Ok, estudante! Vamos combinar que a eleição nos Estados Unidos é complexa. No GUIA, nós já mostramos 4 passos para entender as eleições americanas. Mesmo assim, desta vez, vamos explicar com a ajuda valiosa dos memes. Agora vai!
Funciona assim: o eleitor norte-americano vota no seu candidato, mas na verdade os votos são encaminhados para os chamados delegados do Colégio Eleitoral do estado no qual ele vota. É uma eleição indireta.
Os delegados compõe o Colégio Eleitoral nacional, formado por 538 representantes. Estes delegados, por sua vez, irão representar os eleitores do estado. O candidato precisa de 270 delegados (maioria mínima) para se decretado como vencedor.
Isso significa que nem sempre o candidato que recebe mais votos da população é eleito. Esse é o ponto que o brasileiro costuma estranhar.
os brasileiros nessa eleição dos estados unidos pic.twitter.com/Yrtf03sqbP
— 𝐞𝐥𝐥𝐚 | : o rei perverso (@mukecolxrs) November 4, 2020
Além disso, o voto não é obrigatório e pode ser feito nos Correios.
Já na eleição para presidente do Brasil, vence o candidato que tem mais de 50% dos votos válidos.
Por aqui, votamos em uma urna eletrônica e o resultado sai em algumas horas.
Para contar os votos por cédula em todos os estados americanos e os votos dos Correios, a definição do novo presidente americano pode demorar.
Chega a vacina do coronavírus, mas não chega o resultado das eleições dos Estados Unidos. #Elections2020 #Election2020 pic.twitter.com/DJfZxGws9B
— João Luiz (@joaoluizval) November 4, 2020
Ficou mais claro? Comente nas redes sociais do @guiadoestudante ou indica um meme que faltou nessa lista
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.
Memes têm a melhor explicação das eleições nos EUA publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário