De uns tempos para cá, quem compra uma viagem de avião tem que ficar mais atento à franquia de bagagem da tarifa. Isso porque as companhias aéreas não são mais obrigadas a permitir uma mala despachada gratuita.
Por isso, a maioria das tarifas promocionais permite que o passageiro leve apenas uma mala de mão. Essa mudança fez com que cada vez mais o brasileiro viajasse mais leve, carregando menos objetos pessoais, já que mais malas significa mais investimento.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou a gratuidade de despacho em voos nacionais. De olho nessa tendência, o buscador de viagens Viajala.com.br lançou uma ferramenta inédita em metabuscadores no Brasil, que permite que o passageiro saiba qual a franquia de bagagem inclusa na passagem e ainda simula quanto custaria, em média, incluir uma mala na tarifa.
CONHEÇA SEUS DIREITOS EM CASOS DE CANCELAMENTO E ATRASO DE VOOS
“O objetivo deste filtro é ajudar o viajante a de fato encontrar uma passagem mais barata. Muitas vezes um bilhete parece ter um bom valor, porém a política de bagagem daquela companhia para aquele determinado destino pode não ser interessante para quer quer ou precisa levar mais malas”, explica Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.
Como funciona a nova ferramenta
Com a funcionalidade, o passageiro fica sabendo se a oferta inclui mala despachada, além de poder adicioná-la se desejar. Ao selecionar uma passagem, o viajante vai ver que ao lado direito, próximo ao valor, vão estar desenhadas duas maletas, que representam as condições de bagagem. Quando a figura está realçada significa que a tarifa inclui aquele tipo de bagagem (seja ele de mão ou despachada).
Para saber quanto ficaria, em média, incluir uma bagagem de porão, basta usar o filtro clicando no sinal de “mais” na seção Bagagem.
“As regras de despacho variam muito entre as companhias e até entre as rotas de uma mesma companhia, o que torna o cálculo confuso para o consumidor”, ressalta Martins. Por exemplo: o despacho de bagagem em voos internacionais em uma grande companhia aérea nacional varia entre R$0, gratuito, e R$200, caso o destino seja alguns países da América do Sul. “A ideia foi criar um filtro que é atualizado constantemente por nossa equipe técnica, para facilitar a viagem dos usuários”, conclui.
O Viajala ressalta que o filtro traz um valor total estimado considerando as tarifas mais básicas e clientes em geral – já que clientes premium podem ter direito a certas facilidades, como despacho gratuito – e que usuário deve voltar a adicionar a bagagem na hora da compra da passagem.
Veja também: PF diz que só tem recursos para emissão de passaporte até agosto
Ferramenta simula gastos com bagagem despachada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário