APRENDA VIOLÃO AQUI

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada!

Pinturas, fotografias, gravuras, instalações, esculturas, registros históricos… Estão rolando várias exposições no Rio de Janeiro, com obras de diferentes suportes, estilos e épocas.

De olho no circuito cultural carioca, a Catraca Livre garimpou mostras em cartaz que podem ser vistas sem pagar nada, em museus e espaços como o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) e o MAR (Museu de Arte do Rio).

Tem para todos os gostos! Se liga no listão e aproveita:

CCBB

Escultura ‘Nikutai (corpo de carne)’, do brasileiro Giovani Caramello, integra a exposição ’50 Anos de Realismo’
  • “50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade virtual” 

Sabe aquela escultura que parece gente de verdade? E a pintura tão detalhista que a gente jura ser foto? Tem isso e muito mais nesta exposição! No CCBB, estão reunidas 92 obras realistas de técnicas diversas: esculturas que representam fielmente a figura humana, pinturas baseadas em cenas fotografadas, além de vídeos e instalações interativas com experiências voltadas à realidade virtual.

Feitos entre 1970 e 2018, os trabalhos são assinados por 30 artistas de várias gerações e diferentes lugares do mundo. A proposta é apresentar um panorama internacional da representação da realidade na arte contemporânea nos últimos 50 anos.

Quando? Quarta a segunda, das 9h às 21h | Até 29 de julho
Onde? CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Quanto? Grátis

CCBB Rio abriga exposição com mais de cem obras do suíço Paul Klee
  • “Paul Klee – Equilíbrio Instável” 

A exposição reúne pela primeira vez na América Latina mais de cem obras do suíço Paul Klee. São 16 pinturas, 39 papéis, cinco gravuras, cinco fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Klee transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, mas não cabe atribuir ao seu legado artístico nenhum em particular, tendo alcançado uma notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte.

Quando? Quarta a segunda, das 9h às 21h | Até 12 de agosto
Onde? CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Quanto? Grátis

CASA ROBERTO MARINHO

Exposição ‘Djanira: a memória de seu povo’ abrange quatro décadas da produção da artista
  • “Djanira: a memória de seu povo” 

Realizada em parceria com o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a exposição gira em torno da obra de Djanira da Motta e Silva, uma das principais figuras da cena artística brasileira do século 20.  A mostra foi organizada cronologicamente e por eixos temáticos, abrangendo quatro décadas da produção da artista. O recorte enfoca sua busca por uma pintura nativista e os temas da cultura popular, aos quais se dedicou durante toda a carreira, e onde se encontra sua contribuição mais original para o modernismo brasileiro.

Quando? Terça a domingo, das 12h às 18h | Até 27 de outubro
Onde? Instituto Casa Roberto Marinho | Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Quanto? Grátis às quartas

PINAKOTHEKE

Exposição aborda a amizade entre os artistas Alfredo Volpi e Bruno Giorgi em mais de 130 obras
  • “Estética de Uma Amizade – Alfredo Volpi (1896-1988) e Bruno Giorgi (1905-1993)”

A mostra reúne mais de 130 obras — muitas inéditas — que narram a afetiva convivência de 52 anos entre Alfredo Volpi e Bruno Giorgi. Com curadoria de Max Perlingeiro e Pedro Mastrobuono, ‘Estética de Uma Amizade’ vem sendo desenvolvida há dez anos e conta com pinturas, desenhos, esculturas e maquetes de acervos privados.

Quando? Segunda à sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 10h às 16h | Até 3 de agosto
Onde? Pinakotheke Cultural | Rua São Clemente, 300 – Botafogo
Quanto? Grátis

MUSEU DO AMANHÃ

No Museu do Amanhã, ‘Pratodomundo’ reflete sobre como alimentar, em 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas
  • “Pratodomundo — Comida para 10 bilhões”

Como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade? A exposição temporária levanta um questionamento essencial para o futuro da humanidade. O objetivo é apontar possíveis soluções para os próximos anos, como o cultivo em regiões pouco exploradas (tundra, oceanos e desertos), além do consumo de alimentos como algas, insetos e plantas.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até 20 de outubro
Onde? Museu do Amanhã | Praça Mauá, 1 – Centro
Quanto? Grátis às terças

CARPINTARIA

Exposição ‘#Tbt’ reúne obras de Adriana Varejão, Luiz Zerbini, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, entre outros
  • “#Tbt” 

A hashtag #tbt — Throwback Thursday — é usada nas redes sociais para legendar imagens do passado, seja ele distante ou recente. A exposição toma este deslocamento temporal como mote para reunir obras realizadas entre a década de 80 e o início dos anos 2000, todas elas anteriores ao surgimento do Instagram ou da própria internet. A ideia é lançar um olhar retroativo sob produções de artistas como Adriana Varejão, Luiz Zerbini, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, Jac Leirner e Janaina Tschäpe.

Quando? Terça a sexta, das 10h às 19h |Sábado, das 10h às 18h | Até 17 de agosto
Onde? Carpintaria | Rua Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico
Quanto? Grátis

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

‘O Carnaval das Crianças e Outros Carnavais no MNBA’ reúne obras de artistas como Tereza Miranda
  • “O Carnaval das Crianças e Outros Carnavais no MNBA”

Em comemoração aos cem anos da criação do bailado de carnaval das crianças pelo maestro Heitor Villa Lobos, a exposição apresenta cerca de 50 obras sobre a representação do carnaval. São trabalhos de artistas como Di Cavalcanti, Tomás Santa Rosa e Tereza Miranda, pertencentes ao MNBA, além de itens da coleção do Museu Villa Lobos e uma pintura do acervo do colecionador Eduardo Cavalcanti.

Quando? Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h | Até 4 de agosto
Onde? Museu Nacional de Belas Artes | Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia
Quanto? Grátis aos domingos

MAR 

‘O Rio dos Navegantes’ reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas
  • “O Rio dos Navegantes” 

A principal exposição do Museu de Arte do Rio em 2019 traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram. Estão reunidas 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, etc.

A mostra convida o público a refletir sobre os modos de vida que formaram o Rio, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, além dos conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até março de 2020
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Grátis até 25 de junho

‘Rosana Paulino: A Costura da Memória’ apresenta 140 obras da artista no MAR
  • “Rosana Paulino: A Costura da Memória” 

A maior individual de Rosana Paulino já realizada no Brasil chega ao Rio com 140 obras, produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery,  a mostra reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira. Os trabalhos, feitos entre 1993 e 2018, mostram que sua produção tem abordado situações decorrentes do racismo e dos estigmas deixados pela escravidão.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até 25 de agosto
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Grátis até 25 de junho

MUSEU JANETE COSTA

Em cartaz em Niterói, a exposição ‘Piauí: Entre Anjos e Palmeiras’ celebra a arte do estado nordestino
  • “Piauí: Entre Anjos e Palmeiras” 

A mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente, fazendo também uma homenagem à capital, Teresina, e ao poeta Torquato Neto. São cerca de 40 obras – parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti – de 20 artistas, como os santeiros Mestre Dezinho, Expedito e Cornélio, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha. Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras e com total liberdade.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h | Até 4 de agosto
Onde? Museu Janete Costa de Arte Popular | Rua Presidente Domiciano, 178 – Boa Viagem – Niterói
Quanto? Grátis

CENTRO DE VISITANTES PAINEIRAS

Exposição permanente, ‘Floresta Protetora’ explora a riqueza do Parque Nacional da Tijuca de forma interativa
  • “Floresta Protetora” 

Toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca pode ser vista na exposição permanente, que ocupa o segundo andar do Centro de Visitantes Paineiras, onde funcionou o antigo Hotel Paineiras. Em uma área de 900 m², a mostra apresenta um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica e conta curiosidades e histórias do parque de forma interativa. Às quintas, acontecem visitas guiadas gratuitas em português, inglês e espanhol, das 10h às 14h.

Quando? Diariamente | Das 8h às 19h
Onde? Centro de Visitantes Paineiras | Estrada das Paineiras, s/n
Quanto? Grátis

Veja também: Roteiro: como visitar 9 museus do Rio sem pagar nada

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário