APRENDA VIOLÃO AQUI

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Oscar 2019: Spike Lee lembra escravidão em discurso

Spike Lee roubou a cena durante o Oscar 2019, realizado na noite do último domingo, 24, ao fazer um discurso emocionante de agradecimento de Melhor Roteiro Adaptado por “Infiltrado na Klan”.

O cineasta pediu para que não cortassem o microfone, enquanto ele estivesse falando. Depois disso, ele lembrou a escravidão nos Estados Unidos, e a violência contra negros e povos indígenas.

Spike Lee falou sobre escravidão e violência contra negros e indígenas nos EUA

A ‘cereja do bolo’ foi quando Lee disse que as mulheres de sua família, que “lutaram para sobreviver e me levaram até a universidade”.

“Hoje é 24 de fevereiro, o mês mais curto do ano. Também é o mês do ano da história negra. 1619… Há 400 anos nós fomos roubados da África e trazidos para a Virginia, escravizados. A minha avó, que viveu até 100 anos de idade, apesar de sua mãe ter sido escrava, conseguiu se formar. Ela viveu anos com seu seguro social, e conseguiu me levar para a universidade NYU. Diante do mundo, eu gostaria de reverenciar os ancestrais que construíram esse país, e também os que sofreram genocídios. Os ancestrais que vão ajudar a voltarmos a ganhar nossa humanidade”, declarou.

Por fim, Spike Lee fez um pedido ao público, em tom de protesto: “As eleições de 2020 estão chegando, vamos pensar nisso. Vamos nos mobilizar, estar do lado certo da história. É uma escolha moral. Do amor sobre ódio. Vamos fazer a coisa certa”.

“A minha mãe está em algum lugar aqui, te amo. Quero agradecer à minha família, obrigado por tudo. Meu pai não me viu conseguir tudo isso, mas está me vendo em algum lugar do céu. Eu fico muito agradecido a todos vocês, todos da academia, todos que passaram por esse caminho. Talvez eu não tenha sido a escolha óbvia, mas funcionou no fim. Obrigado ao Queen, por permitir que eu fizesse parte desse grande legado, serei eternamente grato. Nós fizemos um filme sobre um homem gay imigrante que viveu sem pedir desculpas. E estar aqui homenageando ele comprova que temos que homenagear pessoas assim. Eu também sou um imigrante. Parte da minha história está sendo escrita agora e eu não podia estar mais grato a cada um de vocês”.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Veja também: Oscar 2019: Confira os memes que marcaram a premiação

Oscar 2019: Spike Lee lembra escravidão em discurso publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário