APRENDA VIOLÃO AQUI

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Cena desnecessária de gordofobia em ‘A Dona do Pedaço’ gera revolta

Uma cena desnecessária de gordofobia na novela das 21h “A Dona do Pedaço”, da TV Globo, gerou revolta nas redes sociais.

No episódio desta sexta-feira, 31, a personagem Gilda (Heloísa Jorge) deixou seu marido Amadeu (Marcos Palmeira) ir procurar Maria da Paz (Juliana Paes), dona de uma rede de bolos. Na trama, Maria da Paz é ex-noiva de Amadeu, e Gilda está crente de que a ex estaria morta.

Porém, no momento em que Gilda e Amadeu conversam para que ele pudesse ir ao encontro de Maria, Gilda solta uma fala gordofóbica: “Vai lá, olha ela, tomara que ela seja gorda, bem gorda, gordíssima”.

Como se o fato de uma mulher ser gorda impedisse um homem de se interessar por ela.

Cena de gordofobia desnecessária em “A Dona do Pedaço” gera revolta

A fala colocada pelo autor Walcyr Carrasco na novela é absolutamente desnecessária. Poderia ter usado vários outros termos que não colocassem a pessoa gorda em lugar de inferioridade.

Por conta de gordofobia, a internet começou a twittar sem parar, criticando e muito a novela. Confira:

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

Veja também: 10 livros que combatem a gordofobia para ler antes de morrer

Cena desnecessária de gordofobia em ‘A Dona do Pedaço’ gera revolta publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Deputado da placa Marielle será investigado por suspeita de fantasma

Você se lembra daquele deputado federal que quebrou a placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), brutalmente assassinada no ano passado? Pois é. Seu nome é Rodrigo Amorim, do PSL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, e agora ele será investigado por suspeita de ter sido funcionário fantasma na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro.

Deputado Rodrigo Amorim, que quebrou placa de Marielle, será investigado por suspeita de ter sido funcionário fantasma

De acordo com informações do jornal Extra, Rodrigo foi subsecretário de Governo e Planejamento de Mesquita entre 2015 e 2016. Nos mesmos anos, ele atuou também na Câmara Municipal do Rio, no gabinete do então vereador Jimmy Pereira.

E essa não foi a única vez em que isso aconteceu. Entre 2011 e 2012, o deputado esteve empregado em secretarias de Nova Iguaçu e Teresópolis, também no Rio de Janeiro.

Ao Extra, o parlamentar nega irregularidades, e disse que as atividades não demandavam dedicação exclusiva.

Ao jornal O Globo, um servidor afirmou que nunca viu Amorim no seu período de atuação em Mesquita. Na manhã desta sexta, 31, o Blog do Berta havia publicado notícia sobre os cargos ocupados simultaneamente, e de contratos suspeitos da ONG Terceiro Setor, que fora presidido pelo deputado.

Veja mais informações sobre o caso no site do Extra.

Veja também: Deputado que quebrou placa Marielle quer acabar com cotas raciais

Deputado da placa Marielle será investigado por suspeita de fantasma publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada!

Pinturas, fotografias, gravuras, instalações, esculturas, registros históricos… As diversas exposições no Rio de Janeiro abrigam obras para todos os gostos, de diferentes épocas. De olho no circuito cultural carioca, a Catraca Livre garimpou mostras em cartaz que podem ser vistas sem pagar nada, em museus e espaços como o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), o MAR (Museu de Arte do Rio) e o MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro).

Se liga no listão e aproveita!

Escultura ‘Nikutai (corpo de carne)’, do artista brasileiro Giovani Caramello, faz parte da exposição ’50 Anos de Realismo’
  • “50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade virtual” – CCBB

Sabe aquela escultura que parece gente de verdade? E a pintura tão detalhista que a gente jura ser foto? Tem isso e muito mais nesta exposição! No CCBB, estão reunidas 92 obras realistas de técnicas diversas: esculturas que representam fielmente a figura humana, pinturas baseadas em cenas fotografadas, além de vídeos e instalações interativas com experiências voltadas à realidade virtual.

Feitos entre 1970 e 2018, os trabalhos são assinados por 30 artistas de várias gerações e diferentes lugares do mundo. A proposta é apresentar um panorama internacional da representação da realidade na arte contemporânea nos últimos 50 anos.

Quando? Quarta a segunda, das 9h às 21h | Até 29 de julho
Onde? CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Quanto? Grátis

‘O Carnaval das Crianças e Outros Carnavais no MNBA’ reúne obras de artistas como Di Cavalcanti e Tereza Miranda
  • “O Carnaval das Crianças e Outros Carnavais no MNBA” – Museu Nacional de Belas Artes

Em comemoração aos cem anos da criação do bailado de carnaval das crianças pelo maestro Heitor Villa Lobos, a exposição apresenta cerca de 50 obras sobre a representação do carnaval. São trabalhos de artistas como Di Cavalcanti, Tomás Santa Rosa e Tereza Miranda, pertencentes ao MNBA, além de itens da coleção do Museu Villa Lobos e uma pintura do acervo do colecionador Eduardo Cavalcanti.

Quando? Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h | Até 29 de junho
Onde? Museu Nacional de Belas Artes | Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia
Quanto? Grátis aos domingos

‘Alegria – A Natureza-Morta nas Coleções MAM Rio’ investiga o gênero da pintura em obras de 35 artistas de várias gerações
  • “Alegria – A Natureza-Morta nas Coleções MAM Rio” – MAM

A exposição reúne mais de 40 obras — entre pinturas, esculturas, vídeos, fotografias e instalações — produzidas por 35 artistas de diferentes gerações, dando continuidade às investigações de gêneros da pintura a partir dos acervos do museu. Com o mesmo título de uma instalação de Adriana Varejão, a mostra busca revelar não só a dimensão mais histórica do gênero natureza-morta, mas também possibilidades de releituras contemporâneas desse conceito, segundo os curadores Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes.

Guignard, Milton Dacosta, Vicente do Rego Monteiro, a portuguesa Lourdes Castro, Wilma Martins, Ivens Machado, Karin Lambrecht, Artur Barrio, Raul Mourão e a própria Adriana Varejão são alguns dos artistas que integram a exposição.

Quando? Terça a sexta, das 12h às 18h | Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h | Até 7 de julho
Onde? MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) | Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Quanto? Grátis às quartas (a partir das 12h)

‘Rosana Paulino: A Costura da Memória’ apresenta 140 obras da artista no MAR
  • “Rosana Paulino: A Costura da Memória” – MAR

A maior individual de Rosana Paulino já realizada no Brasil chega ao Rio com 140 obras, produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery,  a mostra reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira. Os trabalhos, feitos entre 1993 e 2018, mostram que sua produção tem abordado situações decorrentes do racismo e dos estigmas deixados pela escravidão.

Quando? De terça a domingo, das 10h às 17h | Até 25 de agosto
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Grátis

Exposição ’90 tentativas de esquecimento’ apresenta mais de cem trabalhos inéditos da carioca Piti Tomé sobre a imagem e a memória
  • “90 Tentativas de Esquecimento” – Paço Imperial

A exposição reúne mais de cem obras inéditas da artista carioca Piti Tomé que discutem questões sobre a memória e o esquecimento. Com curadoria de Efrain Almeida, ela está dividida em dois espaços, que abrigam trabalhos de 2018 e 2019 inéditos que dialogam entre si. Fotografias se misturam com objetos na mostra que, para a artista, é um estudo sobre a imagem.

Quando? Terça a sexta, das 12h às 19h | Sábado e domingo, das 12h às 18h | Até 7 de julho
Onde? Paço Imperial | Praça XV de Novembro, 48 – Centro
Quanto? Grátis

Exposição ‘Do teu saudoso Oswaldo’ explora a correspondência pessoal do cientista e sanitarista
  • “Do teu saudoso Oswaldo” – Centro Cultural Correios

As linhas traçadas por Oswaldo Cruz em papéis de carta com timbres de hotéis e navios inspiram a exposição. Um novo olhar sobre o cientista e sanitarista é lançado a partir de sua correspondência pessoal, abrangendo um período que vai de 1889 até sua morte, em 1917. São centenas de cartas, cartões postais, bilhetes e fotografias, que revelam o lado mais íntimo e humano desta figura emblemática da saúde pública nacional. Neles, estão eternizadas suas experiências cotidianas, observações atentas sobre viagens, impressões sobre o trabalho e a troca de afeto com a família. Os atores Bruno Quixotte, João Velho e Rafael Mannheimer interpretam algumas destas correspondências em vídeos que completam a mostra.

Quando? Terça a domingo, das 12h às 19h | Até 30 de junho
Onde? Centro Cultural Correios Rio de Janeiro | Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Quanto? Grátis

Em cartaz em Niterói, a exposição ‘Piauí: Entre Anjos e Palmeiras’ celebra a arte do estado nordestino
  • “Piauí: Entre Anjos e Palmeiras” – Museu Janete Costa

A mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente, fazendo também uma homenagem à capital, Teresina, e ao poeta Torquato Neto. São cerca de 40 obras – parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti – de 20 artistas, como os santeiros Mestre Dezinho, Expedito e Cornélio, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha. Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras e com total liberdade.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h | Até 4 de agosto
Onde? Museu Janete Costa de Arte Popular | Rua Presidente Domiciano, 178 – Boa Viagem – Niterói
Quanto? Grátis

Mostra traça um panorama da pintura de paisagem feita no Brasil
  • “Três momentos da Pintura de Paisagem no Brasil” – Museu Nacional de Belas Artes

A mostra reúne 36 obras que traçam um panorama da pintura de paisagem feita no país. São trabalhos de artistas brasileiros, estrangeiros radicados no Brasil ou aqui ativos desde meados do século XIX até os anos iniciais do XX. Em sua grande totalidade, a exposição aborda a evolução da arte no Brasil exibindo “paisagens puras”, não sendo selecionadas paisagens urbanas ou marinhas.

Quando? Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h  | Até 2 de junho
Onde? MNBA (Museu Nacional de Belas Artes) | Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia
Quanto? Grátis aos domingos

Exposição ‘Modernos +’ reúne obras de artistas como Alfredo Volpi, Anita Malfatti e Candido Portinari
  • “Modernos +” –  Casa Roberto Marinho

A mostra exibe 44 obras do acervo do jornalista Roberto Marinho — entre pinturas, esculturas e serigrafias — a partir dos recortes temáticos “infância”, “flores”, “trabalho” e “religião”. São trabalhos de 15 artistas: Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Djanira da Motta e Silva, Emeric Marcier, José Pancetti, Lasar Segall, Roberto Burle Marx, Roberto Rodrigues, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Vittorio Gobbis.

Quando? Terça a domingo, das 12h às 18h | Até 9 de junho
Onde? Casa Roberto Marinho | Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Quanto? Grátis às quartas

‘Oito Décadas de Abstração Informal’ apresenta a produção de 38 artistas, entre eles a janponesa Tomie Ohtake
  • “Oito Décadas de Abstração Informal” –  Casa Roberto Marinho

Parceria entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Casa Roberto Marinho, a coletiva reúne quase 80 obras produzidas entre o fim dos anos 1940 e 2012, por 38 artistas ligados ao estilo abstrato. São trabalhos de representantes do movimento  — precursores e contemporâneos  — como Tomie Ohtake, Maria Martins, Iberê Camargo, Maria Bonomi, Leda Catunda, Ernesto Neto e Luiz Aquila.

Quando? Terça a domingo, das 12h às 18h | Até 9 de junho
Onde? Casa Roberto Marinho | Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Quanto? Grátis às quartas

Exposição permanente, ‘Floresta Protetora’ explora a riqueza do Parque Nacional da Tijuca de forma interativa
  • “Floresta Protetora” – Centro de Visitantes Paineiras

Toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca pode ser vista na exposição permanente, que ocupa o segundo andar do Centro de Visitantes Paineiras, onde funcionou o antigo Hotel Paineiras. Em uma área de 900 m², a mostra apresenta um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica e conta curiosidades e histórias do parque de forma interativa. Às quintas, acontecem visitas guiadas gratuitas em português, inglês e espanhol, das 10h às 14h.

Quando? Diariamente | Das 8h às 19h
Onde? Centro de Visitantes Paineiras | Estrada das Paineiras, s/n
Quanto? Grátis

Veja também: Roteiro: como visitar 9 museus do Rio sem pagar nada

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Ministra Damares surpreende e faz uma crítica justa ao Popeye

Conhecida por declarações polêmicas e controversas, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, fez uma crítica justa e sensata ao desenho animado “Popeye”.

Em entrevista à BBC Brasil, Damares falou sobre a quantas andam, na visão dela, a educação no Brasil; mencionou a questão da escola falar sobre questões relacionadas a sexo; e ainda explicou a polêmica fala sobre a princesa Frozen, da Disney.

Ministra Damares surpreende e faz crítica construtiva contra o desenho Popeye

QUIZ: VOCÊ CONSEGUE ADIVINHAR QUAL POLÍTICO DA ERA BOLSONARO COMETEU ESTES ERROS DE PORTUGUÊS? RESPONDA AQUI

Ao longo da entrevista, é possível ver vários comentários conservadores da ministra, mas um em particular chamou a atenção. Uma bola dentro que Damares deu!

Quando questionada a respeito da cobertura da mídia sobre a declaração de que a Elza seria lésbica, Damares fez questão de reiterar que não foi só da princesa que ela falou. “Mas não falaram do Pica-Pau, não falaram do Tio Patinhas, não falaram do Popeye. Eu sou educadora e como educadora eu sempre questionei o excesso da exposição das crianças ao desenho animado”, argumentou.

Com relação ao Popeye, em específico, Damares se posicionou contra o machismo que existe na animação. “[Eu questionava] o Popeye e a Olivia e o Brutus, e como eles lutavam por aquela mulher. Ela era esticada, ela era um objeto e eu questionei tudo aquilo naquela época [quando era criança]”, declarou a ministra.

De fato, Popeye é um desenho muito machista. É a forma mais arcaica de como dois machos-alfa tentam conquistar uma mulher: a partir da violência.

Para saber mais detalhes da entrevista, acesse o site da BBC.

Veja também: 4 exemplos de mulheres que revidaram abordagens machistas

Ministra Damares surpreende e faz uma crítica justa ao Popeye publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Novo medicamento para psoríase é aprovado pela Anvisa

Indicação é para pacientes com psoríase em placas moderada a grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um tratamento para psoríase que é a nova esperança para amenizar o problema na pele. Trata-se do SKYRIZI- risanquizumabe. De acordo com estudo clínicos, mais de 60% dos pacientes que usaram o medicamento apresentaram melhora completa das lesões em 52 semanas.

A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União em 27 de maio de 2019.6

A indicação do remédio é para pacientes adultos com psoríase em placas em estágio de moderado a grave. A administração do SKYRIZI é via subcutânea e a dose recomendada é de 150mg, com prescrição médica.

No início do mês, a agência já havia liberado outros dois medicamentos para a doença: o Tremfya (guselcumabe),  recomendado para adultos com lesões secas e escamas na pele em estágios de moderado a grave e o Otezla (apremilaste), indicado tratamento da artrite psoriásica ativa, também para pacientes adultos.

SKYRIZI- risanquizumabe é indicado para pacientes adultos com psoríase em placas

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica que não tem cura. Carateriza-se por manchas rosas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença não contagiosa e atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas que acometem grande área da superfície corporal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase causa lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, que muitas vezes geram preconceito e diminuem a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Saiba mais sobre a doença, os tipos e tratamentos no link abaixo:

Veja também: Psoríase: conheça os sinais e tratamentos da doença

Novo medicamento para psoríase é aprovado pela Anvisa publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Site tem pacotes de viagem com preços a partir de R$ 490

Quem tal começar a se programar para as férias de 2020? O site Hurb, antigo Hotel Urbano, está com uma promoção de pacotes de viagem nacionais e internacionais com preços a parti de R$ 490.

São diversas opções de pacotes com até 60% de desconto para viajar no ano que vem.

São diversas opções de pacotes nacionais e internacionais com até 60% de desconto para viajar em 2020

É possível encontrar ofertas para Bonito (MS) ou Foz do Iguaçu (PR) a partir de R$ 490, com passagens aéreas, hospedagem e café da manhã inclusos no preço.

Se a opção é o Nordeste, há ofertas para Fortaleza (CE), Maceió (AL) e São Luiz + Lençóis Maranhenses (MA), a partir de R$ 690 e R$ 790, respectivamente.

Agora se a ideia é fazer uma viagem internacional, a plataforma tem pacotes para Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai, a partir de R$ 1,640; para Orlando, nos EUA, por R$ 3.250; Roma e Paris na mesma viagem, a partir de R$ 4.290; Punta Cana, na República Dominicana, a partir de R$ 3.490, em resort all inclusive,  entre outras ofertas.

Tocos os pacotes podem ser parcelados em, até 10 x sem juros. Confira outras ofertas em: www.hotelurbano.com.br.

Veja também: 7 destinos brasileiros para conhecer nas férias de julho

Site tem pacotes de viagem com preços a partir de R$ 490 publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro veta emenda do PT e polemiza: “Eles gostam de pobre”

Na noite da última quinta-feira, 30, Jair Bolsonaro deu uma declaração polêmica em transmissão semanal no Facebook, que está entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira, 31.

O presidente da república disse, entre outras coisas, que o Partido dos Trabalhadores (PT) “gosta de pobre”, enquanto reiterava o seu veto à emenda à Medida Provisória (MP) das Aéreas, que reintroduz o direito de transporte gratuito de bagagem em voos domésticos e internacionais.

Jair Bolsonaro em entrevista para o ‘Domingo Espetacular’, da TV Record

“Minha tendência é vetar. Aliás, eu fui convencido a vetar o dispositivo. Não só porque é do PT. Se bem que é um indicativo. Os caras são socialistas, comunistas, são estatizantes. Eles gostam de pobre”, afirmou.

A gratuidade da bagagem foi incluída na MP durante a tramitação no Congresso Nacional por uma emenda da bancada do PT.

Embora tenha dito inicialmente que não vetaria a proposta, atendeu ao lobby das empresas pela permanência da cobrança.

Veja também: Gentili deixa Bolsonaro sem graça com pergunta de golden shower

Bolsonaro veta emenda do PT e polemiza: “Eles gostam de pobre” publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Aprenda a fazer leite condensado caseiro

Se você gosta de praticidade e economia, este leite condensado caseiro é a receita perfeita para você. Leva pouquíssimos ingredientes e é feita no liquidificador.

A receita completa está no vídeo abaixo do canal Receitas que amo.

Leite condensado caseiro rápido e fácil de fazer

INGREDIENTES
• 1 xícara de leite em pó (130g)
• 1 xícara de açúcar (180g)
• 1/2 xícara de água morna (120ml)

MODO DE PREPARO
Assista o vídeo ou veja aqui o passo a passo em texto.

A receita é do canal do YouTube Receitas que amo. Clique aqui e se inscreva!
Acompanhe também pelo Facebook!

Leite condensado caseiro rápido e com poucos ingredientes

Aprenda a fazer leite condensado caseiro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro quer usar PMs de folga para fiscalizar florestas

O presidente Jair Bolsonaro pretende usar policiais militares de folga para fiscalizar as florestas do país.

De acordo com o Estadão, a proposta está em elaboração no Ministério do Meio Ambiente e prevê contratação de PMs que já atuam em fiscalizações ambientais de seus Estados.

 

Segundo a reportagem, os policiais poderão se credenciar para fazer os “bicos” nas unidades de conservação federais. Esse trabalho seria feito nos horários em que os policiais estiverem livres, recebendo diárias pagas com recursos da União.

A ideia, ainda de acordo com o Estadão, é complementar o trabalho feito pelas atuais equipes de fiscalização do Ibama e do ICMBio. A contratação dos policiais deve ter início nos Estados da Amazônia.

Para o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), é preciso “complementar” o trabalho de campo que hoje é feito por fiscais ambientais do Ibama e do ICMBio e que, em sua avaliação, não é suficiente. “É importante destacar que não queremos substituir os fiscais. É para complementar as ações de combate nas unidades de conservação”.

Bolsonaro quer usar PMs de folga para fiscalizar florestas publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Alimentos ultraprocessados estão ligados a mortes prematuras

Alimentos ultraprocessados são cheios de conservantes, edulcorantes ou intensificadores de cor

Já era sabido que alimentos ultraprocessados não fazem bem à saúde, mas agora cientistas descobriram que seu consumo pode estar associado a mortes prematuras. Os especialistas, no entanto, não estão totalmente seguros sobre a descoberta e defendem mais pesquisas sobre o assunto.

A ligação foi observada em testes feitos pela Universidade de Navarra, que monitorou a dieta de cerca de 20 mil universitários voluntários, com idades entre 20 e 91 anos, a cada dois anos, ao longo de uma década. Durante o estudo, 335 participantes morreram.

Para cada 10 mortes entre os que comeram menos alimentos ultraprocessados, houve 16 mortes entre os que comeram mais alimentos desse tipo.

Analisando os dados, a equipe descobriu que um maior consumo de alimentos altamente processados – mais de quatro porções por dia – estava associado a um aumento de 62% no risco de morte prematura.

Mas o que é considerado alimento ultraprocessado?

Pesquisa mostra que quem come mais alimentos ultraprocessados têm mais chances de problemas cardíacos

O termo se refere à classificação de alimentos pela quantidade de processamento industrial que passaram. Os alimentos ultraprocessados, muitas vezes têm uma infinidade de ingredientes em sua composição, incluindo conservantes, edulcorantes ou intensificadores de cor.

Geralmente, os produtos desta categoria são ricos em gordura de má qualidade, adição de açúcar e sal, além de baixa densidade de vitaminas e fibras, e são economicamente rentáveis para a indústria.

Nesta categoria estão carne processada, como salsichas e hambúrgueres; cereais matinais ou barras de cereal; sopas instantânea; bebidas açucaradas; nuggets de frango; bolo; chocolate; sorvete; pão produzido em larga escala; shakes e refeições prontas, como torta e pizza.

Esse não é o primeiro estudo que enxerga problemas em alimentos processados. O número de pesquisas que ligam essas comidas a efeitos nocivos na saúde é crescente. Já foi descoberto no passado que o consumo de alimentos altamente processados está ligado a riscos mais altos de obesidade, pressão alta, colesterol alto e câncer.

Veja também: Produtos diet e light devem ser evitados, diz Ministério da Saúde

Veja também: Uma fatia de bacon por dia aumenta o risco de câncer

Alimentos ultraprocessados estão ligados a mortes prematuras publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Frota lança Joice Hasselmann à prefeitura de São Paulo

Em reunião das lideranças do PSL paulista nesta quinta-feira, o deputado federal Alexandre Frota disse que Joice Hasselmann deve ser a candidata do partido para disputar a prefeitura de São Paulo em 2020.

“Joice só não será nossa candidata a prefeita de SP se ela não quiser”, diz Frota. A informação é da “Época”.

Especula-se que o apresentador José Luiz Datena se filiaria ao partido para disputar a eleição.

A reunião também tratou do pedido de Frota e de Junior Bozzella  para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, seja desligado da presidência da legenda em São Paulo.

“O Eduardo nunca comparaceu a uma reunião, nunca assinou uma ata. Ele não poderia estar presidente”, disse Frota a Época.

Frota lança Joice Hasselmann à prefeitura de São Paulo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Gentili deixa Bolsonaro sem graça com pergunta de golden shower

Sem papas na língua, Danilo Gentili deixou Jair Bolsonaro sem graça ao fazer uma pergunta que deixou o presidente sem graça, durante a entrevista que concedeu ao “The Noite”, do SBT, na madrugada desta sexta-feira, 31.

O apresentador lembrou o polêmico tuíte do Carnaval deste ano, em que o política perguntou: “o que é golden shower?”, declaração que repercutiu no Brasil e no mundo.

Bolsonaro tira a camisa e mostra para Gentili o local da facada

“O senhor descobriu o que é golden shower?”, questionou o comediante. Bolsonaro riu e desconversou. “Ainda não sei o que é isso não, não quero saber. Estou meio velho para isso”. O apresentador insistiu: “O golden shower, quem queria saber? Foi você que falou: ‘vem cá, pergunta o que é golden shower’?”. “Confesso que passei meio batido nessa, deixa para lá”, respondeu.

Presidente Jair Bolsonaro participou do “The Noite”, do SBT, com Danilo Gentili

Golden shower é um termo em inglês usado para denominar a prática sexual com uso de urina.

Bolsonaro comentou que não mudou sua postura após virar presidente. “Hoje não posso ficar à vontade mais para responder certas perguntas, tudo o que eu falo dá repercussão. Mas continuo a mesma pessoa”, completou.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Bolsonaro aproveitou a ocasião para reforçar a importância da reforma da Previdência. De acordo com ele, tudo não passa de um plano para recuperar a situação discal e a capacidade de investimento do país.

Ele garantiu ainda que até os governadores da região Nordeste – que são majoritariamente de oposição – entendem a necessidade da reforma, “mas sabem que o desgaste é muito grande”.

Veja também: Bolsonaro usa Danilo Gentilli para contar fake news sobre facada

Gentili deixa Bolsonaro sem graça com pergunta de golden shower publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



‘Economist’ destaca ligação do clã Bonaro com milicianos

Reportagem da revista britânica ‘The Economist’ desta semana destaca as conexões do clã Bolsonaro com grupos milicianos do Rio de Janeiro.

Segundo a publicação, o presidente Jair Bolsonaro e sua família têm conexões perigosas com esses grupos criminosos.

 

“As ligações de milicianos com os Bolsonaro podem provocar problemas. Houve um clamor após o assassinato em março do ano passado de Marielle Franco (…). Em março, dois ex-policiais foram presos por seu assassinato e acusados de pertencer a uma milícia na zona oeste do Rio. Um morava no mesmo condomínio do senhor Bolsonaro, sua filha namorou o filho (Renan) do presidente”, diz a reportagem cujo título é “Jair Bolsonaro não vai derrotar o crime no Brasil ao tolerar milícias”.

A reportagem mostra ainda que “outro dos filhos de Bolsonaro, Flávio, empregou a esposa e a mãe de um policial fugitivo acusado de liderar a mesma milícia.

‘Economist’ destaca ligação do clã Bonaro com milicianos publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro já admite: não estava preparado para ser presidente

A principal conclusão da entrevista de Jair Bolsonaro à Veja: ele próprio admite que não estava preparado para ser presidente.
Basta ver esse trecho da entrevista:
Já passei noites sem dormir, já chorei pra caramba também. Angústia, né?
Tá faltando o mínimo de patriotismo para algumas pessoas que decidem o futuro do Brasil.
Imaginava que ia ser difícil, mas não tão difícil assim. Essa cadeira aqui é como se fosse criptonita para o Super-Homem. Mas é uma missão.

Bolsonaro passou 30 anos no Congresso.
Viu o drama de vários presidentes da República – aliás, como deputado sempre votou contra medidas de enxugamento do Estado, privatização e reformas da Previdência.
Coisas que, agora, na entrevista, ele denuncia como falta de “patriotismo”.
Em todo esse período de convívio com o poder, nunca percebeu como é difícil governar, sofrendo pressões de todos os lados?.
Viu o esforço da gestão de FHC para combater a inflação com o Plano Real – e Bolsonaro foi contra.
Viu a queda de Dilma Rousseff.
E a dificuldade de Temer aprovar as reformas como a da previdência – e mais uma vez ele foi contra.
Apenas percebeu o que seria governar quando sentou na cadeira de presidente?
Em toda a entrevista, ele mostra que também não está preparado para governar.
A culpa, segundo ele, é apenas dos outros.
Nada dele.
O que revela uma falta total de autocrítica.
Mais: ele se diz vítima de sabotagens, sustentando teorias conspiratórias.

Bolsonaro já admite: não estava preparado para ser presidente publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro revela à Veja crises de choro na madrugada

Em entrevista à Veja, Jair Bolsonaro revela descontrole emocional diante das pressões do cargo.

Já passei noites sem dormir, já chorei pra caramba também. Angústia, né? Tá faltando o mínimo de patriotismo para algumas pessoas que decidem o futuro do Brasil

Ele também afirma ser vítima de “sabotagens”.

É uma luta de poder. Há sabotagens às vezes de onde você nem imagina. No Ministério da Defesa, por exemplo, colocamos militares nos postos de comando. Antes, o ministério estava aparelhado por civis. Havia lá uma mulher em cargo de comando que era esposa do 02 do MST. Tinha ex-deputada do PT, gente de esquerda… Pode isso? Mas o aparelhamento mais forte mesmo é no Ministério da Educação

Afirmou que não é contra ter nas escolas e universidades aulas sobre Che Guevara, o guerrilheiro líder da Revolução Cubana.

Mas ressaltou: desde que se fale aos estudantes sobre o coronel Brilhante Ustra (torturador durante a ditadura militar).

Segundo ele, falta “patriotismo para algumas pessoas que decidem o futuro do Brasil”.

Disse que sente uma pressão “muito grande” no cargo. “Mas o que é governabilidade?”, questionou.

Para Bolsonaro, a maioria dos parlamentares teria entendido mudança de como se faz política em sua gestão.

Já passei noites sem dormir, já chorei pra caramba também. Angústia, né? Tá faltando o mínimo de patriotismo para algumas pessoas que decidem o futuro do Brasil. Imaginava que ia ser difícil, mas não tão difícil assim. Essa cadeira aqui é como se fosse criptonita para o Super-Homem. Mas é uma missão.

Bolsonaro revela à Veja crises de choro na madrugada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro diz que cadeira presidencial é como criptonita

Em entrevista exclusiva à revista “Veja” desta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que não imaginou que ocupar o cargo seria ‘tão difícil’.

“O pessoal chegou aqui completamente inexperiente, alguns achando que vou resolver o problema no peito e na raça. Não é assim”, disse.

 

“Essa cadeira aqui é como se fosse criptonita para o Super-­Homem. Mas é uma missão, entendo que Deus me deu o milagre de estar vivo. Nenhum analista político consegue explicar como eu cheguei aqui, mas cheguei e tenho de tocar esse barco”.

Em outro trecho da entrevista aos jornalistas Mauricio Lima e Policarpo Junior, diretor de redação e redator-chefe da “Veja”, respectivamente. Bolsonaro diz que a “pressão é muito grande”.

“Tem interesses dos mais variados possíveis, tem aquela palavra mágica que a imprensa fala muito, governabilidade. Me acusam muitas vezes de não ter governabilidade. Eu pergunto: o que é governabilidade? Nós mudamos o jeito de conduzir os destinos do Brasil. Hoje, cinco meses depois, eu sinto que a maioria dos parlamentares entendeu o que está acontecendo. Muitos apoiam a pauta do governo”.

Bolsonaro também falou sobre desemprego, reeleição, os filhos, o amigo enrolado Fabrício Queiroz, o guru Olavo de Carvalho, trapalhadas de ministros, Lula, o PT, sabotagens, tuitadas e o atentado que sofreu durante a campanha.

Bolsonaro diz que cadeira presidencial é como criptonita publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Villa dá resposta à Jovem Pan: ‘Defendo democracia’

O historiador e comentarista político Marco Antonio Villa rebateu a justificativa da rádio Jovem sofre seu afastamento.

Em comunicado divulgado ontem, a emissora paulista diz, sem citar o nome de Villa, que há limites entre “a crítica substantiva e a adjetivação grosseira” dos comentários. Quando tal barreira é ultrapassada, cabe à direção da empresa aplicar medidas que garantam a volta à normalidade”.

“Sou defensor da democracia e contra a ditadura, contra as pessoas que querem fechar o STF, invadir o Congresso Nacional, e aí incluem os nazistas, neonazistas. Eu não acho que isso foi uma deselegância, adjetivação, isso é conceituar, e assim sempre fui durante os anos em que estive na rádio”, disse Viila ao UOL.

O colunista e apresentador Marco Antonio Villa

Em sua última participação no “Jornal da Manhã”, na última sexta-feira (24), Villa disse que Bolsonaro era despreparado e estava estimulando o neonazismo no país ao convocar atos para atacar o Supremo e o Congresso.

“Um presidente não tem compostura, não tem preparo. Não tem articulação política. Reforça a crítica ao parlamento, estimulando atos neonazistas, como do próximo dia 26, que é claramente no sentindo de fechar o Supremo, fechar o Congresso e impor a ditadura. E o presidente estimula isso”, disse Villa.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Esse comentário teria sido a gota d’água para a direção da emissora afastar o apresentador, A direção da rádio nega que o pedido tenha partido do presidente Bolsonaro.

“O Grupo Jovem Pan jamais cedeu a pressões de governantes e nunca transformou a liberdade de expressão em moeda de troca”, diz o comunicado.

Em entrevista à “Veja São Paulo” nesta quarta-feira (29), o apresentador do “Jornal da Manhã  afirma que sofria pressões da emissora para que deixasse suas funções havia pelo menos dois meses.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Villa conta que cedeu quando o vice-presidente José Carlos Pereira o encontrou pessoalmente na última semana para reforçar o pedido, que seria de Tutinha, presidente da empresa. O comentarista político alegou que o ambiente negativo estava afetando sua saúde.

Confira a íntegra do comunicado abaixo:

Confrontado com versões e rumores envolvendo um integrante do nosso quadro de profissionais, o Grupo Jovem Pan tem a comunicar o seguinte:

1. Preferimos restringir ao âmbito interno da empresa discordâncias entre colaboradores e direção da empresa;

2. O Grupo Jovem Pan foi pioneiro na intensificação do debate político com a contratação de comentaristas com diferentes pontos de vista, que sempre se manifestaram livremente;

3. O apreço do Grupo Jovem Pan pelo convívio dos contrários – sem o qual não existe democracia real – é atestado diariamente pelo conteúdo da nossa programação;

4. O Grupo Jovem Pan jamais cedeu a pressões de governantes e nunca transformou a liberdade de expressão em moeda de troca;

5. Vale frisar que o atual governo federal não fez chegar ao Grupo Jovem Pan qualquer crítica ao desempenho dos nossos profissionais;

6. Fiel à própria história, o Grupo Jovem Pan seguirá orientado pelo amor à verdade e pelo respeito ao público, que vem homenageando esse comportamento com recordes de audiência e com a consolidação da credibilidade que merece um trabalho sério e sóbrio;

7. O Grupo Jovem Pan entende que esse mesmo respeito ao público impõe aos seus comentaristas limites que separam a crítica substantiva da adjetivação grosseira. Quando tal barreira é ultrapassada, cabe à direção da empresa aplicar medidas que garantam a volta à normalidade.

Direção do Grupo Jovem Pan

Villa dá resposta à Jovem Pan: ‘Defendo democracia’ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro e o filho Flávio se reúnem com corregedor de Justiça

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), acompanhou o pai. O presidente Jair Bolsonaro, a uma audiência com o ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (30).

 

Flávio é investigado por atividades ilícitas em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro quando era deputado estadual.

A informação é da jornalista Talita Fernandes, da Folha. A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) não deu detalhes sobre os motivos que levaram à participação do filho do presidente.

A assessoria do senador também não deu explicações. Flávio Bolsonaro está empenhado em impedir as investigações de que é alvo.

Flávio Bolsonaro teve os sigilos bancários e fiscais quebrados no começo do mês.

Bolsonaro e o filho Flávio se reúnem com corregedor de Justiça publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Globo faz a melhor análise sobre estudantes contra Bolsonaro

A melhor análise sobre as manifestações estudantis foi feita pelo jornalista Paulo Cesar Pereira, de O Globo, mostrando ser apenas a ponta de um iceberg.

O último dia 15 foi marcado pela surpresa. Antes mesmo de o governo Jair Bolsonaro completar cinco meses, centenas de milhares de pessoas foram às ruas contra os cortes de verba na Educação. A manifestação marcou o fim simbólico do período de apatia pós-eleitoral. Os protestos, com forte caráter espontâneo, emergiram após o ministro da Educação, Abraham Weintraub, provocar a sociedade dizendo que o contingenciamento de 30% seria focado nas universidades em que houvesse “balbúrdia” ou “gente pelada dentro do campus”.
O sucesso da primeira manifestação parece ter inebriado os núcleos mais organizados, UNE à frente, que prontamente convocou outro protesto para duas semanas depois. A movimentação seguiu o slogan #amanhãvaisermaior, que reinou nos protestos brasileiros desde 2013. A presidente da organização estudantil chegou a afirmar no Congresso que os estudantes iam seguir nas ruas e Bolsonaro e Weintraub não dormiriam mais “em paz”. Só que a tarefa de manter a sociedade em permanente mobilização, especialmente em relação a um governo recém-eleito, não é simples.
As manifestações desta quinta-feira, embora relevantes e espalhadas pelo país, acabaram sendo menores que as de duas semanas atrás — e ocorreram apenas quatro dias após o bolsonarismo mostrar nas ruas que ainda tem vigor popular.
Após a grande manifestação de 15 de maio, o governo se esforçou para conter a insatisfação. Bolsonaro chegou a reconhecer ter exagerado ao atacar os manifestantes, e Weintraub foi ao Congresso explicar o que pretende fazer à frente do ministério. Mais importante: o governo se esforçou para fazer prevalecer a narrativa de que não havia corte, e sim contingenciamento, e que o montante não era de 30%, mas sim de 3%. São duas formas de ver os mesmos dados, mas o discurso diversionista pode ter surtido algum efeito.

o
Independentemente da guerra ideológica que se vê nas ruas, a vida real dos estudantes começou a ser efetivamente afetada nos últimos dias. Várias universidades públicas já estão informando a seus estudantes que não haverá verbas para congressos e pesquisas. A tendência é que o quadro siga piorando.
E é na piora da vida da sociedade que está a ameaça a qualquer governo. A educação é um desses aspectos, mas há outro mais importante: a situação financeira das famílias. Ontem, o IBGE divulgou que o PIB ficou negativo no primeiro trimestre deste ano. É palpável a frustração dos empresários, que apoiaram massivamente Bolsonaro nas eleições, ante a incapacidade do governo em montar uma coalizão que gere confiança em relação ao futuro econômico do país.

Os protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff estenderam-se por mais de um ano, e não seguiram uma trajetória crescente todo o tempo. Mas sua resiliência, que acabou contaminando o Congresso, se deu por uma razão simples: na vida real, as pessoas viram sua renda cair e seus empregos desaparecerem. A educação é a ponta do iceberg anti-Bolsonaro, mas há muito mais abaixo da linha d’água.

Globo faz a melhor análise sobre estudantes contra Bolsonaro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Bolsonaro usa Danilo Gentilli para contar Fake News sobre facada

Depois de vários meses de investigação, a Polícia Federal não encontrou nenhum indício de que Adélio Bispo teeria agido por ordem de mandantes ao tentar matar Jair Bolsonaro.
Mais: a Justiça, ouvindo psiquiatras, considerou Adélio um doente mental – portanto, não pode ser preso.
Adélio disse que queria matar não apenas Bolsonaro, mas também Michel Temer.
Mesmo assim, o presidente insiste na tese da conspiração.
Dessa vez, usou o humorista Danilo Gentili para disseminar essa Fake News.

Chorou ao lembrar do atentado e disse que Adélio Bispo o esfaqueou por ordem de seus adversários:

“No meu entender, foi mandado, porque eu estava crescendo demais, não em pesquisas, mas perante a opinião pública.Eu era um risco bastante alto, para eu me eleger, vindo do meio do povo.”

Como de hábito nessas entrevistas aos comunicadores de estimação de Bolsonaro, essas afirmações não são contraditadas com perguntas.

Bolsonaro usa Danilo Gentilli para contar Fake News sobre facada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Mais um cantor morre em acidente: Guilherme Palaia, 26 anos

Mais um cantor morre por acidente – dessa vez com moto.

Guilherme Palaia Juliari, de 26 anos, pilotava uma moto em um caminhão parado na pista.

O acidente ocorreu na manhã de ontem na Rodovia Vereador Rubens Leme Asprino (SP-344), entre Aguaí e São João da Boa Vista, em São Paulo.

Segundo informações da Polícia Rodoviária, por volta das 11h30, Juliari dirigia a moto pela rodovia quando, no km 215, bateu na traseira de um caminhão, que estava parado na pista por causa de problemas mecânicos.

A tragédia comove as redes. .

“Outro dia, postei essa foto tomado de imensa alegria por esses dois amigos. Hoje, chocado e com profunda tristeza, ao saber da morte do Guilherme. Só a graça de Deus é que pode permitir consolação diante desse triste acontecimento. Que o Senhor lhe dê a paz e console sua jovem esposa e seus familiares”, escreveu o padre Ricardo Ramos.

“Hoje o dia é de luto aqui na Terra. Mais é de festa lá no céu. Mais um irmãozão vai morar junto de Deus. Sem palavras para descrever sua humildade irmão. Vai com Deus irmãozão”, postou um amigo.

Mais um cantor morre em acidente: Guilherme Palaia, 26 anos publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Inscrições para o Encceja 2019 se encerram nesta sexta (31)

Hoje (31) é o último dia de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O exame, que será aplicado em 611 cidades do Brasil no dia 25 de agosto (pela manhã e pela tarde), é voltado para jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino básico na idade apropriada. O exame será composto por quatro provas e uma redação.

Para solicitar a certificação do Ensino Fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do exame.

Como se preparar

O próprio Inep fornece, em seu site, um compilado de matérias de estudos para o Encceja. Para quem vai solicitar o certificado do Ensino Fundamental, é possível baixar apostilas de Matemática, Ciências, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.

Já para o Ensino Médio, as apostilas têm uma divisão parecida com a do Enem: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Além disso, é possível estudar por meio das provas de edições anteriores do exame, também disponibilizadas pelo Inep.

Novidades

A principal novidade em relação às edições anteriores é que este ano o Encceja está mais acessível para candidatos com deficiência auditiva: pela primeira vez, a prova terá uma versão em libras.

Além disso, assim como no processo de pedido de isenção do Enem, quem se inscreveu no Encceja 2019 e não compareceu à prova precisa justificar a ausência para poder se inscrever novamente.

Por fim, para quem não atingiu a porcentagem mínima em todas as disciplinas para receber o certificado, o Encceja fornecerá declarações de proficiência ao menos nas áreas em que o candidato atingiu a pontuação. Assim, ele estará liberado das questões dessas matérias nas próximas edições do exame.

Inscrições para o Encceja 2019 se encerram nesta sexta (31) publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Bolsonaro diz que tendência é vetar despacho gratuito de bagagens

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (30) que a tendência é vetar o dispositivo que determinou a gratuidade no despacho de bagagens aéreas em voos operados dentro do país.

A afirmação foi feita durante sua a live semanal nas redes sociais.

“No momento, digo que estou convencido, mas posso mudar, a vetar o dispositivo”, disse. “Você vetando ou sancionando, vai levar crítica, vai levar tiro de qualquer jeito”.

Pela nova regra, o passageiro poderá levar, sem cobrança adicional, uma mala de 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos

Bolsonaro disse ainda que caso sancione, sofrerá ataques do setor aéreo. E caso vete, será criticado pelos passageiros.

A volta da franquia de bagagem foi aprovada na semana passada pelo Congresso, na análise da Medida Provisória que permitiu a participação de 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas que atuam no Brasil.

O texto agora precisa ser sancionado por Bolsonaro para entrar em vigor. O prazo para a sanção vai até o dia 17 de junho.

Anac e Cade

Pela manhã, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recomendou, em nota técnica encaminhada ao Ministério da Infraestrutura, o veto à decisão que proibiu a cobrança por despacho de bagagem.

“A cobrança de serviços à parte da tarifa incrementou as possibilidades de diferenciação de produtos e discriminação de preços no setor aéreo. Na prática, isso se refletiu em uma maior possibilidade de concorrência entre as empresas, que passaram a concorrer não apenas por preços, mas também pela qualidade, por meio dos tipos de produtos ofertados. Isso representa, também, mais opções e transparência aos consumidores do transporte aéreo”, disse a Anac na nota.

A volta da franquia de bagagem foi aprovada na semana passada pelo Congresso,

Nesta semana, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também se manifestou sobre o projeto. Em ofício enviado à Casa Civil na terça-feira (28), o conselho também recomendou veto ao trecho que determina o fim da cobrança pela franquia de bagagem.

Franquias de bagagem

Pela nova regra, o passageiro poderá levar, sem cobrança adicional, uma mala de 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos.

Em aeronaves de 21 a 30 assentos, o passageiro poderá despachar sem custo adicional uma mala de até 18 kg. Já em aeronaves de até 20 assentos, a franquia é de 10 kg.

Em voos com conexão, deverá prevalecer a franquia de bagagem referente à aeronave de menor capacidade.

A proposta aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro

Nas linhas internacionais, a franquia de bagagem funcionará pelo sistema de peça ou peso, de acordo com regulamentação específica.

Nas linhas domésticas em conexão com linhas internacionais, quando conjugados os bilhetes de passagem, prevalecerá o sistema e o correspondente limite de franquia de bagagem estabelecido para as viagens internacionais.

O texto aprovado no Congresso proíbe o uso da franquia de bagagem para transporte de animais vivos, e a soma total do peso das bagagens de passageiros não pode ultrapassar os limites contidos no manual de voo da aeronave.

Desde junho de 2017, quem embarca em um voo comercial no país é cobrado para despachar bagagens, sendo gratuito apenas o transporte de bagagens de mão até 10 quilos.

Capital estrangeiro

A MP aprovada na semana passada também alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica e estabeleceu que a concessão ou a autorização somente será dada a empresas que respondam às leis brasileiras e que tenham sede e administração no país. Isso não impede, porém, que as companhias contem com 100% de capital estrangeiro.

A Air Europe é a primeira companhia 100% internacional em operação no país

Antes da medida provisória, o Código Brasileiro de Aeronáutica determinava que pelo menos 80% do capital com direito a voto em aéreas deveriam pertencer a brasileiros – ou seja, limitava até 20% de participação de capital estrangeiro com direito a voto nas empresas. A MP revogou essa limitação e abriu totalmente as empresas ao capital externo.

O texto também retira do Código Brasileiro de Aeronáutica a previsão de que a direção da empresa será “confiada exclusivamente a brasileiros”.

Veja também: Conheça aplicativos que ajudam medir tamanho da bagagem de mão

Bolsonaro diz que tendência é vetar despacho gratuito de bagagens publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



quinta-feira, 30 de maio de 2019

Colheita de uva ao luar é experiência única em São Roque (SP)

Quer ter uma experiência única e inesquecível? Então marca aí na sua agenda! Nos dias 14 e 15 de junho, a Vinícola Góes, em São Roque (SP), realiza uma colheita de uvas sob a luz da lua.

Em sua terceira edição, a Colheita ao Luar celebra a safra de outono/inverno das uvas finas, em especial a cabernet franc.

Passeio também incluiu tour para conhecer o processo de elaboração dos vinhos

Os participantes são recepcionados pela equipe Góes com uma taça de espumante na chegada à sede da empresa e depois embarcam no Wine Bus com destino aos vinhedos.

Durante o curto percurso, um bate-papo informal sobre o plantio diferenciado e a colheita de outono, que ocorre em algumas poucas regiões do Brasil, especialmente no Sudeste.

Os parreirais da Vinícola Góes, em São Roque (SP)

Já nos parreirais, os visitantes têm a experiência de colher as uvas diretamente sob a luz da lua, enquanto o fogo de chão segue crepitando no preparo do jantar. Em seguida, a equipe guiará os visitantes para um tour ao interior da vinícola para conhecer o processo de elaboração e os segredos da produção de um bom vinho.

Experiência inclui ainda um jantar harmonizado com os principais rótulos da Vinícola Góes

Animados pela colheita e pelo clima da serra, o apetite será saciado, num jantar especial com vários tipos de carnes e mesa de antepastos, harmonizado com os principais rótulos da casa. A confraternização se completa com alegria e descontração, música ao vivo de vários estilos em volta da fogueira.

Colheita ao Luar com Jantar Harmonizado
Onde: Vinícola Góes (Estrada do Vinho, 9111, Canguera, São Roque
Quando: 14/15 de junho (sexta e sábado); às 19h
Quanto: R$ 270 por pessoa (inclui jantar completo, vinhos, sucos, água e café)
Informações e reservaswww.vinicolagoes.com.br ou (11) 4711-3500

*O evento será realizado mediante condições climáticas favoráveis, caso contrário será adiado ou cancelado. Para maiores de 18 anos

Veja também: 7 destinos brasileiros para conhecer nas férias de julho

Colheita de uva ao luar é experiência única em São Roque (SP) publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Estudantes de todo o país fazem novo ato em defesa da educação

Estudantes, professores e servidores protestam contra cortes na educação em São Paulo

Quinze dias depois, estudantes de todo o país foram novamente às ruas para protestar contra bloqueios na Educação impostos pelo governo federal. Ao menos 126 cidades, em 25 estados e no Distrito Federal, segundo apuração do G1, registraram atos.

Os protestos, pacíficos em sua maioria, foram convocados contra o contingenciamento de 30% do orçamento dos gastos discricionários para a Educação autorizados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Como consequência do primeiro ato contra os bloqueios, no último domingo, 26, foi a vez de manifestantes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro irem às ruas.

O governo chegou a divulgar que mais recursos seriam liberados para o MEC, mas o corte foi mantido. Nesta quinta, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos recomendou que o governo reveja os bloqueios.

Confira informações sobre os protestos:

São Paulo

Na capital paulista, os estudantes começaram a se reunir a partir das 16h no Largo da Batata, região oeste, e seguiram a pé até o Masp, na avenida Paulista. A reportagem da Catraca Livre conversou com estudantes universitários, do ensino médio, de cursinhos pré-vestibular, professores das redes municipal, estadual e privada, além de diretores e familiares de alunos. Muitos cartazes exibiam pedidos para que o governo reveja a decisão. Segundo os organizadores, ao menos 60 mil pessoas marcaram presença. “A gente não vai arredar o pé até mostrar para esse ministro que a educação é importante”, disse Pedro Gorki, presidente da Ubes, do carro de som.

Estudante protesta em São Paulo em defesa da educação

Rio de Janeiro

No Rio, a concentração foi na igreja da Candelária, no centro, com aulas públicas. Os manifestantes foram até a  região da Cinelândia, também no centro. Professores e alunos discursaram no carro de som.

11 cartazes dos protestos pela educação para tatuar no cóccix

Acre

No centro de Rio Branco, manifestantes protestaram contra cortes na Educação e, também, contra a reforma da Previdência.

Alagoas

À tarde, estudantes, professores e servidores públicos protestaram em Maceió da praça do Centenário até o centro.

Amapá

Em Macapá, o ato foi na portaria da Unifap (Universidade Federal do Amapá), no campus Marco Zero. Foi lá quem professores e estudantes se reuniram para protestar contra os cortes no MEC.

Amazonas

A manifestação em Manaus começou na praça da Saudade, no centro, e os professores e estudantes seguiram até a praça do Congresso.

Bahia

O ato em Salvador aconteceu no centro, e reuniu professores e estudantes.

Ceará

Em Fortaleza, a concentração foi na praça da Gentilândia, onde estudantes e professores seguiram rumo à UFC (Universidade Federal do Ceará).

Distrito Federal

O Museu Nacional da República foi o ponto de encontro dos estudantes em Brasília. Os protestos foram pela educação, contra a reforma da Previdência e o governador Ibaneis Rocha (DF). No trajeto até a Praça dos Três Poderes, houve um confronto entre policiais e manifestantes. Um homem foi detido.

Espírito Santo

Vitória teve dois atos: um no teatro da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e outro próximo ao Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo). Os grupos se encontraram e saíram em passeata pela cidade.

Goiás

Grupo de manifestantes se reuniu na Praça Universitária, em Goiânia, e seguiu até a praça do Bandeirante, no centro.

Maranhão

O protesto em defesa da educação aconteceu no entorno da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), em São Luís.

Mato Grosso

Manifestantes se reuniram nas cidades de Rondonópolis e Tangará da Serra.

Mato Grosso do Sul

Estudantes, professores e indígenas fizeram protestos em Campo Grande.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, estudantes gritavam “Não é mole não, tem dinheiro pra milícia, mas não tem pra Educação” na praça Afonso Arinos, no centro.

Pará

Em Belém, as aulas na UFPA, na UFRA e no IFPA foram suspensas. A passeata começou na praça da República e foi em direção ao mercado de São Brás.

Professor em manifestação no Largo da Batata, em São Paulo

Paraíba

Professores de universidades e institutos federais e estudantes fizeram atos em João Pessoa e protestaram contra cortes na Educação e a reforma da Previdência.

Paraná

Em Cascavel, alunos, professores e funcionários da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) participaram de ato em defesa da educação.

Pernambuco

Estudantes e servidores de Recife deram um abraço no prédio da Universidade Federal Rural de Pernambuco. À tarde, manifestantes foram em passeata do centro até a praça da Independência.

Piauí

Em Teresina, um grupo de manifestantes se reuniu na Praça da Liberdade, no Centro de capital piauiense, e saiu em passeata pelas ruas. Professores da Universidade Federal do Piauí informaram que aderiram à greve, e há a previsão de que algumas aulas sejam suspensas nesta quinta.

Rio Grande do Norte

Em Natal, o protesto aconteceu à tarde, numa das principais avenidas da cidade, a Bernardo Vieira.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, o ato ocorreu na Esquina Democrática, no centro.

Rondônia

Em Porto Velho, o local escolhido pelos manifestantes foi a praça Marechal Rondon, no centro.

Roraima

Em Boa Vista, o protesto contra o corte de verbas na educação levou estudantes e professores a caminharem da UFRR (Universidade Federal de Roraima) até a praça do Centro Cívico.

Estudante durante protesto em São Paulo

Santa Catarina

Em Florianópolis, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), os estudantes se organizavam nesta manhã em unidades acadêmicas pintando faixas e cartazes.

Sergipe

Em Aracaju, estudantes e trabalhadores se concentraram na praça General Valadão e foram em caminhada pelas ruas do centro.

Veja também: Protestos contra corte na Educação ocorrem nos 26 estados e no DF

Estudantes de todo o país fazem novo ato em defesa da educação publicado primeiro em https://catracalivre.com.br