A filósofa americana Judith Butler é uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. Ela é professora de Filosofia nos Departamentos de Retórica e Literatura Comparada da Universidade da Califórnia, Berkeley.
Tendo como ponto de partida o legado de Simone de Beauvoir, Butler aponta como os modelos de feminilidade e de masculinidade acabam justificando violências, como o feminicídio ou crimes de homofobia. Já que quem os cometem se recusa a reconhecer a igualdade que todos deveriam partilhar. Esse ódio, que acaba se tornando um instrumento da política e da moral religiosa, ameaça a democracia.
Entenda mais da visão de Butler no 11° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, sobre os grandes pensadores da humanidade.
Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:
- Michel Foucault;
- Jean-Paul Sartre;
- Franz Kafka;
- Pierre Bourdieu;
- Jacques Lacan;
- Sigmund Freud;
- Donna Haraway;
- Friedrich Nietzsche;
- Henry Jenkins;
- Zygmunt Bauman
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.
“Ideias que Colam”: a categoria mulher para Judith Butler publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário