Foi-se o tempo em que os videogames queriam apenas criar uma trama envolvente e desafios para entreter jovens. Há vários anos, os criadores de jogos vêm acrescentando elementos atuais para tornar a experiência ainda mais relevante para os jogadores. Hoje, eles tratam de temas que estão no noticiário, diversidade e problemas complexos da humanidade.
Este ano, o lançamento da aguardada continuação de The Last of Us mostrou como os jogos podem ser importantes ferramentas de debate social. Aqui, o GUIA traz uma lista de jogos que falam sobre a nossa sociedade com narrativas inovadoras.
The Last of Us
Desenvolvido pela Naughty Dog, a primeira parte do jogo foi lançada em 2013. Mas apenas em junho deste ano a desenvolvedora lançou sua continuação. A história se passa em um mundo pós-apocalíptico em que um vírus transformou parte da população em zumbis. O grupo de resistência acredita que a pequena Ellie é imune ao vírus, por isso contratam Joel, o personagem principal da trama, para escoltá-la até seu QG.
A aventura dos dois fica ainda mais interessante enquanto eles constroem uma relação de pai e filha. Porém, também apresenta complicações quando fica difícil reconhecer quem, realmente, está querendo salvar a humanidade e a que custo.
Na parte 2, Ellie assume o papel de protagonista. Enquanto a garota, agora mais velha, tem que enfrentar um mundo pós-pandemia, o jogo nos mostra situações inéditas em que nada mais é pacífico. Em evento da PlayStation em 2016, o diretor do jogo, Neil Druckmann, afirmou que o jogo é sobre o ódio e como lidamos com ele.
Disponível para PlayStation 4.
Life Is Strange
Considerado o melhor jogo interativo de 2015, Life is Strange mostra a vida de Max Caulfield, que descobre ter o poder de voltar no tempo. O jogo, dividido em 5 episódios, tem uma trama sensível e melancólica. Depois de alguns anos longe da cidade onde nasceu, a garota volta para Arcadia Bay para estudar na faculdade. Mas essa mudança traz diversas lembranças dolorosas do passado.
O jogo permite conhecer a história de Max, além de resolver alguns mistérios que acontecem na cidade, como o desaparecimento de uma conhecida. O mais legal é que você tem a possibilidade de fazer as escolhas pela personagem criando um efeito borboleta. Cada escolha leva a um desfecho diferente e surpreendente da trama.
Disponível para PlayStation 4, Xbox, Windows e no Steam.
Horizon Zero Dawn
Esse game mostra o planeta Terra em um futuro em que o mundo é dominado por criaturas robóticas selvagens e gigantes. Enquanto isso, os poucos seres humanos que ainda vivem se uniram em uma sociedade tribal. A trama conta a história de Aloy, uma grande guerreira com um passado desconhecido. Ainda criança, ela foi exilada da tribo Nora e tenta reconquistar sua confiança quando essa sociedade é ameaçada.
O grande tema do jogo é o conflito entre natureza, humanidade e tecnologia. Mas as descobertas de Aloy sobre o apocalipse do futuro também nos permitem ter uma nova visão sobre a sociedade em que vivemos hoje. O jogo foi lançado em 2017 e desenvolvido pela Guerrilla Games.
Disponível para Playstation 4 e no Steam.
Distortions
Produzido pela brasileira Among Giants, o game brinca com as possibilidades de um mundo surreal. A personagem principal, chamada apenas de “garota”, acorda em um mundo fantástico e não se lembra de nada sobre sua vida. A missão do jogo é recuperar suas lembranças, que nem sempre são positivas. A trama tem, ainda, o poder de mostrar como é importante superar o passado e, por sua interatividade, mostra que existem muitas formas de enfrentar uma situação.
Disponível no Steam.
Tell Me Why
Desenvolvido pelos mesmos criadores de Life Is Strange, a Dontnod Entertainment apostou em uma nova história em capítulos em que você é responsável pelas escolhas dos personagens. A trama mostra o reencontro dos gêmeos idênticos Tyler e Alyson Ronan, que perderam a mãe ainda jovens. Depois de 10 anos desse acontecimento, os irmãos voltam a sua cidade natal para vender a casa onde moravam. Com isso, lembranças sobre sua problemática mãe vêm à tona. Entre os desafios do jogo está desvendar as memórias dos personagens, que têm suas próprias perspectivas dos fatos. Entre os conflitos, Tyler quer entender o que fazia sua mãe rejeitá-lo ainda quando criança por ser um menino trans. As escolhas também influenciam no desfecho do jogo e podem mudar tudo.
Disponível para Xbox, Microsoft e Steam.
5 videogames para pensar sobre a sociedade atual publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário