação de acidentados e pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ou ainda trabalhar com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental. Aplicando terapias, esse profissional busca restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.
Se tem interesse por essa área ou já pensou em fazer o curso, temos nove filmes para você. Com sensibilidade, histórias de traumas, lutas e superações, as obras mostram os desafios da reabilitação. Vale a pena conferir.
Intocáveis (2011)
Philippe é um homem rico que fica tetraplégico após um grave acidente. Ele decide contratar Driss para ajudá-lo no dia a dia, mas o jovem não tem a mínima experiência em cuidar de pessoas em sua condição. Mas, apesar dos erros, discussões e desafios, eles começam a desenvolver uma grande amizade.
Disponível no Telecine Play.
Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)
Baseado em uma história real, o filme é sobre a vida de Bethany Hamilton. A jovem é apaixonada por surfe e desde cedo se destacou no esporte, recebendo uma série de prêmios. Um dia, ela é atacada por um tubarão e perde o braço esquerdo. Mas, com o apoio da família e de amigos, ela supera os desafios e não desiste de continuar na água.
Disponível no Google Play e no YouTube.
A Pé Ele Não Vai Longe (2018)
Embriagado, John Callahan bate o carro e fica tetraplégico. Depois do acidente, ele decide mudar sua vida, investir na carreira artística e se torna um cartunista extremamente famoso nos anos 70 por suas charges repletas de sarcasmo.
O Escafandro e a Borboleta (2007)
Editor da revista Elle francesa, Jean-Dominique Bauby sofre um derrame cerebral e perde o movimento do corpo. A única parte que ainda consegue controlar é o olho esquerdo. É assim que ele reaprende a se comunicar, formando frases e impedindo que a sua condição o limitasse.
Disponível no Google Play.
Ferrugem e Osso (2012)
Ferrugem e Osso é sobre uma treinadora de orcas que sofre um grave acidente e tem suas pernas amputadas do joelho para baixo. O filme mostra as dores, os desafios e a perseverança de Stéphanie durante toda a adaptação à nova vida.
Disponível no Globoplay, no Google Play e no YouTube.
Os Melhores Dias de Nossas Vidas (2004)
Rory é um jovem tetraplégico bem-humorado que sempre diz tudo o que pensa, sem ligar para as convenções sociais. Já Michael tem paralisia cerebral e é completamente o oposto do amigo. Os dois planejam uma forma de fugir da instituição onde estão internados para viverem como bem entenderem.
A Teoria de Tudo (2014)
O longa é baseado na biografia do cientista britânico Stephen Hawking. Considerada uma das mentes mais brilhantes do mundo, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos. A doença paralisou os músculos do seu corpo, mas não comprometeu suas funções cerebrais por décadas. Ele foi responsável por uma série de descobertas no ramo da astrofísica e ajudou a popularizar a ciência. O filme também apresenta seu romance com Jane Wide, com quem o cientista foi casado por quase 30 anos.
Disponível na Netflix, no Globoplay, no Google Play e no YouTube.
Mar Adentro (2004)
Mar Adentro conta a luta de homem para pôr fim à própria vida. Ramón Sampedro sofreu acidente quando jovem e passou 28 preso a uma cama. A decisão de entrar na justiça para ter o direito à eutanásia causa conflitos com a igreja, com a sociedade no geral e até com sua família.
Disponível no Looke.
Como Eu Era Antes de Você (2016)
Nesse romance, Will é um jovem rico, que vive viajando e praticando esportes radicais até ser atingido por uma moto e ficar tetraplégico. Por causa do acidente, ele fica depressivo e preocupa os pais, que decidem contratar alguém para cuidar dele. Nesse contexto, aparece Louisa, uma jovem enfrentando dificuldades financeiras que precisa do dinheiro para conseguir ajudar sua família. A relação entre os dois começa conturbada, com Will ríspido e a jovem tentando animá-lo, mas, com o tempo, eles começam a se envolver e aprender muito um com o outro.
Disponível na Netflix, no Telecine Play e no YouTube.
9 filmes para quem quer cursar Fisioterapia publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário