A internet mudou completamente as nossas vidas e a forma como nos comunicamos. Para o sociólogo espanhol Manuel Castells, referência mundial da nova sociedade da informação, ela mudou muito além da comunicação e do acesso à informação e à cultura. O avanço das novas tecnologias gerou uma nova economia.
Esse capitalismo que surge, segundo ele, não é mais comercial, industrial ou mesmo financeiro. Agora, é baseado na informação, ou seja, é um Capitalismo Informacional.
Além disso, analisando como a informação é produzida, armazenada e distribuída e como a internet afetou esse processo, Castells aponta muitas mudanças nas relações, no trabalho, no mundo acadêmico e até na família.
Quer saber mais sobre os estudos desse pesquisador importante da área de comunicação? Confira o 15° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL.
Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:
- Michel Foucault;
- Jean-Paul Sartre;
- Franz Kafka;
- Pierre Bourdieu;
- Jacques Lacan;
- Sigmund Freud;
- Donna Haraway;
- Friedrich Nietzsche;
- Henry Jenkins;
- Zygmunt Bauman;
- Judith Butler;
- William Gibson;
- Simone de Beauvoir;
- Hannah Arendt
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.
“Ideias que Colam”: entenda o Capitalismo Informacional de Manuel Castells publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário