O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 27, que o jornalista Glenn Greenwald, editor do site “The Intercept”, “talvez pegue uma cana no Brasil”. Ele fez o comentário a jornalistas durante um evento na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, após ser questionado sobre a portaria que permite a deportação sumária de estrangeiros.
“Eu teria feito um decreto porque quem não presta tem que mandar embora. Tem nada a ver com esse Glenn. Nem se encaixa na portaria o crime que ele está cometendo. Até porque ele é casado com outro homem e tem meninos adotados no Brasil. Malandro para evitar um problema desse, casa com outro malandro ou adota criança no Brasil. O Glenn não vai embora, pode ficar tranquilo. Talvez pegue uma cana aqui no Brasil, não vai pegar lá fora não”, declarou o presidente.
Após a declaração, o jornalista criticou a “tese insana” de Bolsonaro e pontuou que ele “ainda não é ditador” para ordenar prisão de pessoas. Glenn é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), com quem tem dois filhos.
“Ao contrário dos desejos de Bolsonaro, ele não é (ainda) um ditador. Ele não tem o poder de ordenar pessoas presas. Ainda existem tribunais em funcionamento. Para prender alguém, tem que apresentar provas para um tribunal que eles cometeram um crime. Essa evidência não existe”, escreveu o jornalista no Twitter. Veja os posts:
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou: “Ao ameaçar de prisão um jornalista que publica informações que o desagradam, o presidente Bolsonaro promove e instiga graves agressões à liberdade de expressão. Sem jornalismo livre, as outras liberdades também morrerão. Chega de perseguição”.
Portaria de Moro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, estabeleceu regras para a proibição de entrada de estrangeiros, deportação e repatriação de pessoas consideradas perigosas para a segurança do país ou que tenham praticado ato contrário aos princípios e objetivos da Constituição brasileira. A mudança foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira, 26.
Veja também: Moro estabelece regras para deportar ‘pessoas perigosas’
Bolsonaro sobre Glenn: ‘Talvez pegue uma cana aqui no Brasil’ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário