Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online.
Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas.
Se você não é chegado em faixas de areia (isoladas ou muvucadas), não curte banhos em águas salgadas ou já conhece os destinos litorâneos mais famosos, este post é a sua praia.
Neste roteiro nordestino sem praias, tem banhos em rios, cachoeiras potentes e trilhas em mangue.
Aracaju (Sergipe)
Aracaju, a pequena notável do litoral do Nordeste, é ponto de partida para os passeios de barco que seguem em direção a bancos de areias que emergem e desaparecem com a maré das águas calmas do rio Vaza Barris. Saiba mais
Canindé de São Francisco (Sergipe)
Nesse destino a quase 200 km da capital sergipana, é possível navegar até o Paraíso do Talhado, um cenográfico trecho de rio onde o visitante também pode se banhar e fazer esportes de aventura; e até realizar sobrevoos de helicóptero sobre a Hidrelétrica de Xingó,Cânion do São Francisco e centro histórico de Piranhas, em Alagoas. Saiba mais
Porto de Galinhas (Pernambuco)
No litoral sul, Pontal de Maracaípe é a versão relaxada de Maracaípe, bairro vizinho a Porto de Galinhas. É ali que acontecem os passeios de jangada pelos mangues da região, no encontro de um braço de mar com rio Maracaípe. Saiba mais
Barra do Camaratuba (Paraíba)
Considerado um dos trechos mais selvagens da Paraíba, fica no extremo norte do estado e é endereço da Trilha do Caranguejo Uçá, uma caminhada que começa em águas rasas de manguezal, segue a correnteza do rio e termina na foz do Camaratuba. Saiba mais
Galinhos (Rio Grande do Norte)
A 170 quilômetros ao norte de Natal, Galinhos segue fazendo turismo no ritmo do vento, da maré de canais estreitos do manguezal e das torres eólicas que alteram o cenário das dunas de areia. Saiba mais
Chapada das Mesas (Maranhão)
É daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali. Saiba mais
As mídias sociais se tornaram grande incentivadoras do turismo. Vai me dizer que você nunca soube de um lugar novo pela internet e colocou como destino desejado naquela lista de sonhos?
Mas mais do que criar desejos, as redes sociais podem ser uma mão na roda para quem quer viajar e busca informações ou para quem quer criar coragem para encarar a primeira viagem sozinha.
Um dos destaques são os grupos de mulheres viajantes, que estão saindo de trás das telas e indo para a prática. Gilsimara Caresia já viajou 100 países e é criadora do grupo Mulheres que Viajam e Mochileiras, com mais de 70 mil membros.
O grupo além de proporcionar troca de informações e novas amizades, deu origem ao Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes. Evento presencial e anual, que acontece em São Paulo.
A edição do ano passado reuniu na plateia centenas de mulheres originárias de 16 estados e, no palco, mais de 20 palestrantes. A próxima edição será 7 e 8 de março, em celebração ao dia Internacional da Mulher.
Entre os temas abordados, uma palestra que vai contar como as redes sociais podem ser uma aliada das viajantes. O bate papo traz Mel Guedes, criadora do grupo de Mulheres que Viajam Sozinhas, com mais de 100 mil participantes, é o maior do Facebook sobre o assunto. Dividindo o palco estará Cinthia Bastos, que começou a conectar viajantes por lazer e hoje já pensa em atuar profissionalmente na área.
Quer sair de trás das telas e conhecer mulheres inspiradoras e muitas dicas de viagem? Participe:
A Gol Linhas Aéreas lançou neste final de semana um super feirão de passagens aéreas para destinos internacionais com preços a partir de R$ 686,70, ida e volta já com as taxas de embarque inclusas.
As tarifas promocionais podem ser encontradas até as 8h de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, na tarifa Família Light (sem direito à bagagem despachada gratuita), e valem para todos os trechos internacionais operados pela empresa na América do Sul, Central e do Norte.
É possível encontrar voos em promoção para Assunção (Paraguai); Santiago (Chile); Buenos Aires e Mendoza (Argentina), Montevidéu (Uruguai); Lima (Peru); Quito (Equador); Santa Cruz de la Sierra (Bolívia); Cancún (México) Punta Cana (República Dominicana); Orlando e Miami (EUA).
Os bilhetes promocionais são para viagens realizadas no período de 3 de março a 30 de junho. Exceto de 9 a 13 de abril; de 17 a 22 de abril; de 30 de abril a 4 de maio e de 10 a 13 de junho de 2020.
Os bilhetes poderão ser adquiridos pelo site (www.voegol.com.br) ou agências de viagem. O pagamento pode ser feito em até 5 vezes sem juros no cartão. A promoção não é válida para compras em lojas de aeroportos. Mais informações e o regulamento completo podem ser acessados no site da Gol.
Hélio Teixeira, pai de Victor Hugo (Pipoca), participante do Big Brother Brasil (BBB20), da Globo, saiu em defesa dos ataques deboches que o filho está sendo vítima desde que revelou ser assexual na casa mais vigiada do Brasil.
Comentários preconceituosos e piadas feitas por participantes reality show sobre a sexualidade do psicólogo estão deixando a família do rapaz indignada.
Para quem não viu, no início da semana, o brother foi alvo de deboches enquanto dormia. Na ocasião, Felipe (Pipoca) acordou o colega e se deitou ao seu lado na cama. Lucas (Pipoca), então, comentou: “Prior, abraça essa gatinha aí”.
Em seguida, Hadson (Camarote) insinuou que Felipe estaria excitado com a situação e completou que Victor deveria aproveitar a oportunidade.
“O meu filho estava dormindo e não tinha noção do que estava acontecendo. Ele estava desprotegido e os rapazes tinham consciência de que estavam fazendo bullying. Foi uma coisa ridícula”, declarou à colunista Patrícia Kogut, do O Globo.
O pai de Victor disse, no entanto, que a família já imaginava que ele fosse sofrer algum tipo de discriminação: “Meu filho sofreu preconceito a vida inteira[…] Se esse episódio tivesse ocorrido fora da casa do BBB, certamente ele teria tomado uma atitude e recorrido aos seus direitos”, completou.
Assexual: entenda as pessoas que não sentem atração sexual
Segundo o Asexual Visibility & Education Network, assexual é aquele que não experiencia o desejo sexual. É uma pessoa que não tem vontade de transar com as outras ou de se engajar em algum tipo de relacionamento físico.
Ao contrário do celibato, que é uma escolha pessoal, a assexualidade é uma orientação, assim como ser hétero ou homossexual – é algo intrínseco, que faz parte, de cada pessoa, não é algo ligado a qualquer tipo de doença mental ou transtorno.
As pessoas assexuais têm necessidades iguais às das demais, a única diferença é que existe uma falta de desejo sexual. Basicamente, uma pessoa assexual pode se relacionar com outras (que sejam da mesma orientação ou não), em níveis diferentes de intimidade física: algumas preferem não ser tocadas ou beijadas, outras lidam bem com esse contato mínimo, trocam beijos e namoram normalmente. Algumas ainda se contentam em ficar sozinhas sem problemas e algumas mantêm grupos de amigos próximos.
Atração e excitação
Continue lendo aqui: Assexual – Entenda as pessoas que não sentem atração sexual
A epidemia de coronavírus (2019-nCoV) na China levou as principais empresas de cruzeiros marítimos, MSC, Costa Crociere e Royal Caribbean, a cancelaram os cruzeiros com destino ou que partem dos portos do país.
O coronavírus já matou 213 pessoas e infectou outras 9.720. Todas as mortes ocorreram na China.
A MSC cancelou três cruzeiros programados em seu navio Splendida, que tem capacidade para 6.880 pessoas e que sairia de Xangai. As viagens estavam programadas para os dias 1, 5 e 9 de fevereiro com destino ao Japão.
Em nota, a empresa informou que o transatlântico partirá no dia 14 de fevereiro do porto de Cingapura, com roteiros para o Oriente Médio e Europa.
A MSC também afirmou que tem adotado “medidas adicionais de saúde pública em toda a sua frota, como escaneamento térmico obrigatório em passageiros e tripulantes, e, que até o momento, nenhum caso de infecção foi registrado em nenhum de seus navios”.
Já a Costa Crociere suspendeu “temporariamente” nove viagens da China que estavam agendadas até 4 de fevereiro. Os quatro navios da empresa –Costa Serena, Costa Atlantica, Costa Venezia e Costa neorromântica– permanecem atracados nos portos chineses.
A Royal Caribbean, maior empresa de cruzeiros do mundo, informou que cancelou três travessias até 8 de fevereiro em seu navio Spectrum of the Seas.
A Carnival Cruises já havia suspendido nove viagens programadas entre 25 de janeiro e 4 de fevereiro, segundo a agência de notícias Ansa.
Cerca de 2,4 milhões de chineses fizeram cruzeiros em 2018, o segundo maior volume de passageiros por nacionalidade atrás apenas dos EUA, com 13 milhões de passageiros, de acordo com a CLIA (Cruise Lines International Association). As viagens de cruzeiro estão se tornando cada vez mais populares em cidades metropolitanas como Xangai, Tianjin e Shenzhen.
Emergência global
Nesta quinta-feira, 30, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional. Esse decreto é feito quando uma doença se alastra de maneira inesperada e supera as fronteiras do país em que se iniciou.
De acordo com a OMS, existem 82 casos confirmados em 18 países. Destes, apenas 7 não tinham histórico de viagens ao país asiático.
|Um mapa online reúne as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acompanhar, em tempo real, a evolução do coronavírus no mundo. Veja aqui.
Situação no Brasil
No Brasil, ainda não há nenhum caso confirmado. O Ministério da Saúde informa que 9 pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito estabelecida pela OMS e estão sendo monitorados. Todos tiveram histórico de viagem à China.
O Brasil mantém o nível 2 de alerta, em uma escala que vai até 3. Essa classificação define a situação como perigo iminente de entrada do vírus no país. O Ministério da Saúde só irá aumentar esse nível e declarar emergência de saúde pública, se casos de transmissão forem confirmados aqui.
Sintomas do novo coronavírus
O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.
Há registros de casos assintomáticos. Mas a maior parte dos pacientes apresenta infecções das vias aéreas superiores (semelhante ao resfriado). Em casos mais graves, pode haver pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.
Tratamento
Não há um medicamento específico para tratar o novo coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.
Saiba mais sobre os sintomas e prevenção no link abaixo.
Ah, o verão Essa estação gostosa em que a gente deseja ficar 24h dentro da piscina ou do mar! Mas para quem não tem essas opções, dá para curtir só tomando uns bons drinks com os amigos, ainda mais com o Carnaval batendo na porta!
Se você já se animou com toda a alegria que essa época traz e quer surpreender todo mundo com uns drinks bem delicinhas, confira nossas receitas de drinks de abacaxi, melancia, limão, e maracujá! E fica a dica: são frutas da estação, então, ainda consegue economizar uns trocos!
Um dos mais tradicionais pontos turísticos de São Paulo, o Beco do Batman é hoje o paraíso para os amantes de arte urbana – e de quem adora postar uma foto super colorida no Instagram.
Escondidinho entre as vielas das ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, o Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos.
Há boatos de que nos anos 1980 um desenho do Homem-Morcego apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco, daí o nome do lugar.
Depois disso, o espaço se tornou tela de concreto para artistas urbanos em São Paulo, como Alex Vallauri e o Grupo Tupinãodá, e o que antes era abandonado, hoje conta com todas as paredes cheias de cor e arte!
O legal do Beco do Batman é que atualmente ele é fechado para passagem de carros. É tipo como se fosse uma mini-Paulista Aberta, e você pode encontrar por lá vários artistas de rua vendendo artesanatos em barracas, além de bebidas e comidinhas de rua.
Ali na região você também é servido de vários estabelecimentos legais para conferir depois das fotinhas e de curtir os graffitis.
Um deles é Bar do Beco, que, como o nome mesmo sugere, é um bar que fica no Beco do Batman.
A casa é inspirada pelo clima de piquenique onde os sabores do mundo todo se encontram para deixar as tardes e noites no quintal ainda mais gostosas.
O Bar do Beco fica na Aspicuelta, 77, e está aberto de quarta a sexta, das 17h a 1h; sábado e feriado, das 12h a 1h; e no domingo, das 12h às 23h.
Pra quem quer continuar na linha das artes, vale a pena dar um pulo na Choque Cultural. A galeria foi fundada em 2004 e transformou-se numa das principais referências globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, com exposições de jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais.
O legal da galeria de arte é que ela acompanha a dinâmica criativa do Beco do Batman e sempre reinventa sua fachada de acordo com as exposições que estão em cartaz lá dentro.
A Choque fica na rua Medeiros de Albuquerque, 250, e está aberta de terça a sábado, das 12h às 19h. A entrada é gratuita.
E aí, animou um passeio por lá? Aproveite os graffitis do beco para garantir aquelas selfies cheias de cor e arte! Você pode marcar também a tag #CatracaSP pra que a gente dê uma olhada nos seus cliques, vamos adorar!
Confira mais passeios tão imperdíveis quanto o Beco do Batman em São Paulo:
A companhia área low-cost norueguesa Norwegian alterou as regras de bagagem de mão em todos os voos da empresa, inclusive os da rota Rio de Janeiro-Londres.
Desde o último dia 23 de janeiro, os clientes da companhia que comprarem os bilhetes na tarifa LowFare (a mais barata) só poderão levar bagagem que couber embaixo do assento, como uma bolsa ou mochila.
Se quiser levar uma mala, o passageiro terá que desembolsar entre US$ 5,50 (R$ 24) e US$ 10 (R$ 48)
Nas demais classes tarifárias os passageiros podem transportar uma bagagem de mão no tamanho padrão sem custo.
As novas regras não valem para quem comprou passagens aéreas antes do dia 23 de janeiro.
A mudança anunciada pela Norwegian segue a mesma adotada pela concorrente Ryanair, que também passou a restringir o tamanho e a cobrar pela bagagem de mão nas tarifas mais baratas.
Confira abaixo o que muda na política de bagagem anunciada pela Norwegian:
LowFare
Está permitido ao passageiro levar uma bagagem de mão nas dimensões 30x20x38cm, que deverão ficar embaixo do assento, com peso máximo de 10kg.
LowFare+
Nesta classe tarifária o passageiro poderá usar o compartimento superior para levar sua bagagem de dimensão igual ou inferior a 55x40x23cm – além do compartimento abaixo do assento, com a dimensão de bagagem igual as da LowFare. O peso máximo da mala é de 10kg.
Flex, Premium e PremiumFlex
Nestas classes tarifárias os clientes têm os mesmos benefícios da tarifa LowFare+ (mala no compartimento superior e mochila ou bolsa debaixo do assento), mas com a vantagem de poder leva até 15 kg (combinado entre superior e inferior).
O presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova vasectomia na noite de quinta-feira, 30, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo. O procedimento foi realizado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, DF.
A cirurgia de esterilização é realizada quando homens não desejam mais ter filhos.
Esta é a segunda vez que Bolsonaro se submete a esse procedimento. O primeiro foi revertido para que a mulher, Michelle de Paula, pudesse engravidar da filha Laura, hoje com 10 anos.
O que é e como é feita a vasectomia?
A vasectomia interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra. Dessa forma, evita-se a gravidez.
Na cirurgia, realizada sob anestesia local, é retirado um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis. De acordo com informações da Biblioteca da Virtual em Saúde, do site do Ministério da saúde, o procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizado no próprio consultório médico.
Homens com vasectomia podem voltar a ter filhos
Uma das dúvidas mais frequentes sobre reprodução humana é se homens que fizeram vasectomia podem ter filhos no futuro. A resposta é sim. Existem alternativas que possibilitam a reversão da vasectomia, caso os vasos não tenham sido cauterizados.
Vasectomia pelo SUS
No Sistema Único de Saúde, a cirurgia de vasectomia faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e é indicada quando o assunto é planejamento familiar.
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela só é possível de ser realizada em homens com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos. O procedimento é feito em ambulatório médico, sem necessidade de internação.
Para conseguir a cirurgia, o primeiro passo é procurar uma unidade básica de saúde e passar por uma avaliação. Feito isso, o médico encaminha o paciente para um especialista que dará todas as orientações e fará a cirurgia.
Esta sexta-feira, 31, foi a primeira vez que Ana Maria Braga abriu mão de apresentar o ‘Mais Você’, da Globo, para cuidar da saúde, desde que anunciou o diagnóstico de um novo câncer de pulmão, na última segunda-feira, 27.
A veterana foi substituída pela repórter Talitha Morete para comandar o matinal ao lado de Louro José. O mascote de Ana Maria, aliás, antecipou qualquer especulação sobre o estado de saúde da comunicadora dizendo que ela está bem.
“Hoje eu vou ter uma companhia especial aqui, a nossa querida Talitha Morete! Hoje a Ana não pôde estar aqui com a gente. Ela está bem, mas se permitiu tirar uma folguinha hoje para dar uma descansada, que é melhor para ela”, anunciou.
Vale lembrar que quando contou sobre o início do tratamento contra a doença, Ana Maria Braga já havia adiantado que ficaria ausente esporadicamente por conta dos efeitos colaterais que a quimioterapia e a imunoterapia causam.
A substituta de Ana aproveitou para cumprimentar a titular antes de iniciar a atração. “Um beijo enorme para a Ana. É uma honra estar aqui e uma responsabilidade também”.
No Twitter, os fãs da apresentadora sentiram sua falta e comentaram sobre o assunto. Confira:
Acordar e ver que a Ana Maria Braga foi substituída hoje pela Talitha Morete no #MaisVoce foi um susto. Mesmo com o Louro José falando que está tudo bem com a Ana. Assim como todos, torço muito pela recuperação da Ana 💛
A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um relatório sobre o tabagismo, que é considerado pelo órgão uma epidemia global. Segundo a OMS, o combate ao cigarro se intensificou, mas ainda faltam medidas para ajudar os dependentes a abandonar o consumo. Saiba quais são os problemas que o cigarro pode causar ao seu organismo nesta animação criada pelo canal Equilibre-se, da Catraca Livre.
A lista de aprovados em segunda chamada no vestibular da Fuvest saiu na manhã desta sexta-feira (31). O resultado está disponível no site da instituição. Em 2020, a USP oferece 8.317 vagas.
Os aprovados terão do dia 3 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 8h, até 4 de fevereiro, às 16h, para realizarem a matrícula virtual. É necessário ter em mãos os seguintes documentos:certificado de conclusão do curso de Ensino Médio e histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (original e uma cópia), documento de identidade oficial (original e uma cópia), além de uma foto 3×4 recente, tirada há menos de um ano.
Depois, o candidato deverá fazer a matrícula presencial. Os locais, datas e horários estão indicados no manual do candidato, nos quadros 3 e 5 (páginas 2 e 3). Atenção: para estar efetivamente matriculado, o estudante deve realizar as duas etapas da matrícula.
A terceira lista será divulgada no dia 7 de fevereiro e os candidatos que não passarem poderão entrar para a lista de espera a partir de 26 de fevereiro.
Monitoramento feito pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aponta que quase 20% das praias do litoral paulista estão impróprias para o banho de mar.
Ilhabela, no litoral norte do estado, é a cidade com maior número de praias impróprias para o banho, oito no total.
Em Ubatuba, dos 34 pontos monitorados pela Cetesb, incluindo os sete da Ilha Anchieta, quatro registraram condições impróprias para o banho –dois de Itaguá, Perequê-Mirim e Maranduba.
Já em Caraguatatuba, apenas três praias estão impróprias -Lagoa Azul, Prainha e Indaiá. Em São Sebastião, do total de 30 pontos, só cinco não têm condições para o banho –Prainha, Cigarras, São Francisco, Porto Grande e um dos de Juqueí (na Travessa Simão Faustino).
Em Ilhabela, o número de praias impróprias aumentou para oito em relação a última medição da Cetesb. São elas: Siriúba, Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira, Julião, Curral e Veloso.
Na Baixada Santista e litoral Sul, vários municípios estão com todas as suas praias em boas condições de balneabilidade —Bertioga, Cubatão, Santos, Praia Grande, Itanhaém, Iguape e Ilha Comprida.
No Guarujá, apenas a praia do Perequê está imprópria, de um total de 12 pontos monitorados. São Vicente manteve três praias impróprias, as mesmas do boletim anterior –Milionários, Gonzaguinha e Prainha.
Mongaguá, no litoral sul, também continuou com as mesmas cinco impróprias –Vera Cruz, Santa Eugênia, Itaoca, Agenor de Campos e Flórida Mirim. E em Peruíbe, apenas o ponto da Av. São João está impróprio.
s condições podem ser alteradas em razão do período de chuvas. A Cetesb recomenda que os banhistas entrem no mar 24 horas após precipitações fortes e intensas.
O Ministério da Saúde anunciou em coletiva de imprensa na última quinta-feira, 30, que abrirá processo de licitação para alocar novos mil leitos nos hospitais de referência indicados pelos estados para tratar possíveis pacientes infectados com o novo coronavírus.
De acordo com o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, os leitos serão instalados em um período de até 30 a 40 dias, de acordo com os prazos legais e naturais de processos de licitação. “O número de leitos será compatível com as demandas e, se precisar, vamos ampliar esse quantitativo”, disse.
Ainda segundo Gabbardo, a distribuição desses leitos seguirão os critérios dos planos de contingência dos estados e a evolução da doença. “Quando determinados locais precisarem de reforço de leitos de UTI, esses terão prioridades e colocaremos à disposição dos hospitais”, afirmou.
Casos monitorados
No Brasil, ainda não há nenhum caso confirmado. O Ministério da Saúde informa que 9 pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito estabelecida pela OMS e estão sendo monitorados. Todos tiveram histórico de viagem à China.
O Brasil mantém o nível 2 de alerta, em uma escala que vai até 3. Essa classificação define a situação como perigo iminente de entrada do vírus no país. O Ministério da Saúde só irá aumentar esse nível e declarar emergência de saúde pública, se casos de transmissão forem confirmados aqui.
Como acontece a transmissão?
O 2019- nCoV é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.
Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.
Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.
Lorenna Vieira, esposa de Rennan da Penha, acusou o banco Itaú de racismo, na última quinta-feira, 30. A esteticista afirmou que estava na agência da Rua da Soja, 82, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), quando foi levada para uma delegacia e tratada com deboche por ser companheira do DJ.
Tudo começou quando Lorenna tentava desbloquear um cartão e sacar R$ 1.500. Segundo relato da vítima, funcionários do banco acharam que as movimentações financeiras em sua conta eram suspeitas.
“Eu fui ao banco tirar um dinheiro e desbloquear um cartão, porque perdi cartão e o outro não chegou na minha casa. Eu tive que ir lá buscar. Chegando lá, deu que estava bloqueado. Aí elas (as funcionárias) começaram a falar ‘ah, o banco pode achar que é fraude, que você é laranja’ e me deixaram lá esperando”, contou ela ao G1.
Ela diz que, sem receber maiores explicações ou avisos, acabou sendo levada para a delegacia. Lorenna se sentiu ofendida e acha que a ação foi exagerada e reflexo de racismo e preconceito.
“Ela (a funcionária) falou: ‘Só falta mais 15 minutinhos para o seu problema ser resolvido’. E aí chegaram os policiais. Eu fiquei revoltada na hora. Fiquei muito chateada, as pessoas ali devem achar que eu fui presa ou eu não sei. É uma vergonha, ridículo. Eu me senti ofendida. Segundo eles, eu sou fraude, laranja. Segundo eles, aquele dinheiro não era meu”, completou.
Ela contou ainda na delegacia policiais civis questionaram a veracidade de seus documentos por conta do seu cabelo: “Eu até rasguei minha identidade, porque o policial falou que era quase impossível saber se era eu, porque o meu cabelo estava liso, falou que era pra eu jogar minha identidade fora e fazer outra com o meu cabelo natural”.
Fui retirada do banco @itau pela polícia civil
Humilhada e esculachada
Por minha conta receber um bom dinheiro
E segunda eles, é FRAUDE E MAIS VÁRIAS COISAS
Meu dinheiro está PRESO e eu quase fui PRESA por NADA!!!!!!
Não é pq eu sou preta e humilde que eu sou criminosa!!!
Em nota publicada no Twitter, o Itaú se pronunciou sobre o caso:
O Itaú lamenta pelos transtornos causados a Lorenna Vieira nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e já entrou em contato com ela para resolver a situação. O Itaú esclarece que o procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. O Itaú acredita que toda forma de discriminação deve ser combatida”.
Apesar disso, o banco não explicou o motivo pelo qual o perfil bancário de Lorenna foi tratado como suspeito.
O Itaú esclarece que o procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. O Itaú acredita que toda forma de discriminação deve ser combatida.
Nas redes sociais, o banco tem sido criticado pelo ocorrido e os internautas até criaram uma hashtag #ItauRacista:
Chamarem a polícia porque uma mulher negra foi sacar seu próprio dinheiro pegou muito mal @itau
Se eu tivesse conta nesse banco cancelaria hoje mesmo. Ainda bem que não é o caso. #ItauRacista
O procedimento padrão em caso de suspeita de fraude é segurar o cliente e depois chamar a polícia?
Vocês leram isso que eu estou lendo? É inacreditável uma coisas dessas. Ou melhor, é acreditável sim, porque o Brasil é um país racista.#itauracistahttps://t.co/4MMEbKeqlq
#ItauRacista até quando vocês vão continuar sendo racistas?
Muito lindo fazer propaganda de diversidade negra, mas claramente vemos a ausência de negros dentro do banco e atos como esse de hoje. Por ela ser negra não pode ter muito dinheiro na conta? @itauhttps://t.co/UOsK9vkgY0
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A polícia está investigando um caso de racismo em um restaurante badalado de Santos, no litoral de São Paulo. As agressões verbais ocorreram na noite da última terça-feira, 28, no Madê Cozinha Autoral, do chef Dario Costa, que foi semifinalista do programa “Masterchef”, da Band.
Em um vídeo publicada nas redes sociais, Dario conta que o cliente, um homem de cerca de 50 anos, chegou ao restaurante com a esposa e o neto e que desde o início do atendimento, ele tratou a equipe com grosseria.
“Começou dizendo que não queria ser atendido por uma mulher. Depois, promoveu diversos insultos racistas contra a galera da equipe chamando de ‘pretinho’, ‘preto sujo’, ‘negrinho’. Enquanto isso, comia e bebia no restaurante”, conta Dario.
Em entrevista ao G1, o ex-participante do “Masterchef” disse que um cliente que estava na mesa ao lado se sentiu ofendido com as agressões verbais e partiu para cima do homem.
Dario conta ainda que mesmo depois de ir embora, o homem ligou por diversas vezes no restaurante e o teria xingado “idiota por só ter negros na equipe”.
Ele registrou um boletim de ocorrência por danos morais contra o cliente.
Racismo: saiba como denunciar
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Hadson (Camarote) vem prestando um desserviço a quem assiste ao Big Brother Brasil (BBB20) por mostrar um comportamento machista e desnecessário dentro da casa. Em conversa no Quarto do Líder na madrugada desta sexta-feira, 31, o ex-jogador de futebol afirmou que tem certeza que os brothers têm controle sobre as mulheres de seu grupo.
Para o brother, a estratégia correta não é pedir voto para elas, mas mostrar algum tipo de direcionamento às sisters.
“A gente, querendo ou não, tem poder sobre as minas do nosso grupo. Se a gente chegar e falar, é tal coisa, vai ser tal coisa. Se falarmos outra, vai ser outra”, opinou.
Lucas (Pipoca), entretanto, deu pelo menos um exemplo de sensatez e discordou do colega. Embora o confinado também esteja causando com seu comportamento machista, ele relembrou que Marcela (Pipoca), por exemplo, já havia dito que não votaria em mulheres caso houvesse alguma outra opção. E nem precisaria desta justificativa da médica para a gente entender que nenhum homem domina a opinião das mulheres, né?
OUTROS CASOS
Logo na primeira semana de confinamento no reality show, Hadson foi criticado nas redes sociais por atitudes machistas e sexistas.
Tudo começou quando o brother deu em cima de Flayslane Raiane, e levou um corte da cantora, durante a prova da imunidade. Enquanto a paraibana cantava a música ‘Morango do Nordeste’, Nery soltou: “Vou dar uma mordida nesse morango”. A sister, mais que depressa, disparou: “Quem disse?”. “Pensei que você era parceira”, resmungou ele. “Não. No meu não”, respondeu ela.
Depois, Hadson se mostrou interessado por Bianca Andrade e Rafa Kalimann, dizendo que beijaria as duas. Porém, quando homens e mulheres se dividiram para dormir em quartos diferentes, o brother soltou uma sequência de frases polêmicas. “Só cueca no quarto é pesado, tinha que ter uma mulher aqui para manter organizado”, disse, se referindo ao conceito machista de que tarefas domésticas como arrumar a casa, é coisa de mulher.
E não parou por aí. O ex-atleta confessou para Lucas Chumbo sua atração por Rafa. “O conjunto completo da Rafa é monstro. Tenho até medo de ver na piscina e ficar olhando. Como uma mulher dessas está solteira? Acho que é negócio de igreja, só pode”, disparou ele, dando a entender que as mulheres dependem apenas do interesse masculino ou regras religiosas para se relacionar, e não da própria vontade.
Uma adolescente de 13 anos afirmou à polícia ter matado um homem a chutes e tijoladas que a tentou estupra-la. O crime ocorreu na noite da última terça-feira, 28, em Águas Claras, no Distrito Federal.
Depoimentos conflitantes levaram a polícia a trabalhar com duas hipóteses para o crime, Uma delas é de que a adolescente teria reagido a uma tentativa de estupro. A outra e a de que ela teria assassinado a vítima, identificada como Antônio Soares da Silva, 52 anos, facilitar o roubo de um veículo da oficina mecânica onde ela trabalhava. As informações são do jornal Correio Braziliense.
A polícia foi até o local após denúncia de homicídio e encontrou o homem no chão, com uma pessoa tentando reanimá-lo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou a morte de Antônio Soares.
Em depoimento à polícia, a adolescente contou que ela e a irmã andavam na rua quando foram abordadas pelo homem. “Ele assoviou, mostrou o pênis, correu atrás dela e tentou agredi-la”. A jovem conta ainda que deu uma “gravata” em Antônio e o enforcou.
Já a irmã da jovem apresentou outra versão à polícia. Ela contou que a irmã é usuária de drogas e estaria drogada quando Antônio se recusou a oferecer uma carona.
Abuso de crianças e adolescentes
Diariamente, crianças e adolescentes são expostos à violência sexual. Até abril de 2019, o Disque 100 recebeu mais de 4 mil denúncias de abuso infantil em todo o Brasil, mas sabemos que esses dados não estão nem perto da realidade, uma vez que ainda é difícil ter estatísticas que realmente abranjam o problema de forma real.
Isso se dá por inúmeros fatores como, por exemplo, pelo preconceito e pelo silêncio das vítimas (que às vezes não entendem o que está acontecendo com elas) e pela “vergonha” e falta de informação sobre o assunto de familiares.
Segundo o estudo da Rainn, a maior organização social contra a violência sexual dos Estados Unidos, 93% dos casos acontecem quando o agressor é próximo e tem “poder” sobre a vítima, como pais, primos, tios, avôs, vizinhos e professores.
Tipos de abuso infantil
É importante lembrar que abuso sexual, violência sexual e pedofilia são coisas distintas. Segundo o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes:
Pedofilia: Consta na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e diz respeito aos transtornos de personalidade causados pela preferência sexual por crianças e adolescentes. O pedófilo não necessariamente pratica o ato de abusar sexualmente de meninos ou meninas. O Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não preveem redução de pena ou da gravidade do delito se for comprovado que o abusador é pedófilo.
Violência Sexual: A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos sexuais porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade de garotas e garotos. Ela pode ocorrer de duas formas: abuso sexual e exploração sexual (turismo sexual, pornografia, tráfico e prostituição).
Abuso sexual: Nem todo pedófilo é abusador, nem todo abusador é pedófilo. Abusador é quem comete a violência sexual, independentemente de qualquer transtorno de personalidade, se aproveitando da relação familiar (pais, padrastos, primos, etc.), de proximidade social (vizinhos, professores, religiosos etc.), ou da vantagem etária e econômica.
Exploração sexual: É a forma de crime sexual contra crianças e adolescentes conseguido por meio de pagamento ou troca. A exploração sexual pode envolver, além do próprio agressor, o aliciador, intermediário que se beneficia comercialmente do abuso. A exploração sexual pode acontecer de quatro formas: em redes de prostituição, de tráfico de pessoas, pornografia e turismo sexual.
*Grooming consiste em ações de sedução cometidas por um adulto para contatar uma criança pela Internet com o objetivo de ganhar sua confiança e amizade. **Sexting é a troca de mensagens virtuais de conteúdo sexual por meio, principalmente, de celulares
Como proteger as crianças da violência sexual
Embora o abuso infantil seja um tema complicado de ser abordado, ele é extremamente importante. Primeiro, porque é algo que acontece frequentemente em muitos lares brasileiros e, segundo, porque ele pode ter consequências danosas às vítimas.
Por isso, é de extrema importância que os pais estejam cientes das seguintes dicas:
Explique para a criança quais são as partes íntimas do corpo
É importante que as crianças aprendam a nomear corretamente as partes do corpo e saibam identificar o que é íntimo, assim ela pode relatar aos pais quando algo fora do comum acontecer. Explique que ninguém pode tocar nessas regiões e nem vê-las, apenas os pais quando forem dar banho ou trocar de roupa.
Explique sobre os limites do corpo
Converse com a criança sobre permissão. Ensine que ninguém pode tocar as suas partes íntimas, nem ela não pode tocar nas partes íntimas de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida. Alerte a criança para possíveis estratégias usadas por abusadores, como trocar carícias por doces, apresentar um “cachorrinho” e assim por diante.
Incentive seu filho a conversar com você
Muitas vezes, os abusadores pedem às crianças para manterem o ocorrido em segredo, seja ameaçando ela ou de maneiras lúdicas. Por isso, ensine que segredos não são coisas boas e que ele sempre pode e deve contar a você tudo o que acontece. Lembre-se que essa relação de confiança é muito importante e, por isso, a criança NUNCA deve ser punida, criticada ou castigada por contar qualquer coisa sobre o seu corpo.
Saiba o que ele está fazendo
Muitos dos casos de abuso infantil acontecem quando uma criança passa horas sozinha com um adulto, que pode ser um membro da família ou um conhecido. Por isso, saiba o que seu filho está fazendo mesmo quando você não estiver.
Se for preciso deixá-lo por horas com um adulto ou um adolescente responsável, tenha meios de vigiá-los por um tempo para saber como é esta relação ou prefira situações nas quais seu filho esteja junto a um grupo, pois isso dificulta a ação de abusadores.
Mesmo nesses casos, não baixe a guarda: tente saber sobre as pessoas que cuidarão da criança durante sua ausência. Por exemplo, se você for inscrever seu filho em um acampamento, saiba quem são os monitores e qual preparo eles possuem para prevenir e reagir contra um possível abuso.
Preste atenção nas reações da criança
Sempre analise a reação da criança. Se ela demonstra não ter afeição por alguém próximo, que ela teoricamente deveria desenvolver afeto, tente entender o motivo.
Identifique os possíveis sinais de um abuso
Não é fácil notar sinais físicos de um abuso sexual, mas é possível que a criança tenha alterações no seu comportamento, como: irritação, ansiedade, dores de cabeça, alterações gastrointestinais frequentes, rebeldia, raiva, introspecção ou depressão, problemas escolares, pesadelos constantes, xixi na cama e presença de comportamentos regressivos (por exemplo, voltar a chupar o dedo). Outro sinal de alerta é quando a criança passa a falar abertamente sobre sexo, de forma não-natural para a sua idade, física e mental.
Se você notar algum desses sinais, tome cuidado com a sua reação, porque ela pode fazer com que a criança se sinta ainda mais culpada. O importante é apoiar a criança, escutar o que ela tem a dizer e não duvidar da sua palavra. Busque ajuda e orientação profissional para que o seu filho consiga falar sobre o ocorrido e lidar com o fato.
Como denunciar casos de abuso infantil
Há algumas formas de denunciar casos de violência sexual a menores de idade:
Como nos casos de racismo, homofobia e outras violações de direitos humanos, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.
Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
O usuário preenche o formulário disponível aqui e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
O Conselho Tutelar é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos. Pode aplicar medidas com força de lei. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, na sede do conselho. Encontre o telefone do Conselho Tutelar mais próximo digitando “Conselho Tutelar + o nome do seu município” no Google.
CREAS / CRAS
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam o atendimento em atenção básica à população em geral, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento de média complexidade, que inclui o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Acesse o site do Ministério da Cidanania, localize as unidades por Estado ou município.
Ministério Público
Responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. Os promotores de justiça têm sido fortes aliados do movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO), que pode e deve ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. No site da Childhood Brasil você encontra o contato do MP de todos os estados brasileiros.
O público que acompanha o Big Brother Brasil (BBB20) teve motivos para comemorar, na noite da última quinta-feira, 30. O motivo? Petrix foi indicado ao Paredão.
Para quem não sabe, o ginasta tem sido acusado de assédio sexual desde a primeira semana de confinamento.
Logo após a realização da Prova do Líder, que consagrou Guilherme campeão, rolou uma dinâmica surpresa que deu a Pyong a chance de colocar o atleta na berlinda.
No Twitter, o nome de Petrix ficou por horas no primeiro lugar dos Trending Topics, e o público celebrou que o brother tem uma chance de ser eliminado do reality show na próxima terça-feira, 4.
Vale lembrar que os fãs do programa se revoltaram com a decisão da Globo de manter Petrix no reality após a primeira acusação de assédio, quando ele sacudiu os peitos de Bianca. E, em um novo caso, quando o ginasta esfregou as genitálias na cabeça de Flayslane, a emissora continuou com o seu posicionamento.
Pyong para o Petrix: “O bom é que agora ao invés de você fazer o teste de quem é forte no paredão com outras pessoas, pode fazer com você mesmo.”
Pyong jantou cedo#BBB20#BBBpic.twitter.com/3JzB5Bsppy
Guilherme (pipoca) é o novo líder do Big Brother Brasil 20 (BBB20). A prova pela liderança ocorreu em forma de “trollagem”. Vestidos de coelhos, os brothers e sisters tinham que escolher uma raia para disputar uma corrida de saco.
Quem venceu a disputa foi Hadson (pipoca), mas o resultado pouco importou, já que antes de começar a prova, o público escolheu, por meio de uma votação, uma raia para dar o poder da liderança. Guilherme escolheu a de número 2, a mesma do público.
A prova foi inspirada no BBB5 (na ocasião, a vitoriosa foi Grazi Massafera).
Os participantes também tiveram de lidar com uma indicação surpresa para o paredão –que também foi na base da sorte, a pessoa da raia 7, no caso o Pyong (camarote), teria de indicar alguém. O indicado foi o Petrix (camarote).
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) determinou interdição cautelar do médico Marcos Harter, ex-participante do ‘BBB‘ e de ‘A Fazenda‘, por seis meses. Neste período ele está impedido de atuar como cirurgião plástico, bem como realizar atendimentos médicos.
A decisão foi tomada em reunião do conselho, por unanimidade, no dia 21 de janeiro, mas só foi revelada nesta quinta-feira, 30.
O edital de interdição não aponta qual o eventual desvio de conduta o médico possa ter cometido. Mas segundo o documento, há “prova inequívoca de procedimento danoso realizado pelo médico, com fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação”.
“[…] Foi deliberado por unanimidade, pela interdição cautelar total do exercício profissional do médio Marcos de Oliveira Harter, inscrito no CRM-MT sob nº 7554, pelo prazo de seis meses, contados a partir desta publicação, não podendo o referido médico, durante esse período, exercer atendimento e nem atos operatórios em pacientes”, diz o documento.
Segundo o site Mídia News, o ex-BBB responde a procedimentos administrativos no CRM-MT. Em março do ano passado, o conselho abriu investigação para apurar a conduta do profissional por comer dentro de uma sala de cirurgia, conforme uma foto publicada no Instagram.
Outro caso
No começo de janeiro, Marcos Harter foi alvo de críticas do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina após fazer uma “promoção” para mulheres que desejam colocar silicone em Florianópolis.
O cirurgião divulgou em suas redes sociais os preços do procedimenro, violando regra do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo a resolução CFM 2.170/17, “os valores só podem ser revelados dentro dos estabelecimentos médicos, sob alegação que a divulgação pode deixar o paciente vulnerável. Além disso, anúncios de preços e promoções promovem uma concorrência desleal entre médicos, comércio da saúde e captação de clientela”.