APRENDA VIOLÃO AQUI

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

MP pede interdição do Sambódromo do Rio na véspera do carnaval

Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com ação pedindo interdição do Sambódromo da Marquês de Sapucaí caso não seja apresentado laudo dos bombeiros referentes ao local

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou com ação pública junto à 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital nesta quinta-feira, 28, que pede a interdição do Sambódromo da Marquês de Sapucaí caso não sejam apresentados laudos dos bombeiros referentes ao local.

O pedido apresentado pelo MPRJ diz que os desfiles das escolas de samba cariocas poderá ser realizado apenas se o Corpo de Bombeiros realize vistoria na Sapucaí e emita laudo técnico que dê ao espaço um certificado de autorização especial, confirmando que há um atendimento mínimo de segurança necessária para o público, como aponta matéria do G1.

Segundo o Ministério Público, o Sambódromo já está interditado previamente pelo Corpo de Bombeiros para sediar eventos, a liberação do espaço para o carnaval de 2019 dependerá da autorização especial da corporação.

Além do alvará dos Bombeiros, o MPRJ solicita que o Judiciário condicione a liberação do evento à assinatura, em um prazo de 24 horas, de Termo de Responsabilidade pelos presidentes da Riotur e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), responsáveis pelo Carnaval na cidade do Rio de Janeiro, assegurando que o Sambódromo reúne condições de segurança suficientes para o evento de grande porte. Leia a matéria completa.

Veja também: Modelo desiste do carnaval em protesto ao uso de penas

MP pede interdição do Sambódromo do Rio na véspera do carnaval publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Estudante leva socos em ônibus por homofobia e não recebe ajuda

Estudante foi vítima de um ataque homofóbico em um ônibus quando ia para a empresa onde estagia

Luiz Crisóstomo, estudante de jornalismo, foi vítima de um ataque homofóbico em um ônibus na quarta-feira, 27, quando ia para a empresa onde estagia, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste da capital paulista.

Segundo relatou à Universa, o jovem conversava com uma amiga quando foi surpreendido por passageiro que lhe deu um soco na cabeça e outro no olho. Após desferir os golpes, o homem gritou ofensas como “os gays são responsáveis pela Aids” e que Luiz teria transmitido a doença para ele.

“Nunca vi aquele homem na minha vida. Mas, mesmo que tivesse visto, nada justifica essa agressão”, afirmou o estudante, que preferiu não registrar boletim de ocorrência.

Luiz disse que, após o acontecimento, não consegue andar na rua tranquilamente e que ficou espantado não só com a agressão, mas com o fato de o motorista ou outros presentes não tenham ajudado.

“O ônibus estava cheio e as pessoas não fizeram absolutamente, continuaram com seus fones de ouvido, agindo com a maior naturalidade. Um menino mais à frente tentou filmar, mas foi intimidado pelo homem que me deu os socos e guardou o aparelho. Ele foi o único que pareceu se espantar com aquilo”, lembra. Leia a matéria completa.

O Brasil é um país em que a cada 19 horas uma pessoa LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis) morre e que mais mata travestis e trans em todo o mundo. 

Veja também: Saiba o que fazer em caso de homofobia

Estudante leva socos em ônibus por homofobia e não recebe ajuda publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



5 lugares incríveis para conhecer em Portugal

Sabia que atualmente, o Brasil é o quinto maior emissor de turistas para Portugal, atrás apenas de Espanha, França, Reino Unido e Alemanha.

Portanto, o destino virou um verdadeiro frisson, e parece que os brasileiros não somente querem visitar, mas morar no país.

Confira abaixo cinco lugares incríveis para conhecer Portugal

1 – Douro

Vista do rio Douro na cidade do Porto

Aqui não é só o vinho que faz sucesso, embora o Alto Douro Vinhateiro seja a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. A sua paisagem, que lhe garantiu a classificação de Patrimônio Mundial, emoldurada por montanhas de xisto, com vistas deslumbrantes para o rio, para as vinhas e para as muitas aldeias da região, fazem deste um local de visita obrigatória.

Faça um percurso de carro margeando o Douro e descubra paisagens de tirar o fôlego.

2 – Beira Alta

Serra da Estrela

Não importa se está coberta por um manto branco de neve ou se é o verde que impera porque, a verdade é que esta é uma das regiões mais tradicionais do país, onde a gastronomia ainda é o que era e os habitantes vivem de forma genuína como se o tempo não tivesse passado por elas.

Situada quase no centro de Portugal, das montanhas destaca-se a Serra da Estrela, com paisagens a perder de vista, e cidades como Guarda e Viseu, esta última considerada a melhor cidade de Portugal em qualidade de vida.

➜Leia mais: Conhecendo a Serra da Estrela

3 – Estremadura

Óbidos, na região de Extremadura, em Portugal

A região da estremadura engloba mais de 30 concelhos dos distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal. Situada no litoral, é banhada pelo Oceano Atlântico, e tem um importante papel na economia do país, não só pelo que produz mas, também, pela sua importância turística. Tem monumentos únicos, museus, praias a perder de vista e uma gastronomia capaz de fazer crescer água na boca.

4 – Alentejo

O Alentejo é uma das regiões mais bonitas de Portugal

Planícies, sol, calor e praias. O Alentejo é isto e muito mais. É tradição, costumes e paisagens únicas. É gastronomia sem igual, sotaque vincado, terra de gente de convicções fortes e temperamento genuíno e muito vinho. E, claro, é uma região que merece ser visitada. Dica é fazer base de hospedagem na cidade de Évora e conhecer a região que tem muita história e castelos lindíssimos.

5 – Algarve

Algarve – Vista do Hotel Vila Vita Parc

Há lugares em que se ouve falar mais inglês e alemão do que português no território algarvio mas, não é por isso que o sul de Portugal é menos interessante. Pelo contrário,  usa o que tem de melhor a seu favor, mesmo que as tradições não sejam o seu forte.

As praias, essas, não têm competição à altura e a gastronomia, que vai ao mar buscar os seus sabores, faz sucesso dentro e fora do país.

Descubra esse hotel aqui:  Vila Vita Parc

Para ler a matéria completa acesse o site  Love and Travel. Siga no Instagram e curta no Facebook.

Por Thais Moura, autora do site Love and Travel

Veja também: Roteiro de dois dias em Miami para quem viaja em família

5 lugares incríveis para conhecer em Portugal publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Estadão: Bolsonaro mandou Moro desconvidar colunista da Folha

A jornalista Vera Magalhães, do Estadão, descobriu bastidores sobre o desconvite de Sérgio Moro a Ilana Szabó, especialista em violência e colunista da Folha.
Foi uma ordem direta, segundo ela, de Jair Bolsonaro.

Os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Carlos Alberto Santos Cruz (Secretaria Geral) chegaram a argumentar que a indicação deveria ser mantida, e que seria um desgaste para o titular da Justiça ter de recuar de uma escolha para um cargo sem nenhuma importância Mas Bolsonaro foi inflexível, não ouviu ninguém e exigiu que a indicação fosse revertida.
Ilona Szabó, colunista da Folha, é fundadora do Instituto Igarapé, cuja missão é estudar políticas de combate à criminalidade.
foi nomeada por Sérgio Moro para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Detalhe: o conselho é apenas consultivo.
Ilona tinha apenas o cargo de suplente.
Motivo das pressões: ela é crítica à flexibilização do acesso às armas.
“Expandir o acesso e a disponibilidade de armas de fogo no país mais homicida do mundo e relaxar ainda mais os fracos controles existentes equivale a jogar mais lenha na fogueira”, escreveu.

O primeiro disparo veio de um conhecido lobista pela flexibilização das armas: Benê Barbosa.

O MBL berrou.

Trecho de reportagem da Folha:

Deputado federal e uma das lideranças do MBL, Kim Kataguiri (DEM-SP) diz que, se Moro nomeou Ilona de forma consciente (e não por indicação de alguém), é “decepcionante”.

“Uma coisa é ele [Moro] ter assinado, outra coisa é ter assinado com consciência do que estava assinando. Se houve ‘dolo’, é decepcionante. Se foi mera negligência, é reprovável, mas perdoável”, afirmou Kim.

Tudo não passa de histeria não apenas porque ela é uma simples suplente de um conselho apenas consultivo.
Esse conselho não trata de armas, mas apenas de questões presidiárias.

Estadão: Bolsonaro mandou Moro desconvidar colunista da Folha publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Roteiro de dois dias em Miami para quem viaja em família

Dá para conhecer Miami em pouco tempo, e com família? Vai ser corrido, mas dá. Nesse post, o Juju na Trip montou um roteiro  de diois dias com as melhores atrações da cidade.

Dia 1: South Beach, Design District e compras

Ruas divertidas, restaurantes descolados, praia, museus interativos, Miami tem de tudo. E nosso roteiro começa por South Beach, a região mais famosa de Miami e não a toa. A arquitetura art deco dos prédios da orla, o clima praiano, e as ruas  encantam qualquer visitante. E mesmo sendo um espaço mais turístico, vale à pena conhecer e explorar. Nossa dica é alugar bicicleta (em um dos diferentes postos na orla) e percorrer as ruas com a magrela.

A Ocean Drive

Comece pela Ocean Drive, onde ficam os prédios em estilo art deco. Vá em direção sul, até o South Pointe Park, onde saem os navio cruzeiros. A extensa área verde é frequentada por locais que fazem piqueniques, caminham, e visitam o píer que dá vista para toda a praia de South Beach.

Retorne e continue o caminho até a Espanola Way, para almoçar. Parte dela é um calçadão com vários restaurantes, principalmente de culinária espanhola e italiana. Nossos favoritos foram o Numero 28 Ristorante, o Tapas Y Tintos, e o A La Folie.

Depois, na parte da tarde, vá passear pelo Design District, onde estão reunidas grifes de luxo e galerias com design e arquitetura upscale.

Wynwood: um dos nossos lugares preferidos em Miami

Termine o dia em Wynwood (chegue antes de escurecer e fique até de noite), o epicentro da street art em Miami, e nosso lugar preferido na cidade.

O principal lugar para se visitar por lá é a Wynwood Walls, uma espécie de galeria a céu aberto, com vários galpões e paineis  de grafite. Diversas paredes são pintadas por nomes importantes do movimento, incluindo os brasileiros Eduardo Kobra e Osgemeos. Mas as ruas também são charmosas, com bares e restaurantes descolados.

Para comer, indicamos o peruano GKB Wynwood, o Dom Black Miami, hamburgueria diferentona , e o Crazy Poke, que dá para montar diferentes tipos de saladas. Outra ótima pedida é fazer um  tour culinário, que inclui degustações em diversos restaurantes. Foi o que fizemos, e adoramos.

Roteiro Miami: a Espanhola Way

Dia 2 – Compras, museus e Brickell

Você pode começar seu dia com as  compras  na Lincoln Rd, um calçadão com diferentes marcas e boas ofertas. Você encontra redes como H&M, Zara, Victoria`s Secret e GAP. Quem gosta de eletrônicos pode aproveitar a Apple e lojas locais. A Collins Ave pode ser também uma opção de compras para quem gosta de itens de beleza, com Sephora e MAC.

Lincoln Road: rua de compras super transadinha em South Beach

Depois, siga até o Museum Park onde ficam os principais museus de Miami, o Pérez Art Museum Miami (PAMM) e o Frost Science Museum. O primeiro é uma galeria de arte contemporânea, com exposições de artistas de todo o mundo, principalmente africanos e norte americanos. O segundo é voltado para ciência e educação, e todo o espaço é interativo, deixando as crianças apaixonadas (acho que  é um museu para crianças. Jovens curtirão mais o PAMM). Os ingressos podem ser comprados diretamente pelo site.

O dia termina no Brickell, uma área mais moderna e com arranha-céus em Miami. Sugiro bater perna por lá, e ir ao cair da tarde para Bayside Market, um shopping a céu aberto de frente para baia. Os restaurantes por lá são clássicos americanos, incluindo o Bubba Gump, e o clima é gostoso para descansar de toda a caminhada da viagem.

Brickell, bairro emergente em Miami

Outra dica no para jantar no Brickell é o Dolores but you can call me Lolita, super bem transado e com comida maravilhosa.

O Frost Museum

Onde ficar em Miami

Quem vai ficar poucos dias em Miami deve apostar em South Beach para se hospedar. Além de ser um região bonita, tem bons restaurantes, ruas para compras, diferentes atividades e ainda fica na praia.

Uma boa opção é o  The Betsy Hotel, de frente para Ocean Drive e muito bom para famílias. Ele tem acomodações com dois quarto e sala de estar, recebendo até quatro pessoas confortavelmente.

Se quiser mais dicas de hotel, veja esse post  do Juju na Trip com os 10 melhores hotéis em Miami.

Onde ficar em Miami: adoro o Betsy

Ah, e mais algumas dicas importantes para organizar sua viagem:

É preciso  visto para entrar nos Estados Unidos, e passaporte válido por no mínimo seis meses

Não é obrigatório seguro viagem no país, mas não há atendimento hospitalar público, então vale à pena se precaver, porque qualquer consulta é uma fortuna. Nós usamos o da GTA Assist. Para ter internet, o melhor chip, na nossa opinião, é o da Easysim4u

Acompanhe o Juju na Trip pelo Instagram de viagem, blog e pelo Youtube. E vá aqui para mais dicas sobre a Flórida e Miami.

Veja também: Amsterdã com crianças: confira 5 atividade divertidas

Roteiro de dois dias em Miami para quem viaja em família publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



José de Abreu faz hashtag sobre Bolsonaro bombar na internet

Após se autoproclamar presidente do Brasil,  ator lançou #PresidenteLaranjaNuncaMais

Após se autoproclamar presidente do Brasil pelas redes sociais na segunda-feira, 25, – fazendo uma referência e provocação ao presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó – José de Abreu tem bombado nas redes sociais. Nesta quinta-feira, 28, ele voltou a viralizar no Twitter.

O ator lançou a #PresidenteLaranjaNuncaMais, que ficou entre os assuntos mais comentados da rede ao longo do dia. A hashtag faz referência ao caso de Fabrício Queiroz- ex-assessor de Flávio Bolsonaro suspeito de atuar como laranja, repassando dinheiro para a família do presidente – e as denúncias de candidaturas laranja no PSL, partido de Jair Bolsonaro.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Os internautas aderiram à hashtag e a fizeram bombar:

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

Teve também quem retrucasse:

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

Veja também: Ator da Globo se autodeclara Presidente do Brasil

José de Abreu faz hashtag sobre Bolsonaro bombar na internet publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Coleta de lixo da praia garante aulas grátis de stand up paddle

Quem vai à praia, muitas vezes, gosta de pegar uma onda. Mas do mar, e não de um oceano de sujeira. Então, nada melhor que uma orla limpinha para satisfazer aos banhistas. Eles podem inclusive colaborar com essa limpeza, ajudando na coleta de lixo da praia. E sendo recompensados por isso.

A coleta de lixo da praia serve de pagamento para aulas de stand up paddle

É na cidade de Santos, no litoral sul paulista, que o artista plástico Daniel Frank Tomaz dá uma bela força para quem se propõe a fazer uma faxina nas areias da região.

Tomaz também é praticante de stand up paddle, esporte conhecido pela sigla SUP. A modalidade consiste na remada em pé em cima da prancha de surfe.

Pois o artista oferece aulas grátis dessa prática para quem leva um copo de resíduos recolhidos na praia até sua barraca. Ela fica no bairro do Boqueirão, em frente ao número 36 da avenida Vicente de Carvalho.

A inciativa, batizada de Surf Limpeza, acontece há cerca de dois anos, aos sábados e domingos, das 11h às 17h.

Daniel Tomaz aluga pranchas para o exercício do stand up paddle para financiar seu projeto.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Arte feita a partir da coleta de lixo da praia

E, como dissemos, ele é artista plástico. E adivinha com que material produz esculturas que retratam características da cidade de Santos?

Isso mesmo. Com os próprios resíduos obtidos com a coleta de lixo da praia. Assim, além da limpeza, Tomaz promove a reciclagem. Que tal, então, você também surfar nessa onda?

Leia também: Combustível de plástico reciclado é saída para despoluir oceanos

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Coleta de lixo da praia garante aulas grátis de stand up paddle publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Humilhação: Sérgio Moro obrigado a desconvidar colunista da Folha

Sérgio Moro não resistiu a 24 horas de pressões de aliados de Jair Bolsonaro.
E se viu obrigado a desconvidar uma renomada especialista em combate à violência: a colunista da Folha, Ilona Szabó.
Ela é fundadora do Instituto Igarapé, cuja missão é estudar políticas de combate à criminalidade.
foi nomeada por Sérgio Moro para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Detalhe: o conselho é apenas consultivo.
Ilona tinha apenas o cargo de suplente.
Motivo das pressões: ela é crítica à flexibilização do acesso às armas.
“Expandir o acesso e a disponibilidade de armas de fogo no país mais homicida do mundo e relaxar ainda mais os fracos controles existentes equivale a jogar mais lenha na fogueira”, escreveu.

O primeiro disparo veio de um conhecido lobista pela flexibilização das armas: Benê Barbosa.

O MBL berrou.

Trecho de reportagem da Folha:

Deputado federal e uma das lideranças do MBL, Kim Kataguiri (DEM-SP) diz que, se Moro nomeou Ilona de forma consciente (e não por indicação de alguém), é “decepcionante”.

“Uma coisa é ele [Moro] ter assinado, outra coisa é ter assinado com consciência do que estava assinando. Se houve ‘dolo’, é decepcionante. Se foi mera negligência, é reprovável, mas perdoável”, afirmou Kim.

Tudo não passa de histeria não apenas porque ela é uma simples suplente de um conselho apenas consultivo.
Esse conselho não trata de armas, mas apenas de questões presidiárias.

Humilhação: Sérgio Moro obrigado a desconvidar colunista da Folha publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Túlio Gadelha, namorado de Fátima Bernardes, desafia Bolsonaro

O deputado Túlio Gadelha subiu à tribuna para criticar a mensagem do ministro da Educação, Ricardo Vélez, de exigir que os alunos cantem o hino nacional.
“Presepada”, atacou.
Em tom de deboche, desafiou o presidente Jair Bolsonaro a “cantar o hino nacional corretamente”.

Um desafio provocativo especialmente a um militar.

Depois do desafio, Túlio falou sério, ao comentar a ideia ( agora abandonada) de filmar os alunos.

“Se é para filmar, então, filme as instalações precárias que há nas escolas hoje no Brasil, que filme a quadra mal mantida ou inexistente na grande parte das escolas do País, que filme a defasada e insuficiente grade curricular dos nossos alunos, que filme também as nossas salas de aula sem professor…”

“E o Estado nem dá condições para que eles possam diariamente frequentar a escola. Aproveite e filme também o contracheque desses professores, filme a merenda, filme as agressões diárias que sofrem todos os profissionais de educação no Brasil”

Túlio Gadelha, namorado de Fátima Bernardes, desafia Bolsonaro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Manual para se defender caso não queiram registrar sua denúncia

Em 2018, 536 mulheres por hora foram vítimas de agressão física no Brasil, de acordo com o estudo “Visível e Invisível — A vitimização de mulheres no Brasil — 2ª Edição”, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Datafolha.

Ainda de acordo com a pesquisa, 16 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência e 59% da população afirmaram ter visto uma mulher ser agredida física ou verbalmente no ano passado. Já entre as que têm entre 16 a 24 anos, 66% sofreram algum tipo de assédio nos últimos 12 meses.

Os dados do estudo mostram que a mulher brasileira vive sob risco constante de violência. No entanto, ainda hoje, esses casos são subnotificados, principalmente pelo fato de a vítima ter medo de denunciar e pelas violações frequentes no momento do registro do crime.

 

A pedido da Catraca Livre, as promotoras de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Valéria Scarance e Fabiola Sucasas, especialistas em violência contra a mulher, responderam algumas dúvidas sobre violações que podem ocorrer no momento da denúncia de um caso de assédio sexual ou estupro. Veja abaixo:

“Recusaram me atender após ser vítima de agressão por um desconhecido”

Agressão é crime e a mulher pode registrar B.O. mesmo que o autor seja desconhecido. Então, fica a dica: recolha as provas que tiver, vá à delegacia acompanhada e, caso não seja atendida, exija seu direito! A vítima também pode registrar a agressão pela Central 180: é rápido e por telefone.

“Não tive um lugar seguro para dar meu depoimento”

A falta de estrutura das delegacias não justifica exposição pública. Se você ficar com medo, vergonha ou tiver que relatar fatos íntimos, pode solicitar à autoridade um lugar reservado para depor. Não se cale!

“Fui questionada sobre a roupa que estava usando”

A culpa da agressão é do homem e não sua, por usar uma determinada roupa! Nunca responda a perguntas invasivas. Negue-se a responder e diga que seu depoimento deve ser respeitado.

“O delegado perguntou se eu estava bêbada”

Questionar se você estava “bêbada” não é uma abordagem correta. A pergunta “você tinha consumido álcool?” é permitida se o delegado estava apurando abuso sexual. Isso porque, se a vítima estava inconsciente porque ingeriu bebida pode ter ocorrido estupro de vulnerável por impossibilidade de resistência. Salvo essa hipótese, não tem sentido questionar a mulher a respeito de bebida alcoólica. Ou seja, esta informação só deve ser relevante se for para a sua proteção.

“‘Você tem certeza que foi vítima de abuso sexual?’, questionou o profissional”

Esta pergunta é ofensiva. Neste caso, você deve responder: “O senhor pode por favor consignar no termo”, ou “escrever no papel, que a pergunta feita e que eu me recusei a responder é desrespeitosa e ofensiva?”. A autoridade pode ser representada.

“Me fizeram desistir de prestar o boletim de ocorrência”

Em meio ao Carnaval, a vítima que sofrer assédio pode sentir muita dúvida sobre o que fazer, muitas vezes tomada pelo medo, pelo desejo de esquecer aquele fato, pela vergonha de ser julgada ou mesmo por não acreditar que algo vá realmente acontecer contra o agressor.

Desde argumentos que sugerem a responsabilidade do fato ou a sua minimização no comportamento da própria vítima (a roupa que usava, o lugar e horário onde se encontrava, se bebeu, etc), à própria banalização da violência (“era Carnaval, o que queria?”) e o descrédito do sistema de Justiça (“não vai dar em nada”), são muitas vezes usados para convencer a vítima a não acionar a polícia ou a desistir do prosseguimento das investigações.

Todo atendimento às mulheres em situação de violência deve se pautar por algumas premissas, como fornecer orientação precisa e não querer solucionar os problemas pela vítima. Você é quem decide o que deseja fazer, mas saiba que a sua voz tem poder e você pode e deve denunciar.

“Falaram que eu não poderia fazer a denúncia porque não tinha provas”

A investigação e a produção da prova são responsabilidades da autoridade policial e do Ministério Público nas ações penais públicas. A palavra da vítima, em crimes praticados às ocultas, na ausência de testemunhas, é considerada suficiente à deflagração de uma ação criminal, portanto a exigência de provas robustas não é recomendável por ocasião de um simples registro de ocorrência. Recomenda-se insistir no registro da denúncia e, em caso de dúvida, acione o Ministério Público.

“O exame de corpo delito foi feito na frente de policiais, e não apenas do médico legista”

Não aceite qualquer tipo de exposição em que você se sinta desconfortável ou que viole sua intimidade. O exame de corpo de delito se presta a comprovar os vestígios materiais deixados pela infração e, quando for necessário, a autoridade policial requisita esse exame ao IML e entrega à vítima uma requisição; o exame será realizado no próprio IML e não em delegacias ou repartições policiais. Quanto antes for feito o exame, melhor, pois os vestígios tendem a desaparecer com o tempo. É possível que o exame seja suprido por outros meios de prova, como fotografias, porém, neste caso, a vítima deve autorizar. Em caso de dúvidas, procure o Ministério Público.

“O policial foi racista comigo”

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o racismo é crime inafiançável e imprescritível (art. 5º, XLII, CF).

Um policial que é racista em serviço viola direitos fundamentais que o Estado brasileiro se comprometeu a proteger, praticando infração penal de reconhecida gravidade. Caso o policial tenha esta postura, sugere-se anotar sua identificação – ou a coleta do maior número de detalhes para possibilitar a identificação -, o registro de um boletim de ocorrência para a apuração criminal, além de uma denúncia ao Ministério Público, que exerce controle externo sobre a atividade policial. Passível também a aplicação da Lei Estadual n. 14.187/10, que impõe sanção administrativa a todo ato discriminatório por motivo de raça ou cor praticado por qualquer pessoa, jurídica ou física, inclusive a que exerça função pública.

“Sou trans e se recusaram a usar meu nome social”

Não aceite, você pode exigir esse direito. O Supremo Tribunal Federal já reconheceu ser possível a alteração de prenome e gênero no assento de registro civil pela via administrativa, independentemente da realização de procedimento cirúrgico de redesignação sexual.

O nome social tem sido utilizado como instrumento para assegurar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas trans a serem reconhecidas de acordo com a sua identidade de gênero, protegendo-as contra discriminações e não exposição a tratamento desumano e degradante, uso que decorre do princípio da dignidade da pessoa humana.

A recusa ao uso do nome social, além das indenizações de caráter cível, pode ensejar a aplicação de multa, punição administrativa nos termos da Lei Estadual n. 10.948/01 que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênero.

  • Em todos esses casos, a vítima pode fazer uma reclamação pela Central 180, Ouvidoria, Corregedoria ou comparecer ao Ministério Público com o nome da autoridade e da delegacia de polícia.

Todos os conteúdos da campanha #CarnavalSemAssédio são apoiados oficialmente pela 99.

Veja também: Veja como agir caso você seja vítima de assédio ou estupro

Manual para se defender caso não queiram registrar sua denúncia publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Marina Ruy Barbosa sofre crise nervosa durante gravação de novela

Após tensão envolvendo o elenco de “O Sétimo Guardião”, Marina Ruy Barbosa teve uma crise nervosa durante as gravações da novela

Após dias de tensão envolvendo o elenco de “O Sétimo Guardião”, Marina Ruy Barbosa teve uma crise nervosa na tarde desta quinta-feira, 28, durante as gravações da novela.

Segundo a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a atriz teve uma crise de choro em seu camarim e diretores da Rede Globo foram ao encontro dela para contornar a situação.

Os boatos envolvendo o nome de José Loreto desde sua separação de Débora Nascimento, anunciado em 15 de fevereiro, estariam atrapalhando as gravações do folhetim.

Após ter seu nome envolvido no caso como pivô da separação, Marina Ruy Barbosa, negou qualquer envolvimento com o ator, recebendo apoio de sua família e colegas de trabalho.

Em meio à polêmica, Marina – que grava constantemente com Loreto, já que ele interpreta o atual par romântico de sua personagem, Luz – teria chamado o ator para uma conversa na semana passada e acabou se exaltando “Ela gritou, o chamou de covarde por não tê-la defendido das acusações e ainda o culpou por estar colocando risco a sua imagem profissional na televisão e no mercado publicitário. Ela também o lembrou do seu casamento”, revelou a fonte do UOL.

Veja também: Por que todo mundo ataca Marina Ruy Barbosa e Loreto sai ileso?

Marina Ruy Barbosa sofre crise nervosa durante gravação de novela publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Época acusa Carlos, filho de Bolsonaro, de esconder R$ 130 mil

Em 2008, o vereador Carlos Bolsonaro informou em sua declaração de bens que todo o seu patrimônio – carro e mais um apartamento – valiam R$ 260 mil.
Mas faltava um dado nessa declaração, descoberto pela revista Época.
Faltariam R$ 130 mil reais em ações.
Foi quanto ele investiu em ações numa corretora chamada Intra.
A prova de que existia esse investimento está na Justiça.
Foi um péssimo investimento,
Carlos perdeu. E ainda ficou devendo R$ 15 mil
Resultado: entrou na Justiça contra a corretora.
Segundo a revista, ele “alegou não ter conhecimento sobre o que era feito com o seu dinheiro e que pagara o valor devido diretamente em espécie, entregue diretamente às mãos do gerente da corretora.”.

Época acusa Carlos, filho de Bolsonaro, de esconder R$ 130 mil publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Filho de Fernando Rocha desabafa após demissão do pai da TV Globo

Dicas básicas para sobreviver ao Carnaval do Rio de Janeiro

Passar um Carnaval no Rio de Janeiro pode mudar sua vida. Se achar e se perder nas vielas e becos do Centro Velho carioca atrás de alguns músicos é uma experiência única.

Se você já reservou seu hostel, já separou sua fantasia e abasteceu o estoque de glitter, chegou a hora de parar para ver algumas dicas de como aproveitar da melhor forma, sem cair em roubadas e só levar boas histórias e belas fotos de recordação.

Passar um Carnaval no Rio de Janeiro pode mudar sua vida

As dicas aqui são de quem de quem já tem uma boa quilometragem rodada nos bloquinhos cariocas e sabe que é nos detalhes que mora o segredo de curtir o melhor da festa.

Se você ainda não reservou seu hostel, corre para procurar o que ainda tem uma cama sobrando, pois a cidade fica lotada nessa época. Se precisar de dicas de como escolher o hostel que mais se encaixa no seu estilo, e no seu bolso, dá uma olhada nesse passo a passo que preparamos.

Acorde cedo…

https://giphy.com/embed/jG5uIKBfJyouY

via GIPHY

… ou não durma, se você for desses! O importante é lembrar que o melhor do Carnaval de rua no Rio de Janeiro é durante o dia, e bem cedo. Alguns blocos se concentram às 5h da manhã, outros às 7h. Você pode pensar que não vale a pena perder uma “noitada” no carnaval, mas basta pegar o primeiro bloco no sábado pela manhã para entender do que estamos falando.

Sem vergonha, vista sua fantasia e entre na brincadeira

https://giphy.com/embed/6ZElMW1n5LOJq

via GIPHY

Aqui vale de um tudo, a criatividade é sua maior arma. Não precisa ser muito elaborada, nem custar os olhos da cara. Improvise, faça um brainstorm com sua turma, quem sabe não pinta uma ideia de fantasia coletiva. Uma fantasia criativa e divertida é sempre um ótimo “puxador” de papo. Daí para conhecer um grupo de amigos que se junta ao seu e ver a galera aumentando é rapidinho.

Vá de metrô, ele vai funcionar 24 horas todos os dias

https://giphy.com/embed/5SHdF5oIUS4cU

via GIPHY

O Metrô Rio será um dos seus melhores parceiros nesse carnaval. Serão cinco dias de metrô funcionando 24 horas por dia sem parar. A principal dica é comprar uma das opções de bilhetes pré-pago, pois assim você não pegará filas e poderá entrar por acessos que não estarão vendendo bilhetes. O metrô carioca – infelizmente – é bem pequeno e fácil de se achar. Mas se você quiser, rola baixar o app “Metrô Fácil” (Android e iOS). E relaxe que você não será o único fantasiado no metrô!

Planeje-se…

https://giphy.com/embed/ADQGsKqqoBxkc

via GIPHY

Com mais de 500 blocos oficiais no calendário – fora os não oficiais, que são os melhores na nossa opinião -, são várias as possibilidades de você entrar em alguma roubada. O mais importante é saber em qual bloco você vai começar seu dia (bem cedo, só pra reforçar). Além disso, anote em algum lugar o nome dos outros blocos que te interessaram durante o dia.

… Mas nem tanto

https://giphy.com/embed/3oz8xyBP22S5b6gmsw

via GIPHY

Você já vai ter lido nossas sugestões e anotado o que te interessou, certo? Mas isso não quer dizer que seu carnaval vai se resumir a isso. Um pouco da magia do “brincar o carnaval” está em abraçar mudanças de rotas, de percurso, de planos. Alguns blocos mais “secretos” não comunicam quando, de onde e que horas vai sair o cortejo. A divulgação rola durante os outros blocos, no boa a boca mesmo. Então, nada de timidez. Se deu vontade de ir em algo que acabou de ouvir falar, vai dar uma olhada. Essas costumam ser as melhores descobertas.

Não subestime o calor carioca

https://giphy.com/embed/26BREnyYXsPOxlUKk

via GIPHY

Tomar água será uma atitude sábia, lembre-se disso. No meio da muvuca, dançando, acabamos esquecendo que nosso corpo está desidratando numa velocidade assustadora. Ainda mais para quem gosta de uma boa cervejinha gelada, o álcool acelera mais esse processo. Água, muita água. Combinado?

O sol queima mesmo, sem dó nem piedade

https://giphy.com/embed/zMQiVaAK3GUsU

via GIPHY

“Ah, mas eu estou acostumado com sol, não uso protetor nem na praia”. Tudo bem, cada um sabe de si, mas não custa dar aquela caprichada no creme para se proteger. Durante os blocos acabamos esquecendo o quanto de tempo estamos expostos ao sol, nessa época do ano ele se põe por volta das 19h, isso quer dizer várias horas torrando. Um chapéu também é sempre uma boa pedida, assim como aproveitar as sombras das árvores para evitar a exposição direta.

Prepare-se para andar muito

https://giphy.com/embed/TlK63Ez9pPcIsU6NwUo

via GIPHY

Na hora de escolher a fantasia uma coisa importante são os sapatos. Não necessariamente para saber se combinam com o resto do look, mas eles vão ser decisivos no estado dos seus pés depois de um dia inteiro de festa. Meninas, esqueçam o salto alto ou aquele “sapatinho lindo”, mas que “machuca um pouco”. No carnaval ele vai machucar muito, não tenha dúvida disso. Rapazes, o bom e velho tênis resolve o problema, quanto mais confortável melhor. Ninguém quer perder um dia de festas com os pés cheio de bolhas, né?

Não dê mole, fique sempre atento às suas coisas

https://giphy.com/embed/yIxNOXEMpqkqA

via GIPHY

Em qualquer cidade grande, toda festa que concentra milhares de pessoas também atrai a atenção de quem está afim de umas carteiras e celulares de quem der mole. Claro que não é para ninguém ficar desesperado, em pânico. Basta se precaver e guardar muito bem suas coisas que não terá problemas. Uma doleira, daquelas que vai por baixo da roupa, pode ser uma boa. Quem não tiver uma, os camelôs aqui vendem entre R$ 5 e R$ 10. Quem preferir pode aproveitar que as pochetes estão de volta e aderir à moda.

Já ouviu falar em limites…?

https://giphy.com/embed/26xBwu0ZZVWbG7gA0

via GIPHY

Apesar do brasileiro não dar muita bola pra essa coisa de limites, no carnaval é sempre bom se atentar aos seus, pelo menos. Ouça o seu corpo e o alimente quando ele pedir, descanse quando sentir que as energias estão acabando e, se acha que chegou a hora de ir embora, não tenha peso na consciência de perder alguma coisa, você vai aproveitar muito mais se for pra casa, tomar uma ducha e dormir algumas horas e voltar renovado. Não seja o zumbi dos bloco!

Dica bônus – Fuja dos blocos mais famosos

https://giphy.com/embed/12GUPx3g0PPfYA

via GIPHY

Temos que ser realistas: os blocos mais famosos, aqueles que arrastam milhões –-sim, milhões– de pessoas são também gigantes no volume de perrengue que você vai passar. Chegar é complicado, se movimentar é difícil, evitar confusões de gente que não sabe se divertir é uma missão, esvaziar o tanque depois de umas cervejas é uma odisseia, você quase não vai conseguir ouvir a música do distante trio-elétrico e é nesses blocos onde os batedores de carteira e celular fazem a festa.

DICA DE OURO é procurar os blocos não-oficiais, aqueles mais secretos, que saem meio que escondidos mesmo. O jeito é procurar algum amigo carioca ou se enturmar com uma galera que sabe curtir o carnaval que você escapará dos perrengues desnecessários.

Por Diego Bonel, do site Brasil Hostel News

Veja também: Entenda porque ficar em hostel é mais barato e evite frustrações

Dicas básicas para sobreviver ao Carnaval do Rio de Janeiro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Dimenstein: Jair Bolsonaro quer envolver PCC numa farsa da facada

https://etchasketch.me/videos/a-fraude-da-facada-no-presidente/embed/?autoplay=1

Para o desgosto de Jair Bolsonaro, até agora a Polícia Federal não encontrou nenhum mandante por trás da facada de Adélio Bispo.
Seu projeto de marketing – ou apenas paranoia – era mostrar um complô das esquerdas.
Não deu.
Na falta de um PSOL ou PT, ele disse hoje, em conversa com jornalistas, que haveria algum tipo de envolvimento do PCC.
Afirma que áudios indicariam o interesse do PCC em sua morte.
Mas não detalha esses áudios.
Nem como o PCC teria agido.
Falar que alguém tem interesse em sua morte é vago.
Seu filho Carlos, por exemplo, chegou a escrever que aliados próximos teriam interesse na morte de seu pai.
Era um recado ao vice Hamilton Mourão.
O mais provável é que Bolsonaro esteja interessando em disseminar uma farsa sobre seu atentado, usando o PCC.
O problema é que ninguém da Polícia Federal, apesar de todas as investigações, encontro qualquer sinal de complô.

A Revista Época entrevistou 22 pessoas próximas à investigação realizada pela Polícia Federal.
Certamente Bolsonaro não vai gostar: desmonta todos as suas afirmações de que ele seria vítima de um complô para matá-lo.

Capa da revista Época

Resultado da reportagem: o que se pode dizer, com certeza: ainda não se descobriu nada de relevante sobre se existiria alguém associado a Adélio.
Não se descobriu um único sinal de concreto de que ele não teria agido sozinho.
A grande suspeita: ele seria um doente mental com surtos paranoicos.
Mas quem, afinal, teria bancado os caros advogados?
A revista mostra que sobrou à PF uma esperança para responder essa pergunta: um celular capaz, quem sabe, de ligar o atentado ao PCC.

Trecho da reportagem:

Dimenstein: Jair Bolsonaro quer envolver PCC numa farsa da facada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Enem 2019 já tem data marcada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta (27), o calendário do Enem 2019. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. As inscrições estarão abertas do dia 6 a 17 de maio.

Obedecendo à legislação, estudantes de baixa renda poderão pedir isenção da taxa de inscrição no exame. Os requisitos são ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral, além de comprovar renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. O prazo para o pedido de isenção é do dia 1 a 10 de abril.

Nesse mesmo período, quem solicitou isenção na edição passada do Enem e não compareceu à prova deverá se justificar ao Inep.

Hoje, o Enem é a maior porta de ingresso em universidades públicas e garante também, por meio do Prouni e do Fies, a chance de estudar em faculdades particulares com bolsa ou com financiamento do curso. Este ano, foram ofertadas 235.476 vagas pelo Sisu e 243.888 bolsas pelo Prouni.

Enem 2019 já tem data marcada publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Bolsonaro recua e acena aposentadoria das mulheres aos 60 anos

https://etchasketch.me/videos/os-bolsonaros-mudaram-de-opiniao/embed/?autoplay=1

Jair Bolsonaro não está aguentando a pressão da opinião pública nos debates sobre a reforma previdência.
E, rapidamente, desfaz os projetos de suas equipe econômica.

Disse estar disposto a baixar a idade mínima para aposentadoria das mulheres de 62 para 60 anos.

“Eu acho que dá para cortar um pouco de gordura e chegar a um bom termo, o que não pode é continuar como está [o déficit na Previdência]”, disse.

É uma questão polêmica.

https://etchasketch.me/videos/mulheres-na-previdencia/embed/?autoplay=1

Um debate agita as mulheres – em especial as feministas.

O projeto de reforma do governo prevê a aposentadoria das mulheres ( 62) antes dos homens ( 65).

Um dos maiores especialistas em previdência no Brasil, o economista Fábio Giambiagi discorda, considerando essa diferença injusta.
É uma crítica apoiada por alguns grupos de feministas.

Trecho da entrevista:

Pensando em pontos específicos, onde daria para apertar mais? 

Definitivamente, na regra de gênero. É simplesmente absurdo que uma pessoa tenha uma exigência de contribuição menor apenas por ser mulher. Aceito que o problema da dupla jornada de trabalho é uma questão não resolvida no mundo inteiro, mas nesse caso a diferenciação deveria ser condicionada à existência de filhos.

Dá para estimar a perda de economia com essa diferença?

Não tenho essa conta. O governo certamente tem. Mas, independentemente do número, não me conformo com a falta de lógica.

A lógica nesse caso não pode ser política?

Entendo que políticos reajam a resistências políticas. Mas três anos a menos para mulheres como regra definitiva, para quem entrar no mercado de trabalho, me parecem uma aberração. A pressão vem de onde? As garotas não estão nem aí para isso. Elas querem igualdade. A demanda política por condições diferentes é zero.

Catraca Livre detalhou esse debate:

No geral, as mulheres ganham 30% menos do que os homens para exercer a mesma função, estão mais sujeitas à informalidade e ao desemprego, além de cumprirem jornada dupla de trabalho por ainda hoje assumirem boa parte das tarefas domésticas.

Logo, existe consenso de elas se aposentarem antes, certo? Não. A questão tem diversas interpretações provocando debate entre mulheres de diversos ramos. O governo Bolsonaro (PSL) recém divulgou sua proposta de Reforma da Previdência. Nela, homens terão idade mínima de 65 anos para se aposentar, e mulheres, 62.

Há quem defenda que a igualdade para se aposentar é bem-vinda, porque a mulher vive, em média, sete anos mais que os homens, e também para não reforçar o papel historicamente tido como feminino.

Para a socióloga Clara Araújo, da UFRJ, “dedicar mais tempo ao trabalho doméstico e interromper a carreira para atender à família prejudicam efetivamente a aposentadoria”, afirmou em entrevista ao jornal “O Globo”.

Para chegar à igualdade, no entanto, defendem que é necessário um tempo de transição.

Bila Sorj, socióloga e professora da UFRJ, defende a equidade de aposentadoria por ser a favor da igualdade de gênero, mas acredita também que essa transição seja feita ao longo de dez anos.

“Sou a favor da igualdade de gênero, portanto tem que ser consistente com modelo de previdência que proponha a igualdade na idade de aposentadoria. É importante a equalização da mulheres e homens. Como a mulher trabalha mais horas, o ideal é que fosse implantada ao longo de dez anos, para dar tempo que as políticas públicas para atenuar o trabalho reprodutivo fossem implantadas também, como aumentar a licença-paternidade para ter divisão melhor do trabalho doméstico e mais creches”, afirmou também ao jornal “O Globo”.

Mulher no mercado de trabalho recebe, em média, 30% a menos que os homens para exercer a mesma função

A diferença entre homens e mulheres ao longo dos anos caiu pouco, na visão de Sônia Fleury, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV.

A especialista afirma que as mulheres estão no mercado de trabalho e vivendo mais, mas elas saem do emprego com mais frequência para cuidar de algum familiar doente ou dos próprios filhos.

“Não há políticas públicas como em outros países. Na Alemanha, por exemplo, se é preciso ficar em casa para cuidar de um parente, os profissionais não se desligam do trabalho, nem da Previdência. A Áustria tem um ano de licença-maternidade, e o companheiro também pode tirar um período para cuidar do filho. São políticas para os homens também assumirem os afazeres”, explicou Fleury ao portal “UOL”.

Para ela, antes de falar em igualdade na aposentadoria, devem ser discutidas ações que favoreçam a mulher a estar no mercado de trabalho, voltar a exercer uma atividade e ter salário igual ao dos homens. Deve ser pensado antes em quais políticas públicas serão oferecidas para gerar condições igualitárias.

Bolsonaro recua e acena aposentadoria das mulheres aos 60 anos publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Vídeos da família Bolsonaro viram piada e explodem nas redes

https://etchasketch.me/videos/os-bolsonaros-mudaram-de-opiniao/embed/?autoplay=1

Alguns vídeos estão ajudando a atacar a reforma da previdência proposta por Jair Bolsonaro.

Os responsáveis são os próprios Bolsonaros.

Estão recuperando os ataques que eles fizeram, no passado, a mudanças propostas para economizar dinheiro com as aposentadorias.

Para atacar a reforma da previdência, estão usando vídeos da família Bolsonaro contra a família Bolsonaro.
São disseminadas nas redes sociais ataques de Jair e Eduardo Bolsonaro contra a reforma.
Isso não mostra que a reforma não deve ser feito.
Mostra que os Bolsonaros foram irresponsáveis, fazendo discursos demagógicos.
Insisto: se o Brasil não tiver a reforma, as contas públicas vão entrar em colapso.
Perdem todos: especialmente os mais pobres.
Perde também o próximo governo que vier depois de Jair Bolsonaro.

Vídeo onde Eduardo se diz contra a reforma da previdência viralizou

Um vídeo gravado por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) durante seu mandato como deputado federal de 2014 a 2018, voltou à tona e viralizou na internet. O motivo? O parlamentar, que foi reeleito nas últimas eleições, se dizia contra a reforma da previdência.

Logo após a divulgação das idades mínimas propostas pelo atual governo para a aposentadoria – 65 para homens e 62 para mulheres-,  um vídeo onde Jair Bolsonaro – quando era deputado federal pelo Rio de Janeiro e oposição- dizia que propor aposentadoria aos 65 anos era uma “falta de humanidade”  também foi compartilhado nas redes sociais. Confira o vídeo aqui.

O que disse Eduardo Bolsonaro sobre a reforma

“Queria registrar aqui e antecipar o meu voto contrário à reforma da previdência… Primeiro é necessário que nós cobremos dos grandes devedores. Eu não vi esforço do governo para cobrar… Enquanto isso não for feito, não haverá moral para que o congresso analise essa proposta”, inicia Eduardo.

Em seguida, ele afirma que a previdência no Brasil é superavitária: “Ela não dá prejuízo, o problema é que tudo aquilo que é arrecadado para a previdência acaba sendo desvirtuado para ser investido em outras áreas… É um problema, basicamente, de gestão. Soma-se a isso, obviamente, o ralo da corrupção… Mais uma vez confirmo meu voto contrário à reforma da previdência. Até quando, até onde a gente vai botar o trabalhador, o funcionário público principalmente, pra pagar essa conta?”.

Vídeo do deputado federal gerou reações na internet:

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.jsprevi

O próprio Eduardo se pronunciou sobre a mudança de posicionamento:

Veja também: Entenda a proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro

Vídeos da família Bolsonaro viram piada e explodem nas redes publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Cesárea em criança estuprada revive debate do aborto na Argentina

Menina de 11 anos que foi estuprada pelo companheiro da avó, precisou passar por uma cesariana forçada, após médicos se recusarem a interromper gravidez

Lucia de 11 anos – que foi estuprada pelo companheiro da avó – precisou passar por uma cesariana forçada na quarta-feira, 28, em Tucumán, norte da Argentina. O caso reascendeu o debate sobre o aborto no país.

Pela lei Argentina, a interrupção da gravidez é permitida em casos de risco de vida para a mulher e quando é resultado de um estupro, mas a autorização para o procedimento foi dada mais de um mês após a constatação da gestação da criança e os médicos alegaram que já seria tarde demais para o processo, como aponta matéria do O Globo.

A família da menina e entidades sociais apontam essa decisão como tortura. A jovem disse no registro do caso do abuso: “Eu quero que você tire o que o velho colocou em mim”.

A gravidez foi detectada em 21 de janeiro quando a vítima de estupro foi a um centro médico após sentir dores de estômago, mas a liberação para a interrupção só foi dada pouco mais de 1 mês depois, quando a garota já estava na 23ª semana de gestação.

“O direito à saúde não foi respeitado. Obstáculos e barreiras foram colocados. A prática legal foi atrasada e permitiu a progredir no processo de gestação e terminou como terminou”, disse o advogado Soledad Deza, do grupo Católicas pelo Direito de Decidir.

“Não se podia esperar por um parto normal. Seu corpo não estava pronto para uma gravidez de 23 semanas e, mesmo que estivesse, não estava em condições psicológicas devido aos vários abusos que sofreu”, disse a ginecologista Cecilia Ousset, que esteve presente durante o procedimento.

A menina passou por uma “micro-cesariana” e o bebê de cinco meses foi levado para a área de neonatologia, mas tem poucas chances de sobreviver.

O caso gerou revolta e denuncias de organizações sociais Argentinos como movimento “Ni Uma Menos” (Nenhuma a menos, em português) que afirmou: “O Estado é responsável por torturar Lucia”. Pela internet, mulheres divulgaram fotos suas aos 11 anos com a #NiñasNoMadres (“Meninas, não mães”, em português).

O governo de Tucumán justificou a medida, pedindo para que continuassem com “os procedimentos necessários para salvas as duas vidas”.

Em 2018, a legalização total proposta do aborto até a 14ª semana de gestação foi aprovado pela Câmara dos Deputados do país, mas sofreu um revés no Senado, que rejeitou a proposta por 38 votos a 31. Leia a matéria completa no O Globo.

Debate sobre aborto no Brasil

Por maioria de votos, o Senado Federal aprovou em 12 de fevereiro deste ano, o desarquivamento do projeto que visa proibir o aborto em qualquer situação. Atualmente no Brasil é permitido interromper gestações decorrentes de estupro, que ofereçam risco de vida à mãe ou com feto anencéfalo, apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e até a vigésima semana de gravidez.

Veja também: Senado retoma PEC de Magno Malta que proíbe todo tipo de aborto

Cesárea em criança estuprada revive debate do aborto na Argentina publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Forma de alimentar bebê pode influenciar se ele será canhoto

Estudo analisou 60 mil mães e seus bebês

Um estudo realizado pela Universidade de Washington descobriu que bebês que são alimentados na mamadeira crescem mais propensos a se tornarem canhotos do que os que são amamentados no peito. A constatação veio depois que os cientistas colheram informações de  mais de 60 mil mães e seus bebês.

Entre os dados analisados, eles perceberam, por exemplo, que os bebês amamentados (no peito) por mais de um mês já apresentavam 9% menos chances de usarem melhor a mão esquerda. Enquanto isso, os que eram amamentados por seis meses tinham uma chance 15% menor. Já no caso de bebês alimentados nos seios até os nove meses, essas chances eram 22% menores.

Bebês alimentados na mamadeira têm mais chances de se tornarem canhotos

“Acreditamos que a amamentação otimiza o processo pelo qual o cérebro sofre quando solidifica a lateralidade”, disse Philippe Hujoel, autor do estudo, professor da Faculdade de Odontologia da UW e professor adjunto de epidemiologia da Escola de Saúde Pública.

Os resultados fornecem uma visão mais aprofundada sobre o desenvolvimento de funções cerebrais complexas que, em última análise, determinam de que lado da caixa de massa a criança provavelmente escolherá.

Os pesquisadores não podem alegar que a amamentação define que a criança será destra. O ato apenas influencia na decisão motora da criança, assim como o ambiente em que ela cresce e outros aspectos. “A gestação curta, por exemplo, aumenta a probabilidade de canhotos. Possivelmente, o aleitamento materno aumenta a lateralização em andamento para o lado direito ou canhoto”, explicou Philippe Hujoel em entrevista ao site Parents.com.

Mas o pesquisador diz que o que realmente define a lateralidade da criança é a genética.

Veja também: Conheça curiosidades sobre canhotos

Forma de alimentar bebê pode influenciar se ele será canhoto publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Yanna processa quem envolveu seu nome na separação de Loreto

Yanna Lavigne vai processar perfis fakes do Instagram, que envolveram seu nome na separação de José Loreto e Débora Nascimento. Ricardo Brajterman, advogado da atriz, disse que as especulações foram longe demais e a famosa se sentiu atacada.

Yanna Lavigne foi apontada como pivô da separação de Loreto e Débora Nascimento; Marina Ruy Barbosa também foi envolvida

“Ela se sentiu injustiçada sendo colocada de forma agressiva dentro de uma fofoca que não pertence a ela. Alguns perfis com nomes parecidos chamados Loreto Safadão ficam fazendo joguetes com o nome dela pra ganhar seguidores, ganhar likes. Eles focam na questão de audiência ficam difamando nomes de pessoas de boa índole”, explicou ao “UOL”.

O profissional adiantou, inclusive, que os perfis falsos usados para propagar os boatos já foram identificados. Segundo ele, as contas pertencem a mesma empresa.

“Foi descoberto, nessas dezenas de perfis Loreto Safadão, que quem está por trás disso é uma empresa contratada por alguém, que tem interesse em dissimilar a verdade dos fatos e fomentar as mentiras […]”, completou.

Felipeh Campos, jornalista do programa “A Tarde É Sua”, de Sonia Abrão na RedeTV!, também será processo por Yanna.

Débora e José Loreto confirmaram a separação no dia 16 de fevereiro. Os dois têm uma filha, Bella, de 10 meses.

Veja também: Por que todo mundo ataca Marina Ruy Barbosa e Loreto sai ileso?

Yanna processa quem envolveu seu nome na separação de Loreto publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Perfil oficial de Rízia se manifesta sobre caso de assédio no BBB

É preciso cursar Direito para ser perito criminal?

Meu sonho era ser juíza, mas conforme o tempo vai passando eu estou pensando seriamente em ser perita criminal. Creio que tenho que cursar a faculdade de Direito, queria que alguém pudesse esclarecer minhas dúvidas. Tenho que cursar Direito civil e fazer concurso para policial civil para ser perita criminal? Ou apenas fazer o concurso?

Ranna Hillary

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá Ranna, tudo bem?

Olha, não tenho como começar a te responder sem te questionar: por que deixar seu sonho de juíza de lado?

Pense bem, é muito mais prazeroso trabalhar e estudar em algo que se deseja, que brilhe os olhos e nos dá prazer, certo? Portanto, mesmo que esse sonho seja muito mais difícil que outros, acho que você deve investir nele.

Pergunte-se, sinceramente, o que fez você deixar esse sonho de lado, e repense se é isso mesmo.

Agora sobre perito criminal, esse é um profissional que pode vir de diversas formações acadêmicas, policiais ou não. O primeiro passo para ingressar na área é a obtenção de uma graduação específica. Por exemplo, para atuar em perícias contábeis, você deve ter formação em Ciências Contábeis. Outras áreas também têm grandes ofertas de concurso: Engenharias, Informática, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, entre outras. Agora, já para algumas áreas (balística, grafotecnia, crimes contra a pessoa) não existe a necessidade de formação específica.

Como esse profissional entra na carreira via concurso público, depois da graduação concluída é necessária a aprovação no concurso. Assim, sendo aprovado para o cargo, o profissional é submetido a um curso de formação de aproximadamente 300 horas para exercer sua função específica.

Minha dica: antes de você se inscrever em alguma graduação, converse com pessoas que já atuam na área para que você tenha informações mais profundas de como é o dia a dia. Pode ser até que você tenha dificuldade de encontrar pessoas, mas acredito que esse seja o melhor caminho para saber exatamente o que vai te agradar e assim seguir com mais prazer!

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

É preciso cursar Direito para ser perito criminal? publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br