Em uma boa partida de xadrez não faltam estratégias, reflexão, raciocínio lógico, paciência e muita análise. O esporte ajuda a desenvolver uma série de habilidades cognitivas e ganhou destaque nos últimos dias com o sucesso da nova série da Netflix, Gambito da Rainha.
Por isso, GUIA separou alguns filmes e documentários sobre xadrez para quem se interessa pelo tema, gostou da obra ou quer saber mais sobre a prática.
Ainda não viu a série? Não se preocupe. Também contamos um pouquinho sobre ela no final da lista de dicas. Vem ver:
Rainha de Katwe (2016)
Nesse filme da Disney inspirado em uma história real, uma jovem de Uganda, Phiona Mutesi, enfrenta diversas dificuldades financeiras no dia a dia, mas sua vida muda depois que conhece o xadrez e descobrem que ela é um prodígio.
A obra conta com a atuação de Lupita Nyong’o, vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel em 12 Anos de Escravidão. Veja aqui como usar o filme para desenvolver seu repertório na prova de redação.
O Dono do Jogo (2014)
Baseado em uma história real, o filme conta a história de Bobby Fischer, um grande campeão norte-americano de xadrez. Além de sua trajetória no esporte, a obra aborda a disputa entre Fischer e o russo Boris Spassky no Campeonato Mundial de 1972. Em plena Guerra Fria, a partida entre as duas potências da época, Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi transmitida pela TV e ficou conhecida como “o match do século”.
Disponível no YouTube.
Bobby Fischer Contra o Mundo (2011)
Essa obra também fala sobre a lenda Bobby Fischer. É uma boa opção para quem gostar do filme e quiser conhecer melhor a história do enxadrista. O documentário conta com depoimentos de especialistas na área e aprofunda os acontecimentos do campeonato de 1972 e as polêmicas que envolveram a vida de Fischer.
Disponível no YouTube.
Lances Inocentes (1993)
Um menino de sete anos demonstra uma grande habilidade para o xadrez, mas seus pais ficam na dúvida entre incentivar o desenvolvimento de seu talento ou cuidar para que ele viva uma infância “normal”, envolvido com outros esportes e brincadeiras.
Game Over: Kasparov e a Máquina (2003)
Em 1997, Garry Kasparov, um grande mestre russo e ex-campeão mundial de xadrez, disputou uma partida histórica contra um supercomputador da IBM, o Deep Blue. Além de ser bem interessante para entender melhor a história do xadrez, o documentário é ideal para quem curte estudar os avanços da inteligência artificial.
O Sétimo Selo (1956)
Nesse filme sueco baseado em uma peça de teatro, um cavaleiro da Idade Média volta das Cruzadas e se depara com a personificação da Morte, que deseja levá-lo com ela. Para ganhar tempo, ele a convida para uma partida de xadrez que definirá seu futuro.
Disponível no YouTube.
++ Pôr em cheque ou pôr em xeque?
++ Games: 5 jogos sobre atualidades como a pandemia e identidade de gênero
Bônus
O Gambito da Rainha (2020)
O novo sucesso da Netflix se passa nos anos 50 e conta a história de uma menina que aprende a jogar xadrez no orfanato e se mostra um prodígio no esporte. Suas habilidades a destacam – ela consegue derrotar vários jogadores ao mesmo tempo! –, mas precisa enfrentar o vício e o machismo do meio para se tornar a maior do mundo.
Um spoiler: Beth Harmon consegue seu objetivo, de enfrentar os russos em Moscou, em plena Guerra Fria. É interessante notar um clima de diplomacia e talvez até simpatia popular, para além das declarações armamentistas.
Uma curiosidade: Garry Kasparov foi consultado pela produção da série para que nenhuma gafe em relação aos jogos fosse cometida.
Disponível na Netflix.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.
Xadrez: 6 filmes para quem gostou de “Gambito da Rainha” publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário