Destaque dentro e fora dos campos, a jogadora de futebol Megan Rapinoe, meia e capitã da seleção dos Estados Unidos, tornou-se alvo de uma campanha na internet: fãs da série FIFA, jogo de videogame lançado anualmente pela EA Sports, pedem que a campeã da Copa do Mundo Feminina de 2019 estampe a capa da versão do game para 2020.
O abaixo-assinado foi aberto na maior plataforma de petições online do Brasil e do mundo, a Change.org. Criada inicialmente na Inglaterra, a campanha já ganhou versões na Alemanha e no Brasil, reunindo até o momento um total de 22 mil assinaturas nos três países.
Muito além de se tratar apenas de um tema sobre games, a mobilização online levanta questões sobre a igualdade de gênero dentro e fora do mundo do futebol, colocando Megan Rapinoe como um modelo real para meninas e meninos no enfrentamento à opressão.
No texto do abaixo-assinado, o inglês Darren Holland traz para debate a política desigual de premiações paga pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) às seleções vencedoras do torneio masculino versus feminino. “A Fifa precisa mudar sua política de prêmios em dinheiro, e mais exposição do futebol feminino ajudará a conseguir isso”, diz o jogador frequente da série.
A previsão é que o game seja lançado no final de setembro. Craques como Cristiano Ronaldo, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Lionel Messi e David Beckham já ilustraram a capa do jogo. “Colocar Megan Rapinoe na próxima capa enviaria uma mensagem clara de que o mundo do futebol está começando a dar ao jogo das mulheres uma chance justa”, enfatiza Holland.
Megan Rapinoe chamou a atenção durante a Copa Feminina tanto por sua habilidade nas partidas quanto por seu forte ativismo e posicionamento político contra o presidente americano Donald Trump, chegando a dizer que não iria “à merda da Casa Branca” depois do mundial.
Confira o abaixo-assinado: change.org/MeganRapinoe
O mundo dos games
Outras petições criadas por fãs do mundo dos games são hospedadas na plataforma Change.org. No Brasil, por exemplo, um abaixo-assinado viralizou recentemente ultrapassando a marca de 100 mil apoiadores para que o personagem Agostinho Carrara, do seriado A Grande Família, seja colocado como protagonista de uma possível versão brasileira da franquia GTA. A mobilização chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Outra petição, impulsionada pela #QueremosNintendo, pede a presença da empresa fabricante de games eletrônicos no Brasil, além de jogos traduzidos para o português – como Zelda e Pokémon -, um canal brasileiro da Nintendo no YouTube e eventos oficiais no país.
Veja também: Machismo no futebol: Messi, sozinho, ganha o dobro de 1.693 jogadoras
Campanha mundial pede pela jogadora Megan Rapinoe na capa do FIFA publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário