APRENDA VIOLÃO AQUI

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada!

Partiu dar aquele rolé cultural delicinha? Para a nossa felicidade e da turistada, não faltam exposições no Rio de Janeiro! Tem de tudo um pouco nos museus e centros culturais: realidade virtual, pinturas, fotografias, gravuras, instalações, esculturas, registros históricos… Obras de arte incríveis, de diferentes suportes, estilos e épocas!

De olho no circuito cultural carioca, a Catraca Livre garimpou mostras em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio), no Museu do Amanhã e muitos outros espaços. Todas para visitar sem pagar nada!

Se liga na lista e chama geral:

SESC COPACABANA

  • “A Biblioteca à Noite”
Exposição percorre bibliotecas famosas por meio de realidade virtual

Através de realidade virtual, a exposição oferece uma experiência imersiva, seguindo um roteiro de dez bibliotecas famosas, reais ou fictícias. É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando pela mítica biblioteca de Alexandria até o fundo dos mares a bordo do Nautilus, das “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne.

“A Biblioteca à Noite”, realizada pelo diretor canadense Robert Lepage e a companhia Ex Machina, foi inspirada no livro de mesmo nome do argentino Alberto Manguel. Para visitar a mostra, é preciso fazer agendamento prévio pelo site.

Quando? Terça a domingo, das 9h30 às 20h  | Até 26 de janeiro de 2020
Onde? Sesc Copacabana | Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Quanto? Grátis

CASA ROBERTO MARINHO

  • “Djanira: a memória de seu povo” 
Exposição ‘Djanira: a memória de seu povo’ abrange quatro décadas da produção da artista

Realizada em parceria com o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a exposição gira em torno da obra de Djanira da Motta e Silva, uma das principais figuras da cena artística brasileira do século 20.  A mostra foi organizada cronologicamente e por eixos temáticos, abrangendo quatro décadas da produção da artista. O recorte enfoca sua busca por uma pintura nativista e os temas da cultura popular, aos quais se dedicou durante toda a carreira, e onde se encontra sua contribuição mais original para o modernismo brasileiro.

Quando? Terça a domingo, das 12h às 18h | Até 27 de outubro
Onde? Instituto Casa Roberto Marinho | Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Quanto? Grátis às quartas

MUSEU DO AMANHÃ

  • “Prato de quê? – Sistemas Circulares de Alimentação”
‘Prato de quê?’ apresenta protótipos de horta inteligente e impressora 3D de comida

Resultado de residências artísticas no Laboratório de Atividades do Amanhã, a exposição reúne protótipos de uma horta inteligente com insetos, algas, plantas e peixes, além de uma impressora 3D de comida. A ideia é apresentar alternativas para uma alimentação mais saudável, eficiente e sustentável nos espaços urbanos.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até 22 de outubro
Onde? Museu do Amanhã | Praça Mauá, 1 – Centro
Quanto? Grátis às terças

  • “Pratodomundo — Comida para 10 bilhões”
Em cartaz no Museu do Amanhã, ‘Pratodomundo’ reflete sobre como alimentar, em 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas

Como alimentar, na década de 2050, uma população de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade? A exposição temporária levanta um questionamento essencial para o futuro da humanidade. O objetivo é apontar possíveis soluções para os próximos anos, como o cultivo em regiões pouco exploradas (tundra, oceanos e desertos), além do consumo de alimentos como algas, insetos e plantas.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até 20 de outubro
Onde? Museu do Amanhã | Praça Mauá, 1 – Centro
Quanto? Grátis às terças

MAR 

  • “O Rio dos Navegantes” 
‘O Rio dos Navegantes’ reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas

A principal exposição do Museu de Arte do Rio em 2019 traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram. Estão reunidas 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, etc.

A mostra convida o público a refletir sobre os modos de vida que formaram o Rio, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, além dos conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | Até março de 2020
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Grátis às terças

CENTRO DE VISITANTES PAINEIRAS

  • “Floresta Protetora” 
Exposição permanente, ‘Floresta Protetora’ explora a riqueza do Parque Nacional da Tijuca de forma interativa

Toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca pode ser vista na exposição permanente, que ocupa o segundo andar do Centro de Visitantes Paineiras, onde funcionou o antigo Hotel Paineiras. Em uma área de 900 m², a mostra apresenta um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica e conta curiosidades e histórias do parque de forma interativa. Às quintas, acontecem visitas guiadas gratuitas em português, inglês e espanhol, das 10h às 14h.

Quando? Diariamente | Das 8h às 19h
Onde? Centro de Visitantes Paineiras | Estrada das Paineiras, s/n
Quanto? Grátis

Veja também: Roteiro: como visitar 9 museus do Rio sem pagar nada

Exposições no Rio de Janeiro para visitar sem pagar nada! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário