APRENDA VIOLÃO AQUI

terça-feira, 30 de abril de 2019

Folha: Globo manda ignorar entrevista de lula; emissora nega

Jornalistas da Globo tiveram uma orientação da direção da emissora para ignorar a entrevista dada pelo ex-presidente Lula na Polícia Federal, na última sexta-feira, 26, em Curitiba, aos jornais “Folha de S.Paulo” e “El Pais”, nas figuras de Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Jr, segundo a coluna da jornalista Cristina Padiglione, no jornal Folha de São Paulo.

Folha: Globo manda ignorar entrevista de lula; emissora nega

Procurada pela jornalista para comentar o caso, a Globo, por meio de sua assessoria de comunicação, negou qualquer orientação nesse sentido, sem contudo justificar a ausência da notícia em seus telejornais.

“Fato é que o assunto, que esteve entre os mais comentados nas redes sociais na sexta e alcançou as páginas de publicações internacionais  como “The New York Times”, “Washington Post”, “Le Monde”, “Le Figaro”, “Clarín”, não foi mencionado por noticiário algum da emissora nem no portal G1 nem na GloboNews, seja em reportagens ou comentários de colunistas”, apontou Cristiana Padiglione.

Veja também: Mônica Bergamo: ‘Entrevista de Lula foi ROMBO na censura do país’

Veja também: Lula à Folha: ‘Tenho obsessão de desmascarar o Moro’

Folha: Globo manda ignorar entrevista de lula; emissora nega publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Amsterdã proíbe tours guiados no famoso bairro da Luz Vermelha

A prefeitura de Amsterdã declarou guerra o turismo de massa. Depois de remover o famoso letreiro “I Amsterdam” da Museumplein no final do ano passado, agora o alvo e o Red Light District (bairro da Luz Vermelho).

A partir de 1ª de janeiro de 2020, a administração da capital holandesa vai proibir os tours guiados no local. As informações são da Deutsche Welle.

As novas medidas da prefeitura de Amsterdã entram em vigor a partir de 1ª de janeiro de 2020

A medida, segundo a prefeitura, é para promover o respeito as prostitutas que trabalham na região e pôr fim a problemas causados por turistas.

“Não é mais aceitável ver os trabalhadores do sexo como uma atração turística”, disse o vereador Udo Kock. Segundo ele, os turistas costumam ser inconvenientes, fazem muito barulho e jogam lixo no chão nas ruas da região.

facilite]
8 países para viajar apenas com o seu RG
[/facilite]

A prefeitura também anunciou que vai reduzir de 20 a no máximo 15 pessoas o tamanho de grupos em passeios guiados no centro histórico e proibiu tours na região depois das 19h, incluindo fins de semana.

Turistas terão ainda que pagar uma taxa de entretenimento

Turistas terão ainda que pagar uma taxa de entretenimento, mas o valor ainda não foi divulgado.

Atualmente cerca de dez grupos guiados passam por hora na Oudekerksplein, o coração do bairro da Luz Vermelha. Em horários de pico, esse número pode chegar a 48.

Veja também: 5 acomodações nada convencionais para se hospedar em Amsterdã

Amsterdã proíbe tours guiados no famoso bairro da Luz Vermelha publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



MG: Pastor é preso por abusar de mulher durante ‘cura espiritual’

Um pastor evangélico, de 44 anos, foi preso em Uberlândia (MG) sob a acusação de abusar de uma mulher durante um trabalho “espiritual”.

MG: Pastor é preso por abusar de mulher durante ‘cura espiritual’

Pelo menos quatro mulheres teriam sido vítimas do suspeito que dizia “expulsar demônios” e para isso acariciou as partes íntimas de uma das vítimas.

A prisão foi anunciada em entrevista, na segunda-feira, 29, pela delegada Ana Cristina Marques Bernardes, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Uberlândia. O pastor foi para a cadeia na última sexta, 26, após ter a prisão decretada pela Justiça.

COMO AGIR EM CASO DE ASSÉDIO SEXUAL

“Achamos necessário pedir a prisão por existirem várias vítimas. Ele praticou a conduta de mesma natureza mais de uma vez. Até ser preso, ele continuava com os cultos, influenciando vítimas. Entendemos que a ordem pública estava comprometida”, ressaltou a delegada, esclarecendo a motivação da prisão preventiva.

A vítima que denunciou o pastor, após gravar conversas com ele, por incentivo de uma amiga, estava passando por problemas pessoais com o fim do seu casamento, que inclusive foi realizado na igreja do pastor preso.

Diante da situação, ele propôs a fiel uma cura espiritual por meio de um processo de unção. Nesse procedimento, o homem tocou as partes íntimas da mulher. A primeira vez em que a situação ocorreu foi em dezembro de 2018.

A vítima só procurou a polícia neste ano, após ser aconselhada por uma amiga, quando o pastor fez uma nova proposta de “cura”.

“Ele fez uma proposta para a vítima tirar fotos nuas. Ela conseguiu gravar a conversa, trouxe os registros, fez o boletim de ocorrência e pediu providências”, revelou a delegada.

Veja também: Bispo assedia Ariana Grande durante funeral de Aretha Franklin

Veja também: Saiba como agir em caso de assédio sexual

MG: Pastor é preso por abusar de mulher durante ‘cura espiritual’ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Wes Anderson ganha retrospectiva com entrada gratuita no MIS

Entre os dias 8 e 12 de maio, o público poderá ver (ou rever) todos os filmes da carreira do diretor norte-americano Wes Anderson, que completa 50 neste mês. O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza uma mostra retrospectiva da obra do diretor que completa 50 anos em maio. Vencedor de diversos prêmios de cinema, o norte-americano é conhecido por um traço estético único nas telas que o distingue largamente dos demais diretores de sua geração.

Wes Anderson

Desde os primeiros filmes de sua carreira, passando pelo que o deixou conhecido mundialmente, “Os excêntricos Tenenbaums”, até o filme pelo qual recebeu duas indicações ao Oscar (de Melhor Direção e Melhor Filme), “O Grande Hotel Budapeste”, passando por animações como “O Fantástico Sr. Raposo” e “A Ilha dos Cachorros”, seu último filme, serão exibidos no Museu.

Confira a programação completa:

08 de maio, quarta-feira | Auditório MIS (172 lugares)

16h – Pura Adrenalina (Bottle Rocket, 1996, EUA, 92min”, dir. Wes Anderson, policial, comédia, Blu-Ray, 14 anos )
18h – Três É Demais (Rushmore, 1998, EUA, 89”, dir. Wes Anderson, comédia, DVD, 14 anos)
20h – Os Excêntricos Tenenbauns (The Royal Tenenbaums, 2001, EUA, 110”,dir.Wes Anderson, Comédia , Drama, DVD, 14 anos)

09 de maio, quinta-feira | Auditório MIS (172 lugares)

16h – O Fantástico Senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox, 2009, EUA, 87”, dir.Wes Anderson, aventura, comédia, Blu-Ray, 10 anos)

20h – Grande Hotel Budapeste
(The Grand Budapest Hotel, 2014, dir.Wes Anderson, EUA/Alemanha, 100”, Comédia, 14 anos)

18h – Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, 2012, , dir.Wes Anderson, EUA, 94”, Comédia, Drama, Blu-Ray, 12 anos)

10 de maio, sexta-feira | Auditório LABMIS (66 lugares)

17h30 – Hotel Chevalier (Hotel Chevalier, 2007, EUA/França, 13”, dir. Wes Anderson, drama/romance, digital, 14 anos) e Viagem a Darjeeling – (The Darjeeling Limited, 2007, EUA, 107”, dir. Wes Anderson, drama, comédia, digital, 14 anos)

20h – Ilha dos Cachorros (Isle Of Dogs, 2018, Alemanha, EUA, 102 min”, dir. Wes Anderson, animação, aventura, Blu-Ray, 12 anos)

11 de maio, sábado | Auditório LABMIS (66 lugares)

16h – Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001, EUA, 110”,dir.Wes Anderson, Comédia , Drama, DVD, 14 anos)
18h – A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic With Steve Zissou, 2005, EUA, 119”, Wes Anderson, aventura, comédia, DVD, 14 anos)
20h15 – Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, 2012, , dir.Wes Anderson, EUA, 94”, Comédia, Drama, Blu-Ray, 12 anos)

12 de maio, domingo | Auditório MIS (172 lugares)

15h – Ilha dos Cachorros (Isle Of Dogs, 2018, Alemanha, EUA, 102 min”, dir. Wes Anderson, animação, aventura, Blu-Ray, 12 anos)
17h – O Fantástico Senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox, 2009, EUA, 87”, dir. Wes Anderson, aventura, comédia, Blu-Ray, 10 anos)
19h – Hotel Chevalier (Hotel Chevalier, 2007, 13”, EUA, FR, dir. Wes Anderson, drama/romance, DVD, 14 anos) e Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014, dir.Wes Anderson, EUA/Alemanha, 100”, Comédia,Drama, Blu-Ray, 14 anos)

Wes Anderson ganha retrospectiva com entrada gratuita no MIS publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Dicas para aprender inglês e fazer um intercâmbio

Defensores públicos lançam campanha pelos direitos das mulheres

Circo Voador dá 50% de desconto no ingresso em todos os shows!

Um amor chamado: Lapa! A badalação no Rio de Janeiro é garantida por lá, e o que pouca gente sabe é que rolam shows no Circo Voador com desconto de 50% nos ingressos o ano todo. Os valores variam, mas levando 1 kg de alimento você paga meia-entrada.

A lona cultural mais bonita da cidade já recebeu grandes nomes da música brasileira e internacional, e continua sendo palco de apresentações históricas.

Veja a lista que a Catraca Livre preparou com as próximas atrações do Circo, avisa geral e se joga!

  • 1. Academia da Berlinda + Bixiga 70

    No primeiro fim de semana de maio, duas forças da natureza se reúnem em uma noite absurdamente dançante: Academia da Berlinda e Bixiga 70! Direto de Pernambuco, a primeira comemora 15 anos de estrada revisitando seu repertório, que mistura tudo que é bom: frevo, coco, maracatu, cavalo marinho, ciranda, forró, cumbia, afrobeat e carimbó.

    Para completar a noite, o Bixiga 70 apresenta seu terceiro disco, “Quebra-Cabeça”. Uma porrada sonora que leva a outro nível a mistura das raízes brasileiras com o funk, o reggae, o afrobeat e o soul!

    Antes e depois dos shows, o DJ TioPensamento também coloca todo mundo para dançar.

    Quando? Dia 3 de maio | A partir das 23h
    Quanto? A partir de R$ 50 (ingresso solidário)

  • 2. Johnny Hooker

    Johnny Hooker volta ao Circo para exorcizar em alto e bom som todas as mágoas com mais um dose do show “Coração”. Lançado em 2017, o álbum é cheio de hits: “Flutua”, “Touro”, “Caetano Veloso”, “Corpo Fechado”, só pra citar alguns. A noite arrebatadora promete tudo isso e, claro, outros sucessos!

    O cantor sobe ao palco acompanhado de sua super trupe formada por Artur Dantas (teclados e violões), Felipe Rodrigues (guitarras), Thiago Duarte (percussão), Joana Cid (baixo), Eduardo Guerra (bateria), Neris Rodrigues (trombone), Alan Ameson (trompete).

    Quando? Dia 4 de maio | A partir das 22h
    Quanto? A partir de R$ 60 (ingresso solidário)

Demais, né? Garanta seu ingresso!

Circo Voador dá 50% de desconto no ingresso em todos os shows! publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Filmes de suspense na Netflix: melhores estreias de Maio

Já sabe o que vai fazer esses dias? Que tal relaxar em casa e assistir um bom filme?

A Netflix anunciou três estreias que chegam em Maio e que vão alegrar os amantes dos filmes de suspense.

O primeiro é “Jogo do Dinheiro”. Um filme de 2016 dirigido por Jodie Foster e que tem no elenco nomes como George Clooney, Julia Roberts e Jack O’Connell.

A trama se passa em uma famosa emissora de TV. Lee Gates (George Clooney) apresentador do  “Money Monster”, dá dicas sobre o mercado financeiro de uma forma carismática e descontraída.

Um dia, um invasor (Jack O’Connell) armado entra no meio do programa ao vivo e obrigada Lee a vestir um colete cheio de bombas.

Patty Fenn (Julia Roberts), produtora do programa, tenta tirar a programação do ar, mas é impedida pelo homem que ameaça matar o apresentador caso ela tome tal decisão.

A partir daí a trama ganha corpo e muita tensão. Com a audiência que não para de subir, todos desejam saber o desfecho dessa história que surpreende o espectador.

Veja também: Dicas imperdíveis de filmes de suspense para ver em casa

Outros dois filmes de suspense que chegam também em Maio são:

“Truque de mestre” e “Truque de mestre o segundo ato”.

Essa sequência é para você que adora suspense, mas que também ama mágica e ilusionismo.

“Truque de mestre” fala de um grupo de ilusionistas liderado por Daniel Atlas (Jesse Eisenberg). Eles lotam teatros e fazem sucesso com seus truques que deixam o público em êxtase.

O grupo que apresenta números que envolvem assaltos a bancos, passa a planejar truques ainda mais ambiciosos. Consegue imaginar?

Os crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) decida capturá-los de qualquer forma.

A partir daí a trama se desenrola permeada de suspense e muita ação.

O segundo filme dessa sequência segue a linha do primeiro.

Contudo, um novo ator conhecido do grande público, entra na trama. Daniel Radcliffe, famoso por seu papel como “Harry Potter”.

“Truque de mestre o segundo ato” coloca o grupo de ilusionistas pronto para um novo desafio. Será que eles conseguirão cumprir com os novos objetivos?

Esses filmes tem uma boa dose de suspense e muita ação.

Bom divertimento!

Veja também: 46 filmes, séries e documentários entram em maio na Netflix

Filmes de suspense na Netflix: melhores estreias de Maio publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Justiça de SP nega pedido de Bolsonaro para receber indenização

Justiça de São Paulo rejeitou pedido do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para receber indenização do apresentador Marcelo Tas, que em 2017 o chamou de racista, preconceituoso e homofóbico.

Justiça de SP nega pedido de Bolsonaro para receber indenização de Marcelo Tas

A juíza Mariana de Souza Neves Salinas, afirmou que Tas apenas exerceu seu direito de expressão e não ofendeu o presidente, em sua decisão desta segunda-feira, 29.

Bolsonaro processou Marcelo Tas e pediu a condenação do apresentador por danos morais e injúria além do pagamento de indenização de R$ 20 mil. Bolsonaro queria também que a Justiça obrigasse Tas a não repetir os adjetivos usados para se referir a ele, visando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Mariana Souza Neves não concordou e considerou em sua decisão que o apresentador “apenas expressou livremente seu pensamento a respeito do tema, utilizando linguagem coloquial, sem a intenção de ofender ou injuriar”. Para a juiza, o pedido de Bolsonaro é improcedente e por isso decidiu extinguir o processo.

A ação foi motivada por uma entrevista de Tas ao canal do jornalista Rica Perrone, publicada no YouTube em julho de 2017. Na ocasião, o entrevistado afirmou que “o Bolsonaro é racista, é preconceituoso, é homofóbico”, mas ponderou que tinha respeito por ele, pelo fato de ser, na época, deputado federal.

Justiça de SP nega pedido de Bolsonaro para receber indenização publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Justiça concede regime semiaberto a Alexandre Nardoni

A Justiça concedeu o regime semiaberto ao detento Alexandre Alves Nardoni, condenado a 30 anos e dois meses de prisão pela morte da filha Isabella, em março de 2008.

Depois de Ana Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni consegue na Justiça regime semiaberto

A decisão é da juíza Sueli Zeraik, da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté.

O Ministério Público informou que vai recorrer da decisão que permite Nardoni trabalhar fora da unidade durante o dia e voltar para unidade somente para dormir.

A juíza considerou na decisão que Alexandre tem comportamento carcerário considerado ótimo, ponderou que ele tem vínculos familiares estruturados e planos para o futuro que apontam para uma retomada gradual da vida pessoal, profissional e familiar, segundo informações do G1.

Tanto Alexandre, quanto a madrasta de Isabella, Anna Carolina Jatoba, sempre negaram ter matado a criança, na época do crime, com cinco anos. Isabella morreu em março de 2008 após cair da janela do apartamento do pai, em São Paulo.

Ana Carolina está em regime semiaberto desde 2017. A primeira saída de Alexandre Nardoni está prevista para o Dia dos Pais, porque de acordo com a legislação ele só pode sair da prisão um mês após a decisão favorável para o regime semiaberto. Jatobá sairá no dias das mães, Nardoni não.

Veja também: Mãe de Isabella Nardoni publica foto do filho recém-nascido

Veja também: Suzane Richthofen e Anna Carolina Jatobá são liberadas

Justiça concede regime semiaberto a Alexandre Nardoni publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Saiba como ganhar dinheiro como motorista de aplicativo

A procura por emprego não tem levado você muito longe pela escassez de vagas? Calma: há outros caminhos para a sua composição de renda. Por sinal, eles podem ser mesmo trilhados ao volante de um veículo. Assim, muita gente tem optado por ser motorista de aplicativo.

Muita gente usa o trabalho de motorista de aplicativo como complemento de renda

Nesse tipo de trabalho, a atuação é como profissional autônomo, sem vínculo empregatício.

E se, por um lado, há vantagens como a flexibilização de horário, de outro é necessário obedecer a algumas exigências para estar apto para a função.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) é a primeira delas. Também são exigidos CPF e licenciamento do veículo.

O perfil do operador, por sinal, costuma ser submetido à análise de histórico a partir de base pública de dados, como informa a 99. Nessa plataforma, ao fazer seu cadastro eletrônico, o motorista precisa enviar uma fotografia segurando a própria CNH.

A cidade de São Paulo tem uma legislação específica para ser motorista de aplicativo. É necessário obter o Conduapp (Cadastro Municipal de Condutores).

As obrigatoriedades também dizem respeito ao veículo. Na 99, ele precisa ser um carro de quatro portas e data de fabricação a partir de 2010. E estar devidamente licenciado.

Carro emprestado

A Uber, por sua vez, diferencia o tipo de auto requerido de acordo com o serviço prestado. Para o uberX, categoria mais popular de viagem, o carro tem de ser modelo 2008 ou mais novo e possuir quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

Os interessados em se cadastrar na Uber podem usar um carro próprio, de outra pessoa ou ainda alugado, desde que esteja licenciado.

As plataformas oferecem assistência e suporte de segurança 24 horas aos usuários.

O serviço de inteligência da 99 mapeia riscos nas áreas em que trafega o motorista. A Uber verifica informações pessoais dos usuários, que avaliam os condutores ao final do serviço prestado.

As empresas têm mudado suas fórmulas de cobrança para aumentar os ganhos do condutor de acordo com o tempo e a distância da corrida.

Também já existem apps para públicos mais específicos, como o Lady Diver, que trabalha só com mulheres ao volante, e o Cabify, que foca mais o usuário executivo e utiliza carros de alto padrão.

Acompanhe nossa série especial sobre o #EmpreendedorismoReal. Nela, você encontra dicas de especialistas para abrir seu negócio e histórias de quem já se tornou um empreendedor.

Leia também: Como abrir uma empresa de sucesso? Confira dicas para empreender

Saiba como ganhar dinheiro como motorista de aplicativo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Roma, a ‘affascinante’ e romântica ‘Cidade Eterna’

Roma é colírio para amantes de arquitetura e arte

Beth Carvalho morre aos 72 anos no Rio de Janeiro

Após dois meses internada, a cantora Beth Carvalho morreu nesta terça-feira, 30, aos 72 anos de idade.

A sambista apresentou seu último show em outubro do ano passado, no Oktoberfest Rio. Durante toda a apresentação, ela permaneceu deitada numa cama. Beth Carvalho enfrentava problemas na coluna que limitavam sua locomoção.

Beth Carvalho morre aos 72 anos

O empresário da sambista, Afonso Carvalho, emitiu comunicado oficial, divulgado pelo EXTRA.

“Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de “Andança”, até chegar a Marte com “Coisinha do Pai”, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento”, diz o comunicado.

Beth Carvalho morre aos 72 anos no Rio de Janeiro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Globo: Carlos Bolsonaro briga com o pai e age como adolescente

Notícias divulgadas pelos jornais já indicavam que Carlos Bolsonaro ficou enfurecido com os elogios de seu pai ao general Mourão e as críticas ao filósofo Olavo de Carvalho.
Divulgou-se inclusive que Carlos teria mudado as senhas para impedir o acesso de Jair Bolsonaro ao Twitter.
Seu perfil ficou vários dias sem ser atualizado.
A situação, segundo o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, seria pior do que parece.

Carlos Bolsonaro está há oito dias sem conversar com o pai.

Desde que começaram os ataques a Hamilton Mourão nas redes sociais, Carlos não atende aos telefonemas de Jair, que insiste diariamente na reconciliação.

Globo: Carlos Bolsonaro briga com o pai e age como adolescente publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Ambev troca letras de cerveja por consumo consciente de álcool

Tentar fazer o quatro e tropeçar. Enxergar dobrado. Esses são indicativos de que alguém bebeu além da conta. Agora imagine essa pessoa ao volante e o estrago que ela pode causar. Foi para alertar sobre os riscos do excesso de bebidas alcoólicas que uma companhia criou um “método”, em prol do consumo consciente.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Agora, atenção ao nome da cervejaria que empreendeu essa ação: Amebv. Leia de novo. Opa! Melhor não dirigir, então.

Pois essa é a sacada da campanha, assinada pela agência Sunset DDB. E a cervejaria em questão é, na verdade, a Ambev.

Leia com cuidado; e, se beber, não dirija

A estreia da campanha se deu no domingo, 28 de abril, com inserções na transmissão da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, na TV Globo. Sem explicações prévias, o logo da marca Brahma foi divulgado como “Bhamra”.

Enquanto isso, nos perfis das redes sociais das marcas Skol, Budweiser, Stella Artois e Antarctica, as letras de seus logos também foram trocadas, deixando seus seguidores meio zonzos.

Letras do rótulo trocadas para defender o consumo consciente de bebidas alcoólicas

Dessa forma, perceberam que um estado ainda que levemente alterado da percepção não é o ideal para exercer atividades como se tudo estivesse na mais perfeita ordem.

Afinal, é o consumo consciente de bebidas alcoólicas que manda a letra.

Leia também: Para combater violência sexual, caixa de camisinhas só abre a 4 mãos

Ambev troca letras de cerveja por consumo consciente de álcool publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Após discussão aluno mata coordenador de escola a tiros e foge

Um aluno do Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso (GO), matou o coordenador da escola a tiros após uma discussão nesta terça-feira, 30.

Após discussão aluno mata coordenador de escola a tiros e foge

Segundo informações da Polícia Militar do município, o estudante do 2º ano do ensino médio teria tido uma discussão com uma professora pela manhã, voltou à tarde armado e disparou contra o educador, que teria apartado a confusão ocorrida mais cedo.

A vítima levou quatro tiros, segundo a Polícia Militar de Goiás, e foi identificada apenas como Júlio até o momento. Ele teria sido atingido nas costas.

PORTE DE ARMAS: ENQUANTO BRASIL LIBERA, NOVA ZELÂNDIA RESTRINGE

O caso aconteceu por volta das 15h, no município que fica a 35km de Brasília. A Polícia Militar faz buscas na região para achar o atirador. As primeiras informações são de que houve pânico e correria no colégio.

Às 16h30, a Polícia Civil estadual disse que o suspeito já foi identificado, mas ainda não foi apreendido.

Veja também: Suzano e Nova Zelândia : o texto mais emocionante contra o ódio

Após discussão aluno mata coordenador de escola a tiros e foge publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Juiz manda guru de Bolsonaro pagar para processar Dimenstein

A Justiça recusou o pedido do filósofo Olavo de Carvalho para processar o jornalista Gilberto Dimenstein.

Se quiser iniciar o processo terá de desembolsar R$ 16 mil reais.

Isso porque como ele não mora no Brasil, terá de manter um dinheiro na Justiça como pagamento de caução como garantia caso perca o processo.

Ou então comprovar que ele tem imóvel no Brasil.

Motivo do processo: o jornalista Gilberto Dimenstein mostrou a situação financeira de Olavo de Carvalho, revelando documentos que mostram com irregularidades com impostos no Brasil e nos Estados Unidos.

Além de pedir que a matéria saia do ar imediatamente, o filósofo quer uma indenização de R$ 80 mil.

Mas a Justiça recusou, pedindo mais documentos e o pagamento da caução.

Conheça a reportagem

Esse documento acima mostra que o filósofo Olavo de Carvalho, guru da família Bolsonaro, tem problemas com a Receita Federal.

Sua empresa – Olavo de Carvalho Produções – é classificada pela Receita Federal como inapta.
Motivo: omissão de declarações.
Outros documentos mostram que ele  nem sempre omitiu declarações de renda.

A empresa de filósofo tem as mais diferentes funções. Até administração de atletas,

A situação de Olavo de Carvalho também tem problemas nos Estados Unidos, onde ele vive.

Ele próprio admite ao pedir socorro aos amigos e leitores.

Mas Olavo de Carvalho não detalha quanto deve.

Nem como chegou a dever para o governo americano e hospitais.

Começa com a posição de vítima para sensibilizar os doadores: “acossados por uma rede internacional de caluniadores e difamadores, recebemos ainda uma cobrança monstruosa de despesas médicas e impostos”.

O que tem a ver a “rede internacional de caluniadores” com as dívidas?

Eles influenciaram o governo americano a cobrar impostos atrasados do filósofo?

Um jornalista do Estadão tentou entrevistar Olavo de Carvalho.

Mas o filósofo preferiu o ataque.

Um tal de Gregory, do Estadão, pediu entrevista sobre as dívidas. Respondi-lhe o seguinte:

Vagabundo intrometido. Minhas aulas você não quer acompanhar, mas qualquer dificuldade financeira minha deixa gente como você sexualmente excitada. Vá à merda. NUNCA MAIS direi uma palavra a qualquer órgão dessa mídia brasileira criminosa. Olavo de Carvalho.

Há mais um detalhe: ele mora nos Estados Unidos há muitos anos.

E mesmo assim não tem uma conta bancária no país?

Basta ver que ele só apresenta a conta de sua mulher, Roxane.

Juiz manda guru de Bolsonaro pagar para processar Dimenstein publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Dating: Facebook lança Tinder próprio no Brasil

Nesta terça-feira, 30, o Facebook anunciou o lançamento de uma nova ferramenta a ser usada em sua plataforma de encontros chamada “Dating” – uma espécie de Tinder, Happn e Grindr próprio da rede social.

A ideia é que o recurso para você encontrar crushs passe a funcionar em mais 14 países. E já podem comemorar: o Brasil é um deles! A novidade já estava disponível até agora na Colômbia, Tailândia, Argentina, México e Canadá.

Versão própria do Facebook para o Tinder chegará no Brasil

O “Dating” não precisa de um aplicativo separado. Ele passará a funcionar nos próximos dias para quem atualizar o  Facebook no celular.

Porém, vale ressaltar que o usuário não estará automaticamente inserido na plataforma por ter uma conta no Facebook. Ele entrará somente se quiser. Após fazer o cadastro, o “Dating” irá sempre colocar na sua janela principal opções sugeridas de perfis que combinam com você.

Veja também: Aprenda a educar suas redes sociais em 6 dicas

Dating: Facebook lança Tinder próprio no Brasil publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Como prevenir e combater piolho em crianças e adultos

Aglomerações são propícias a infestações de piolhos

Difícil passar pelos primeiros anos letivos ileso a piolho. Que mãe ou pai não ficou de cabelo em pé diante de uma infestação na escola do filho? E o alarde não é para menos, se uma única criança for afetada, uma turma inteira pode sofrer infestação.

E por que piolhos são mais comuns na cabeça dos pequenos? A explicação é simples, é que a propagação se dá por meio de contato direto, sendo a aglomeração em escolas e creches a situação propícia para esses parasitas se proliferarem.

No couro cabeludo, esses pequenos insetos se alimentam de sangue e depositam seus ovos, as chamadas lêndeas, aqueles pontinhos brancos que ficam agarrados aos fios de cabelo. Em, no máximo 10 dias, esses ovos eclodem dando início à infestação, que apresenta os primeiros sinais com a coceira intensa.

A dermatose causada pelos piolhos é chamada de pediculose e há dois tipos: a pediculose do corpo e a pediculose do púbis (“chato”). Essa última pode ser adquirida via sexual.

Como os piolhos não são fáceis de tratar, já que eles se multiplicam muito rapidamente, prevenir uma infestação pode evitar muitos problemas. Vamos listar a seguir algumas medidas simples:

Como prevenir piolhos e evitar infestação

  • Examine com frequência a cabeça de crianças;
  • Não compartilhe itens que tocam a cabeça como pentes, toalhas, grampos, chapéus, capacetes e fones de ouvido;
  • Troque roupas de cama rotineiramente;
  • É recomendável mandar à escola crianças com os cabelos presos;
  • Não armazene roupas que possivelmente estejam infestadas de piolhos ou travesseiros, cobertores em armários;
  • Mantenha escovas de cabelos ou outros utensílios submersos em água quente por 10 minutos. (Piolhos morrem em menos de 48 horas sem se alimentar de sangue).

MÃE MOSTRA FILHA COM INFESTAÇÃO DE PIOLHOS E VÍDEO VIRALIZA

Como tratar piolho

Piolhos se instalam na base do cabelo, onde se alimentam de sangue
  • Roupas e utensílios pessoais de pano usados nas últimas 48 horas devem ser lavados com água em temperatura acima de 50 graus Celsius e/ou secados em máquinas de secar roupas nas mais altas temperaturas;
  • Pentear o cabelo molhado com pente fino para retirada das lêndeas;
  • Medicação oral, apenas se orientada por um médico;
  • É fundamental o tratamento dos familiares. Raramente é necessário o corte de cabelos de pessoas acometidas.

Ainda é recomendado que continue a examinar a cabeça de crianças por duas ou três semanas após o fim do tratamento para certificar-se de que o problema tenha sido, de fato, controlado.

Veja também: Piolho chato: prevenção deve ser feita com higiene íntima

Como prevenir e combater piolho em crianças e adultos publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Petições mobilizam 177 mil por cursos de filosofia e sociologia

A notícia de que o governo poderá reduzir investimentos em cursos da área de humanas, como filosofia e sociologia, nas universidades federais, caiu como uma bomba para professores, alunos e associações acadêmicas. O descontentamento pode ser medido pelo volume de apoiadores de dois abaixo-assinados contra a proposta, criados ainda no dia do anúncio, sexta-feira (26): um total de 177 mil pessoas.

As petições foram abertas na plataforma Change.org por um professor e um aluno de filosofia que veem na medida um retrocesso para o país. Giovane Vaz, que faz mestrado como bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e integra o Movimento Acredito, está bastante preocupado com o que chama de “ataques” às disciplinas de Ciências Humanas.

“É preocupante que o governo esteja explicitamente empenhado em destruir uma área do conhecimento, ao invés de cumprir suas obrigações de melhorar os índices educacionais do Brasil”, comenta Giovane. O professor defende a importância que essas disciplinas têm para a formação superior e dispara: “O [presidente Jair] Bolsonaro e sua equipe parecem não saber o que é o conhecimento. Isso provavelmente se resolveria com boas aulas de filosofia”.

Veja o abaixo-assinado: change.org/HumanasSemCortes

Giovane durante apresentação de seu TCC no curso de Filosofia

Segundo o professor, a ideia de priorizar determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras, como se elas fossem mais essenciais, é “desconhecer que a formação superior é interdisciplinar”. Para embasar seu argumento, Giovane explica que estudantes de medicina, por exemplo, precisam estudar Ética, que é uma disciplina da filosofia, bem como engenheiros necessitam de aulas de Ciências Humanas para ter as dimensões políticas, éticas e históricas da profissão.

Para ele, a possível “descentralização” dos recursos pode implicar, ainda, numa questão jurídica, já que o governo estaria interferindo na autonomia das universidades. O líder estadual do Movimento Acredito no Rio Grande do Sul levanta, ainda, uma preocupação sobre a liberdade dos estudantes mais pobres decidirem qual carreira desejam seguir. “Para onde vão os estudantes que querem cursar Ciências Humanas e não podem pagar por uma universidade privada?”, questiona.

Filosofia para todos

Com o título “Filosofia para todos”, o aluno do curso de licenciatura em filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Jonas Pereira de Moraes, criou um dos dois abaixo-assinados na plataforma Change.org. Assim como Giovane, o estudante acredita que a redução da verba impactará negativamente no futuro do Brasil.

“Isso [a proposta] pode acarretar numa má formação de indivíduos, não incapazes de pensar, mas de organizar e interpretar os fatos e ver quais são as reais necessidades da sociedade”, explica o estudante. “Afasta o conhecimento sociopolítico do sujeito dentro da realidade social e pode ser uma manobra para colocar os mais afortunados, ‘a elite’, acima da sociedade”, completa.

Jonas Moraes faz licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

No texto da petição, Jonas alega que a filosofia é a disciplina responsável pela formação de pensadores que podem contribuir tanto economicamente quanto socialmente com o desenvolvimento do país. Em entrevista, o segurança patrimonial e agente de prevenção de perdas, desabafa: “Querem privar o cidadão do discernimento correto, pois um povo que não pensa é mais facilmente manipulado”.

A proposta

A informação foi divulgada por Bolsonaro, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta sexta-feira (26). O anúncio foi feito ao lado do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que assumiu o cargo há menos de um mês, depois que uma enxurrada de críticas causou a demissão de seu antecessor, Ricardo Vélez Rodríguez.

Pelo Twitter, o presidente disse que o ministro estuda a medida. De acordo com o post, os alunos já matriculados não serão afetados. Confira as postagens.

Presidente Jair Bolsonaro falou sobre a proposta em postagens no Twitter

Veja também: Bolsonaro quer acabar com as faculdades de filosofia e sociologia

Petições mobilizam 177 mil por cursos de filosofia e sociologia publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Um ano após incêndio, vítimas do Paissandu seguem em ocupações

Destroços do prédio que desabou após incêndio no Largo do Paissandu

O feriado de 1º de maio do ano passado foi marcado por uma tragédia em São Paulo: o incêndio seguido pelo desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandu, centro da cidade, que deixou sete moradores mortos e quase 300 famílias desabrigadas, além de duas pessoas desaparecidas.

O prédio de 24 andares, construído em 1961, estava abandonado e era ocupado por sem-teto do Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM).

Um ano depois do ocorrido, os moradores do edifício foram para outras ocupações na região, pois o auxílio-moradia de R$ 400 não é suficiente para alugar uma casa. Segundo eles, o valor do auxílio é baixo e muitos estão desempregados no momento. As informações são do Estadão.

POR QUE ESTES COMENTÁRIOS SOBRE AS OCUPAÇÕES ESTÃO EQUIVOCADOS

A Prefeitura de São Paulo iniciou uma série de vistorias em 75 imóveis, sendo 51 ocupações, após a tragédia. Segundo o governo, desde então, quatro foram interditadas e três desocupadas por ordem da Justiça, mas parte já foi ocupada novamente. Destas áreas, 16 são públicas e 35 privadas. No caso das públicas, em 11 há projeto de intervenção para transformação em moradia ou equipamento público.

As 291 famílias que moravam na ocupação no Paissandu deixam de receber o auxílio-aluguel do estado em maio, mas a prefeitura promete manter os pagamentos até que elas sejam contempladas em programa de moradia. No total, 242 famílias já se recadastraram em uma fila por habitação de interesse social no centro, que tem 2.300 famílias. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a polícia concluiu as investigações e responsabilizou três coordenadores do movimento por incêndio qualificado.

Leia a reportagem na íntegra.

Veja também: 11 relatos de quem viveu o desabamento do edifício Wilton Paes

Veja também: Mães da ocupação: o que querem as mulheres do prédio que desabou

Um ano após incêndio, vítimas do Paissandu seguem em ocupações publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



MEC prorroga prazo para convocação da lista de espera do Fies

Pela segunda vez, o MEC prorrogou o prazo para convocação dos pré-selecionados na lista de espera do Fies 2019/2. A nova data vai até o dia 10/5 e apenas os candidatos que concorriam na modalidade a Juros Zero poderiam participar da lista.

Os convocados são chamados de “pré-selecionados” porque a vaga só estará garantida depois de algumas etapas. A primeira delas é acessar o site do Fies e complementar as informações de sua inscrição.

Depois disso, ele terá até cinco dias para comparecer à instituição onde foi aprovado e validar as informações prestadas na complementação. A última etapa é comparecer a um banco com toda a documentação fornecida pela faculdade para finalizar a contratação do financiamento. Isso deve ser feito em até 10 dias a partir da validação das informações pela faculdade.

Prorrogações e atrasos

Assim como o prazo da lista de espera, outros também foram prorrogados ao longo dessa edição do Fies. Os pré-selecionados na primeira chamada tiveram dificuldades de fechar os contratos em decorrência do que o MEC classificou como uma “falha no sistema”.

As informações dos estudantes não chegavam do sistema do governo para as faculdades e, na maioria dos casos, da faculdade para os agentes financeiros. Muitos estudantes relataram prejuízos acadêmicos e estiveram sob ameaça de perder o semestre, já que não conseguiam finalizar o contrato mesmo depois de iniciadas as aulas.

MEC prorroga prazo para convocação da lista de espera do Fies publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Empreendedorismo Real: como empreender

Empreendedorismo Real: como empreender
Empreendedorismo Real: como empreender publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Reforma de Bolsonaro propõe acabar com benefício do PIS-PASEP

A Reforma da Previdência do governo de Bolsonaro propõe acabar com benefício do PIS-PASEP para os trabalhadores. O presidente defende que o abono salarial do PIS/Pasep, bônus anual de até um salário mínimo pago a empregados de baixa renda, beneficia na verdade pessoas de ‘renda intermediária’, em detrimento daquelas que vivem de fato na pobreza, e gera desigualdade na maneira como está configurado hoje.

Bolsonaro defende acabar com abono salarial

pelo texto apresentado, o abono salarial passaria a ser pago a trabalhadores que ganham apenas um salário mínimo, no lugar do teto atual de dois salários. As informações estão nos documentos de detalhamento da reforma da Previdência que ficaram sob sigilo e foram apresentados na semana passada.

SAIBA O QUE É PIS-PASEP

Especialistas ouvidos pelo UOL contestam a argumentação de Bolsonaro. “Dois salários mínimos são ainda um rendimento muito baixo para justificar a mudança”, disse o advogado Theodoro Agostinho, especializado em direito previdenciário.

“Há redução fiscal, mas se criam problemas sociais, e não há garantia que essa eventual sobra de caixa vá para outros programas”, disse o presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), o advogado Roberto Santos, para o UOL.

Para Santos, uma saída seria realocar a economia do abono para ampliar o seguro-desemprego e programas voltados, em especial, ao amparo a pessoas mais velhas fora do mercado de trabalho. “São pessoas que têm dificuldade em se recolocar e que, com a reforma, também terão dificuldade em se aposentar”.

Veja também: Saiba como consultar o saldo do PIS pela internet; veja as datas

Veja também: Consulte os dados do FGTS pela internet

Reforma de Bolsonaro propõe acabar com benefício do PIS-PASEP publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Rodrigo Bocardi dá bronca em Glória Vanique por Imposto de Renda

Projeto inédito está despoluindo principal baía de Florianópolis

Ao pensar em Florianópolis, você deve automaticamente projetar a imagem da ponte Hercílio Luz ou da bela Lagoa da Conceição. Mas há um ponto igualmente famoso na querida Floripa, que é palco para a principal festa de fim de ano, o cartão-postal Beira-Mar Norte. É nesta baía de quase 4 km que a Prefeitura de Florianópolis junto com a concessionária de água da cidade construiu um projeto audacioso: despoluir o mar, que há mais de 40 anos está impróprio para banho.

Estação de tratamento

Apesar de atrair um grande público para um passeio, uma volta de bike ou patinete, ou a prática de esportes como voleibol, o mar seguiu durante anos sendo castigado por conta da poluição de ligações irregulares na rede de drenagem. Tratava-se de um triste incômodo para a cidade que é conhecida por suas mais de 40 praias balneáveis, paradisíacas. E logo ali, no coração da Ilha, no ponto mais caro para se morar e um dos mais visitados da cidade, um mar azul, mas impróprio para um refrescante mergulho.

Depois de promessas de ação do poder público e planos frágeis tecnicamente durante décadas, técnicos da Casan, companhia de água e esgoto de Florianópolis, foram estudar o assunto a pedido do novo prefeito Gean Loureiro. E a solução veio de um modelo bem sucedido na Califórnia (EUA), adaptada para a realidade da Beira-Mar Norte. O projeto em si traz o caráter de inovação e ineditismo em defesa do meio ambiente, devolve a área mais democrática da Capital à população e recupera um cartão-postal do Estado de Santa Catarina. Afinal, desde que virou aterro para construção da Avenida Beira-mar Norte, na década de 60, as pessoas sonham com esse momento.

A obra é a primeira do país que pretende recuperar a balneabilidade de uma praia contaminada tratando a contaminação que chega pelas redes de drenagem. Instalada há pouco mais de um mês, a Unidade de Recuperação Ambiental (URA) está em pleno funcionamento e executa o mesmo processo físico-químico de uma estação de tratamento de esgoto/água, com a diferença de ser ligada em quinze pontos da rede pluvial, distribuídos em 3,5 quilômetros. A cada hora, a URA transforma 216 mil litros de esgoto em água em três etapas de despoluição e a devolve limpa ao mar.

“Esse sistema é inédito no Brasil e foi inspirado no processo que limpou a praia de Santa Mônica, na Califórnia”, esclarece o engenheiro responsável, Pery Fornari Filho.

De acordo com o superintendente regional da Casan, Pedro Joel Horstmann, são coletadas amostras de água em quatro locais, sendo realizadas medições nas distâncias de 200 e 500 metros da areia. “As mudanças já aparecem nas análises, mas o mais interessante é ouvir as pessoas comentando que sentem diferença no cheiro da avenida”, comenta Horstmann.

E não é só a população local que ganhará ainda mais qualidade de vida. Além do meio ambiente, outra área que vai ser impactada positivamente será o trade turístico da região, que após apresentar uma melhor qualidade de vida, será capaz de atrair ainda mais a comunidade do entorno e turistas, aumentando, portanto, o fluxo naquela região.

O esporte ao ar livre é uma das boas opções de lazer na cidade

“O sonho de uma Beira-mar Norte despoluída vai além da possibilidade do tão esperado banho de mar. A balneabilidade trará, junto com ela, o resgate da relação da cidade com o seu velho amigo. Tenho muito orgulho como manezinho e como Prefeito de colocar em prática esse projeto e agora proporcionar essa experiência para a população. Não só pelo fato de entregar a obra em tão pouco tempo (um ano), mas também pela questão histórica das pessoas acharem que era um feito impossível”, afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

A previsão é de que o sonho se torne realidade ainda no segundo semestre de 2019.

Em paralelo ao processo, a Prefeitura está trabalhando no projeto para execução do alargamento da faixa de areia do local, que também vai fomentar a ocupação do local e proporcionar ainda mais opção de lazer, visto que não existe uma cidade viva sem áreas de lazer. Quando não se tem opções para que uma sociedade cresça e se desenvolva, os problemas sociais começam a se proliferar. Com mais essa área, tanto a comunidade quanto os turistas terão a chance de se encontrar em um local ainda melhor, mais saudável e propício a troca cultural.

Projeto inédito está despoluindo principal baía de Florianópolis publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



MEC corta verbas da UnB, UFBA e UFF em 30%

Em nota divulgada hoje, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que bloqueou 30% da verba de três universidades federais: A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). No comunicado, a pasta declarou que as universidades não serão informadas individualmente, e que devem checar em um sistema online chamado Siaf qual foi o impacto desses 30% no seu orçamento.

Oficialmente, o Ministério da Educação não esclareceu quais os parâmetros para os cortes. Entretanto, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o ministro Abraham Weintraub afirmou que a redução da verba seria direcionada às universidades que não estivessem apresentando resultados acadêmicos satisfatórios e que, além disso, promovessem “balbúrdia” nos campi. Para exemplificar o termo, ele mencionou vagamente que algumas universidades abrigam sem-terras ou que teria “gente pelada” dentro do campus.

A UnB é a única universidade a se manifestar até o momento, e rebateu a crítica de que não estaria “fazendo a lição de casa”, como o ministro sugeriu. A universidade informou que mantém a nota máxima, cinco, no Índice Geral dos Cursos (IGC), avaliação do MEC. No ranking anual publicado pela Times Higher Education (um dos mais renomados rankings mundiais), tanto a Unb quanto a UFBA subiram de posição de 2017 para 2018. A UnB foi de 19º para o 16º lugar e a Federal da Bahia do 71º para o 30º. A UFF manteve sua posição em 45º.

Quem será afetado pelos cortes?

O corte promovido pelo MEC deve impactar as chamadas “despesas discricionárias” dessas universidades. Entre elas, estão inclusos gastos como água, luz, materiais de limpeza e também os auxílios estudantis. O quadro de funcionários, teoricamente, não seria afetado por se enquadrar como “despesa obrigatória”. Na nota, o MEC informa que o Programa de Assistência Estudantil não sofrerá com os cortes, embora se encaixem no primeiro caso.

MEC corta verbas da UnB, UFBA e UFF em 30% publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya

As doenças são causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti

Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que 994 municípios brasileiras apresentam alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya.

O número representa 20% das 5.214 cidades que realizaram algum tipo de estudo que classifica o risco do aumento de doenças causadas pelo vetor.

Confira aqui o informe epidemiológico com a situação dos municípios

O Ministério da Saúde alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.

De janeiro a março deste ano, a incidência de casos de dengue no país subiu 339,9%, em relação ao mesmo período de 2018.

Apesar do aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. “Até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, afirma o  secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

Oito unidades federativas tem incidência superior de 300 casos por 100 mil habitantes, número preocupante. Tocantins tem o maior número de incidência de casos de dengue. Na sequência, aparecem Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Acre, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal. O Paraná tem incidência acima de 100 casos por 100 mil habitantes.

Casos de zika e chikungunya

O país registrou 3.085 casos de Zika, com incidência de 1,5 casos para cada 100 mil habitante, sem casos de morte. Já os casos de chikungunya somaram 24.120, também sem mortes.

Veja também: Vírus Zika: por que se preocupar?

Quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Ana Maria Braga é vítima de fake news e se irrita ao vivo

A vida não está fácil nem para Ana Maria Braga, se você quer saber. A apresentadora foi vítima de uma fake news que circula a internet, e se irritou ao vivo durante o “Mais Você” desta terça-feira, 30.

Uma série de publicações que envolvem seu nome afirmam que Ana Maria estaria de saída da TV Globo, emissora onde atua há 20 anos e onde, em breve, comemorá o 5000º programa.

Ana Maria Braga é vítima de fake news e se irrita ao vivo

A apresentadora, que inclusive já acionou advogados para que cuidem destes tipos de publicações, reclamou abertamente das fake news: “Já passou um pouco do limite”, disse na abertura do programa.

Além de dizerem que Ana Maria Braga estaria de saída da emissora, os posts também afirmavam que a apresentadora teria lançado produtos para emagrecer. A apresentadora negou veementemente.

CINCO DICAS PARA NUNCA CAIR EM FAKE NEWS

“Usam essa chamada, que aparece aí na internet, nos computadores de todo mundo, para que você vá para uma página que vende um comprimido que dizem que eu tomo para emagrecer. Eu nem tomo comprimido para emagrecer”, afirmou.

Louro José chegou a brincar com a situação: “Se você tomar comprimido, aí que você vai sumir, vai embora mesmo”.

Ana Maria fez questão de tranquilizar sua audiência: “Eu queria fazer um comentário para tranquilizar a todos. Eu tenho amigos me ligando para perguntar se eu pedi demissão da Globo ou se eu vou sair da emissora. Eu não vou sair da Globo. Não tenho previsão de me aposentar e não vou me demitir nem esse ano, nem ano que vem. Isso é mentira, tá? Então bora tocar o nosso barco”, afirmou.

Veja também: Ana Maria e Palmirinha fazem discurso contra violência doméstica

Ana Maria Braga é vítima de fake news e se irrita ao vivo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



YouTube: Dr. Drauzio dá a real sobre a maconha

Uma série que está disponível no YouTube vai fazer a sua cabeça.

O médico Drauzio Varella lançou em seu canal, uma série documental com 7 episódios falando sobre o uso adulto da maconha:  “Drauzio Dichava” com a intenção de tratar o tema sem preconceito, aliás com muitos conceitos e informação de qualidade.

É um bom momento para se informar, pois os debates sobre uso, cultivo, produção e riscos da maconha são crescentes em nossos tempos no Brasil e em todo o mundo.

Drauzio tem larga experiência com as drogas, não como usuário, mas como observador dentro do sistema prisional por 30 anos, onde desenvolveu projetos como médico.

Durante as entrevistas surgem frases para pensar e repensar a eficiência das políticas públicas e o tratamento que a erva recebe em nossa legislação:

“Prá quem é branco e rico no Brasil, maconha é legalizada”.

“A favela fica com a guerra e as cidades com a drogas”.

“As drogas ilegais nunca foram tão abundantes, baratas, acessíveis e potentes como hoje”.

Drauzio conversou com especialistas, usuários, tabacarias e buscou construir um painel para fazermos uma boa reflexão.

Ninguém está incentivando o uso da droga, veja bem.

Perguntas que muitos de nós nos fazemos acerca do tema são base de debates dentro dos episódios:

“Quais os efeitos da maconha?”

“Como a maconha age no cérebro?”

“Quais os riscos da maconha causar dependência?”

“Quais os danos causados pela maconha?”

O uso social não costuma ser discutido e Drauzio faz uma investigação apurada em sua pesquisa: “Sempre quis fazer uma abordagem que fugisse da superficialidade com a qual esse tema é tratado no Brasil, e a internet oferece essa possibilidade”, diz ele.

YouTube: Dr. Drauzio dá a real sobre a maconha publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



“Gosto de política e questões sociais, mas sou tímida. Que área seguir?”

 

Tenho muito interesse por política e por questões sociais e, embora tenha vontade de ser advogada ou professora, acho que não me daria bem nessas profissões por ser tímida e fechada. Em quais outras áreas eu posso atuar?

Alexandra Helena Soares de Melo

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

 

Olá Alexandra, tudo bem?

Lendo sua pergunta, já me veio à cabeça outras sugestões de cursos para você fazer e que também estão ligados a política e questões sociais. Por que não Administração Pública, Gestão Pública ou Ciências Políticas?

Essas faculdades te trarão bem mais aprofundamento em temas que você poderá atuar relacionados à política. Profissionais formado nesses cursos possuem atuação bastante ampla no cenário político. Podem trabalhar tanto como analista político privado quanto como consultor, criar oportunidades na administração pública dentro de um dos três poderes, atuar no terceiro setor influenciando em políticas públicas ou discutindo questões sociais mais amplas.

O profissional de gestão pública é focado em trabalhar diretamente na administração de órgãos e serviços públicos. Você não necessariamente precisa ser professora. Pense bem em que exatamente você quer atuar e como. É importante você ter certeza de que depois da faculdade saberá como caminhar. Sei que pode ser difícil definir isso agora, mas saiba que durante a faculdade você já terá diversas oportunidades de colocar suas ideias em prática para testar suas habilidades e o que você realmente quer atuar pós-formação.

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

“Gosto de política e questões sociais, mas sou tímida. Que área seguir?” publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br



Polônia vai ganhar a piscina mais funda do mundo

Veículo militar avança contra manifestantes em Caracas

Um veículo das Forças Armadas da Venezuela avançou contra um grupo de manifestantes que protestavam do lado de fora de uma base militar em Caracas, nesta terça-feira, 30.

Veículo militar se lança contra manifestantes em Caracas

No vídeo, que circula nas redes sociais, o lado que apoia a permanência de Nicolás Maduro na presidência da Venezuela, acelerou em direção a dezenas de pessoas, como você pode ver no vídeo abaixo:

https://platform.twitter.com/widgets.js

Na manhã de hoje, Juan Guaidó, líder opositor, e Leopoldo López, anunciaram ter o apoio dos militares para derrubar Nicolás Maduro do poder.

EM TEMPO:

O presidente Jair Bolsonaro vai reunir no início da tarde desta terça-feira, 30, os ministros de Estado e o vice-presidente Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto, para tratar da situação da Venezuela.

O líder da oposição daquele país, Juan Guaidó, reconhecido pelo governo brasileiro como presidente encarregado da Venezuela, disse que tem o apoio dos militares para, segundo ele, conseguir “o fim definitivo da usurpação” do governo de Nicolás Maduro.

Veja também: Guaidó diz ter apoio dos militares para tirar Maduro do poder

Veículo militar avança contra manifestantes em Caracas publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Indonésia vai fechar ilha de Komodo para visitação

A Indonésia vai fechar temporariamente ilha de Komodo para visitação a partir de janeiro de 2020.

A medida teria sido provocado por relatos de roubo e contrabando de dragões-de-komodo​​, potencialmente para finalidades medicinais dúbias, de acordo com o jornal  “The Washington Post”.

A ilha de Komodo será fechada para os turistas a partir de janeiro de 2020

A ilha é uma das três maiores do Parque Nacional de Komodo. As duas outras —uma das quais também tem dragões— devem continuar abertas, segundo o jornal americano.

A decisão de fechar a ilha aconteceu poucos dias depois que nove homens foram presos, suspeitos de vender mais de 40 animais por cerca de US$ 35 mil (R$ 135 mil) cada.

A medida é para evitar o roubo e contrabando de dragões-de-komodo

O governo vai usar o fechamento da ilha para tentar aumentar a população da espécie e preservar seu habitat.

A população de ​dragões-de-komodo​​ é um dos animais que fazem parte da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Veja também: Conheça atrações para fugir do óbvio em Miami

Indonésia vai fechar ilha de Komodo para visitação publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Prêmio MapBiomas: infraestrutura de energia e transportes

Especialistas se reúnem na primeira edição da premiação para falar sobre a situação do uso do solo brasileiro

Se você estiver em São Paulo na próxima quinta-feira, 2 de maio, vale a pena ir aprender com pesquisadores e especialistas em clima, geografia, antropologia, engenharia florestal e emissões de gases de efeito estufa que estarão reunidos para falar sobre como o território nacional é empregado e quais os riscos envolvidos na infraestrutura atual ou falta dela no Brasil. O evento tem entrada gratuita e acontecerá no Auditório Milton Santos, na Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, será entregue a primeira edição do Prêmio Mapbiomas, que busca estimular estudos sobre a relação entre a infraestrutura de energia e transportes e a dinâmica de alterações na cobertura e uso do solo no Brasil.

As falas no evento serão de Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas; Sueli Furlan, chefe do Departamento de Geografia (FFLCH/USP); Marcos Rosa, colaborador do MapBiomas/USP; David Tsai, pesquisador do IEMA; e Tiago Moreira dos Santos, especialista do Instituto Socioambiental (ISA). O Prêmio MapBiomas é uma iniciativa conjunta da rede de instituições do MapBiomas, do Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA) e do Instituto Escolhas com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Juntas, elas geram mapas anuais de cobertura e uso do solo no Brasil desde 1985 a 2017 publicado em uma plataforma pública e gratuita que permite observar as transformações do território brasileiro nas últimas três décadas.

Os vencedores

Na Categoria Geral, um dos temas levantados foi os desafios associados à expansão da rede de transmissão de energia no Brasil e como podemos aprimorar a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) de Sistemas de Transmissão de Energia. O trabalho de Felipe Nabuco, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em coautoria com Rodrigo Nóbrega da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi premiado em primeiro lugar e utiliza os dados de uso da terra do MapBiomas em uma modelagem espacial para subsidiar análises de licenciamento ambiental. O estudo apontou como resultado uma maior transparência do órgão na condução dos processos e na definição dos termos de referência emitidos para fins de licenciamento ambiental de Sistemas de Transmissão de Energia. Com isso, equipes técnicas do IBAMA podem qualificar melhor a informação e avaliações de licenciamento ambiental no setor elétrico.

Em segundo lugar, nesta categoria foi premiado o trabalho que analisou os possíveis impactos da expansão da soja e infraestrutura na Amazônia brasileira. A expansão do cultivo de soja tem sido um dos principais vetores diretos ou indiretos de expansão da agropecuária sobre as áreas de vegetação nativa no Brasil, em especial no Cerrado e na Amazônia. Gabriel Frey, em parceria com outros pesquisadores do Center for Development Research, Bonn (Alemanha), desenvolveu um modelo para identificar as áreas sob alto risco de expansão da soja auxiliando, assim, os esforços de conservação na região. Além dos quase 3 mil hectares de soja plantada na Amazônia Legal em 2014, a pesquisa encontrou outros 14 mil com possibilidade de receber o plantio. Ao simular como as potenciais melhorias futuras na infraestrutura afetariam as probabilidades de ocorrência de soja na região, a melhoria da infraestrutura pode aumentar em 14,6% as áreas de risco de expansão da soja. Se isso ocorrer na prática, pelo menos 4,8 Pg de CO2 poderão ser liberados na atmosfera, um valor que representa dez vezes o total de emissões de CO2 do Brasil em 2014.

Já na Categoria Jovem, em primeiro lugar foi premiado o trabalho de Douglas Cirino e seus colegas da Universidade Federal do ABC (UFABC), que abordou como os atropelamentos da espécie Cerdocyon thous (cachorro-do-mato) em estradas no Brasil podem estar relacionados com mudanças na cobertura e uso da terra. Presente em grande parte da América do Sul e em todos os biomas brasileiros, com exceção do centro da Amazônia, é uma das espécies com o maior registro de atropelamentos no Brasil. Por meio de uma análise da paisagem utilizando mapas de uso e cobertura do solo do MapBiomas e dados georreferenciados de mortalidade do animal em rodovias brasileiras, os autores concluíram que a presença de estradas pode causar o avanço do uso agropecuário em áreas onde havia vegetação nativa e essa conversão leva os indivíduos do Cerdocyon thous a acompanhar a expansão de modo arriscado para a continuidade da espécie. Os resultados indicam que a maior parte dos atropelamentos do cachorro-do-mato ocorre em proximidades de rios e massas de água e em extensas áreas de terra convertidas em agropecuária.

No segundo lugar da Categoria Jovem, Ana Paula M. Silvia, em coautoria com Pâmela Assis, da Universidade Federal de Goiás (UFG), analisou a influência das infraestruturas de transporte e de energia no uso e cobertura da terra no município de Jataí (GO). O município apresenta intensas modificações na paisagem desde a década de 1980 com a expansão da fronteira agrícola. A análise identificou que com o aumento do agronegócio, principalmente em commodities, a localidade vem recebendo investimentos em obras de infraestrutura como aumento e melhoria nas rodovias federais e estaduais, implementação de subestação de energia e linhas de transmissão, além das pequenas centrais hidrelétricas, aeródromos e usina de etanol. Os investimentos, por sua vez, influenciaram em um acréscimo de 16% das áreas destinadas a agricultura anual e perene e do surgimento de áreas de mineração e de cultivo de cana de açúcar. Ao mesmo tempo, a área de vegetação nativa que cobria 35% do município em 1985 foi reduzida para 24% em 2017.

MapBiomas

A instituições que fazem parte da rede MapBiomas geram mapas anuais de cobertura e uso do solo no Brasil desde 1985 a 2017 publicado em uma plataforma pública e gratuita que permite observar as transformações do território brasileiro nas últimas três décadas.

Programação

17h30 – Café de boas-vindas
17h40 – Abertura com Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas
17h50 – Mesa redonda e debate sobre Mudança de Uso da Terra e Infraestrutura no Brasil com mediação de Sueli Furlan, chefe do Departamento de Geografia (FFLCH/USP)
MapBiomas: Três décadas de mudanças de uso da terra no Brasil (Marcos Rosa, MapBiomas/USP)
Planejamento de infraestrutura e avaliação de riscos socioambientais (David Tsai, IEMA)
Infraestrutura e consolidação territorial de Terras Indígenas (Tiago Moreira dos Santos, ISA)
19h – Premiação
Apresentação dos trabalhos e entrega dos prêmios

Serviço

Cerimônia de entrega do Prêmio MapBiomas
Dia: 02/05/2019
Horário: 17h30
Local: Auditório Milton Santos, do Departamento da Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Veja também: Quem ainda não tem acesso à energia elétrica no Brasil?

Prêmio MapBiomas: infraestrutura de energia e transportes publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



5 ramos em alta para abrir um negócio com baixo investimento

Abrir o próprio negócio nem sempre requer muita grana para o investimento inicial. Lembra daquela máxima do Cinema Novo, movimento dos anos 1950 e 1960, que dizia “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”? Pois, no empreendedorismo, muitas vezes a ideia é mesmo o que conta, e a “câmera” pode ser uma salinha e um computador.

Então, para quem quer se arriscar a fazer um novo filme da vida profissional, resolvemos elencar 5 sugestões de negócio que pedem baixo capital inicial. Com R$ 10 mil, já dá para pensar em concorrer a algum futuro Oscar do mundo empresarial.

Tornar-se um empreendedor nem sempre exige grandes investimentos

1) Desenvolvedores de softwares e aplicativos

Soluções para mobilidade urbana. Plataformas que conectam quem busca por um determinado produto ou serviço e quem o oferece. “Fintechs” – startups que otimizam serviços financeiros. Sistemas de entrega de comida pela internet. Automatização de tarefas. O campo de atuação que envolve a criação de programas e apps é vasto, segundo João Gabriel Hargreaves, diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Mas, para entrar no setor, é necessário ter conhecimentos de programação – e ao menos um computador, claro. Mas atenção: é preciso também estudar e conhecer bem o nicho em que se vai empreender, dica que vale, na verdade, para qualquer negócio.

2) Serviços pessoais

Sobretudo nos grandes centros, as pessoas têm buscado comodidade. Assim, ganham espaço os serviços prestados em domicílio, sobretudo os ligados à área da saúde. Cuidadores de idosos e fisioterapeutas, por exemplo, devem ter boas oportunidades. Quem aponta essa tendência de alta para os serviços pessoais é o Sebrae-SP, que também destaca como promissores para este ano os trabalhos de cabeleireiro, manicure e pedicure, instalação e manutenção elétrica, fotografia e lavagem e polimento de veículos.

3) Bens e serviços que atendem a necessidades básicas

Segundo o Sebrae-SP, um respiro na crise favorece o ressurgimento de produtos e serviços voltados para necessidades básicas das pessoas. Assim, padarias, confeitarias, hortifrutis, comércio de alimentos e bebidas em geral, lojas de roupa e calçados são alternativas em alta para abrir o próprio negócio. Uma boa pedida é o fornecimento de marmitas, opção mais em conta para quem precisa comer fora de casa. São também bem-vistos negócios ligados a moradia: venda de materiais de construção, obras de alvenaria, instalação e manutenção elétrica.

4) Serviços para empresas

As companhias querem focar o máximo de sua atenção no produto ou serviço que constitui sua razão de ser. Assim, todas as atividades que não são diretamente relacionadas à especialidade da empresa tendem a ser terceirizadas. É aqui que o pequeno empreendedor pode encontrar brechas para atuar. Caso dos serviços de escritório e de apoio administrativo, como protocolar e redigir documentos, organizar arquivos, atender ligações.

5) Serviços e produtos ligados a beleza e bem-estar

É um segmento que sempre ganha novo fôlego no Brasil, segundo Enio Pinto, gerente nacional de relacionamento com o cliente do Sebrae-SP. Aqui, o que manda muito é o conhecimento e a habilidade do empreendedor à frente de atividades como aulas de ioga ou meditação e sessões de massoterapia. Em relação ao comércio, destaque para o mercado vegano, que já vai muito além dos itens de alimentação e chega aos de vestuário e higiene pessoal, por exemplo.

Acompanhe nossa série especial sobre o #EmpreendedorismoReal. Nela, você encontra dicas de especialistas para abrir seu negócio e histórias de quem já se tornou um empreendedor.

5 ramos em alta para abrir um negócio com baixo investimento publicado primeiro em https://catracalivre.com.br