Todo o groove animado e bem executado da banda Black Mantra se une à potência da voz de BNegão para uma apresentação pra lá de memorável no palco do Festival Path. Eles se unem para reinterpretar a fase Racional de Tim Maia, que divide opiniões, mas se consagra como uma das mais marcantes da carreira do cantor e da música brasileira. Treine sua malemolência e vem com a gente!
Foi a trilha sonora do curta metragem “Muito Além do Nada”, de 2014, que levou à formação do octeto cheio de grooves da black music correndo pelas veias. O baixista Caio Leite e o baterista Leonardo Marques ficaram responsáveis pela produção, que tinha como referência filmes da era Blaxploitation, movimento cinematográfico americano dos anos 1970, que agrupava em sua ideologia o protagonismo, a realização e a direção a cultura negra.
“Após a entrega do filme e completamente imersos neste universo, decidimos montar uma banda para tocar e estudar o funk e o groove setentista”, explicou Caio. Eles se juntaram a Ricardo Mastria (guitarra), Kiko Bonato (teclado), Igor Thomaz (saxofone barítono), Pedro Vithor (saxofone tenor), William Tocalino (trombone) e Felippe Pipeta (trompete).
Depois de fazer releituras de grandes artistas internacionais nas vertentes do jazz, afrobeat e funk psicodélico, a banda lançou seu primeiro álbum autoral em 2017, bebendo de muitas fontes do Brasil. As inspirações passam por grupos nacionais instrumentais, como Funk Como Le Gusta, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Bixiga 70, Metalurgia, Nomade Orquestra, Iconilli e Abayomi.
O mesmo podemos dizer sobre BNegão, cantor e compositor que ganhou fama nos anos 1990 por meio do trabalho autoral e provocador da banda Planet Hemp. Desde 2003 segue soltando a voz seja com o grupo Seletores de Frequência ou com demais artistas, como Seu Jorge, Marisa Monte e, mais recentemente, Dorival Caymmi.
No Festival Path 2019, aparecerá ao lado dos instrumentistas de peso da Blackmantra para reinterpretar a fase mais “careta” de Tim Maia, quando o cantor cortou e trocou seus vícios pela busca de uma suposta “salvação energética”, sob influência do livro “Universo em Desencanto”. A fase mais espiritualizada rendeu três discos, dois lançados em vida e outro póstumo, com direito a canções que ficaram marcadas na cabeça dos brasileiros para sempre, como “O Caminho do Bem”, que encerrou o filme “Cidade de Deus” com chave de ouro, resgatando o sucesso.
Entre altos e baixos, essa fase apareceu na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone e chegou nas plataformas de streaming. “Completamente diferente de qualquer outro disco de sua carreira, essa fase do Tim foi um momento único da sua vida. Tem uma atmosfera composta por letras sensacionais, cantadas em arranjos e composições que são referência quando falamos do Soul/Groove/Funk nacional”, justificou Caio.
E por que você não pode perder esse baile lindo com BNegão nos vocais? Caio explica: “o BNegão sintetiza esse show como ‘um momento que portais se abrem’. É a junção entre uma big band de funk e soul instrumental, com o soulman mais representativo do Brasil, um repertório repleto de hinos e hits do soul brasileiro fazem desse encontro explosivo!”.
A apresentação acontece ao ar livre, num espaço público e tem entrada gratuita. É a primeira vez que segue essa característica em São Paulo, então a gente quer ouvir todo mundo cantando os clássicos do Tim bem alto. “Provavelmente, será o show mais emocionante para nós!”, alertou o baixista.
Não perca o Festival Path 2019, que acontece nos dias 1 e 2 de junho em plena Av. Paulista. Garanta já seu ingresso e curta a extensa programação de palestras, shows, filmes, workshops e muito mais!
Serviço
Show: BNegão + Blackmantra
Quando: Domingo 02/06 das 18h00 às 19h30
Onde: Praça Alexandre de Gusmão
Endereço: Alameda Casa Branca – Jardins, São Paulo – SP, Brasil
BNegão e Black Mantra animam Festival Path ao som de Tim Maia publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário