Em 20 de agosto é celebrado o Dia do Gaúcho. A data relembra e homenageia a Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, que aconteceu entre 1835 e 1845, na província que hoje equivale ao Rio Grande do Sul.
A revolta era republicana e lutava contra o Império, tanto durante o período regencial quanto nos primeiros anos depois de declarada a maioridade de Dom Pedro II. Com o tempo, a Farroupilha passou a ter conceitos separatistas.
Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre essa revolta por meio de conteúdos interessantes direto do nosso querido YouTube? Selecionamos quatro vídeos que vão ajudar!
Guerra dos Farrapos e as Revoltas Regenciais (Débora Aladim)
Para contar sobre esse episódio longo e importante da História do Brasil, Débora Aladim, famosa youtuber de educação, vai até o Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Além da Guerra dos Farrapos, no vídeo, ela explica sobre outras revoltas durante o Período Regencial.
Guerra dos Farrapos (Nerdologia)
Em um pouco menos de 10 minutos, e usando imagens para ilustrar, o vídeo contextualiza bem o período em que aconteceu a revolta no sul do país. Ele explica as questões políticas e econômicas da época.
Revolta dos Farrapos (Brasil Escola)
Uma ótima opção de conteúdo para alunos que curtem bastante o formato de videoaula. Para auxiliar na apresentação do tema, o professor usa slides com os tópicos importantes, que podem servir como resumo (#ficaadica!).
As mulheres na Guerra dos Farrapos (Historiografe)
Usando textos de pesquisadoras sobre o tema, o vídeo aborda a vida da mulher durante a revolta, um aspecto pouquíssimo explorado. Caso você se interesse por esse aspecto, na descrição do vídeo estão as leituras recomendadas para se aprofundar.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.
Entenda o que foi a Guerra dos Farrapos em 4 vídeos publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário