APRENDA VIOLÃO AQUI

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Sherlock Holmes existiu?

Como assim o Sherlock Holmes não existe? O Twitter teve uma manhã agitada nesta terça (29) com os usuários “descobrindo” que Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, em 1887.

Ao longo de 40 anos, Arthur Conan Doyle escreveu mais de 50 contos e 4 romances sobre o personagem, e suas aventuras já foram adaptadas para o cinema e para televisão tantas vezes que Sherlock Holmes é considerado o personagem fictício mais adaptado da história. Há, inclusive, várias teorias sobre a existência de um Sherlock Holmes na vida real. A mais comentada (inclusive citada por usuários no Twitter) é que o personagem foi baseado no cirurgião e professor de Conan Doyle na Universidade de Edimburgo, o Dr. Joseph Bell.

Um dos motivos pelo novo interesse no detetive mais famoso da cultura pop no Twitter é o filme sobre a sua irmã mais nova ‘Enola Holmes‘ da Netflix.  Na série, o personagem é vivido por Henry Cavill, ator também conhecido por interpretar o mais recente Superman no cinema

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

A “descoberta” do clássico personagem colocou Sherlock Holmes entre os assuntos mais comentados.

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

Mas como brasileiro não perde a piada e a oportunidade, a galera no Twitter aproveitou para debater quais dos cerca de 50 atores que deram vida ao detetive ao logo da história foram os melhores Sherlock Holmes nas telas e telonas. As interpretações mais conhecidas do público ficam por conta de Robert Downey Jr. na franquia do diretor Guy Ritchie (que ganhará um terceiro longa em 2021), pelo ator Basil Rathbone, que interpretou o personagem nos cinemas nada mais nada menos que 14 vezes, e ainda por Ian McKellen, que recentemente trouxe um Sherlock mais velho em Sr. Holmes (2015).Veja abaixo a lista dos mais recentes (afinal, o detetive já pintou em séries e filmes algumas dezenas de vezes)

Sherlock Holmes de Henry Cavill

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

O Holmes de Cavill é uma versão menos heroica e mais humanizada do personagem. As artimanhas de sua irmã chamam a atenção do detetive e ele precisa decidir como ser mais presente na vida de Enola.

++ 9 livros que inspiraram séries famosas 

++ Conto inédito de Sherlock Holmes é encontrado em sótão depois de 111 anos; texto está disponível online

 

Sherlock Holmes de Robert Downey Jr.

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

Mais do que semelhanças com o Sherlock Holmes de Conan Doyle, o Holmes de Robert Downey Jr. é uma versão bem humorada e pensada para os filmes de ação. A química entre Downey e Jude Law (Dr. Watson) rende bons momentos ao lado de um balde de pipoca.

Sherlock Holmes de Benedict Cumberbatch

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

Há muitas séries de TV sobre Sherlock. Uma das mais recentes é do canal britânico BBC e se tornou a porta de entrada da nova geração para as aventuras do detetive. O ator Benedict Cumberbatch interpretou Holmes e Martin Freeman fez o seu parceiro de investigação, o Dr. Watson. A produção, que se passa nos dias atuais, foi ao ar entre 2010 e 2017 e teve 4 temporadas. A adaptação mistura elementos clássicos dos livros com toques modernos e apresenta um Sherlock autoproclamado como um sociopata. Disponível na Netflix

Sherlock Holmes na cultura pop

<span class="hidden">–</span>Twitter/Reprodução

As histórias de Holmes se tornaram mundialmente conhecidas pelas técnicas nada convencionais de dedução e observação do detetive que, ao lado do seu fiel companheiro Dr. Watson, desmascara os criminosos das ruas de Londres. Na cultura pop percebemos a influência da literatura do Conan Doyle e o seu universo de investigação em diversas frentes: quadrinhos, livros, séries e filmes. Personagens como Batman, Dr. House e James Bond têm em comum o legado do detetive Holmes.

Editado por Alexandre de Melo*

Sherlock Holmes existiu? publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário