Friuli Venezia Giulia tem vista para o Mar Adriático e é cercada por altas montanhas, envolvendo muitas paisagens diferentes.
O impressionante planalto de Carso é formado por rochas varridas pelo vento, e a erosão do solo criou uma série de cavernas, cavidades e ressurgimentos ao longo do tempo.
Os cenários montanhosos das Dolomitas Orientais são realmente espetaculares: os Carnia e os Alpes Julianos. lagos, vales e áreas protegidas também compõem a paisagem.
Desde a fronteira com Veneto até Monfalcone, a costa da região de Friuli Venezia Giulia é cercada por lagoas e possui longas praias de areia, com diversos resorts, como o famoso Lignano Sabbiadoro.
A grande variedade de paisagens combina com o rico e variado patrimônio cultural, a região tem uma história complexa devido à confluência de diferentes civilizações nesse território. Por esse motivo, Friuli Venezia Giulia parece um pequeno universo com muitas tradições diferentes: é a “terra dos contrastes”.
O que ver em Friuli Venezia Giulia
Uma das joias da região é a antiga cidade de Aquileia, uma das cidades mais importantes do Império Romano. Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, é rica em vestígios: o fórum, as ruínas do porto fluvial e sua basílica, é também um dos exemplos mais importantes da arte cristã primitiva.
As Dolomitas, outra adição à lista do Patrimônio Mundial da Unesco, são um monumento natural altamente valioso e oferecem cenários e cores extremamente encantadoras, tanto no inverno quanto no verão: trechos de águas cristalinas, picos cobertos de neve e vales verdejantes.
Do Planalto Cársico ao mar, Trieste esconde inúmeras belezas –cafés antigos, edifícios neoclássicos ao longo do Grande Canal e outros monumentos que revelam a excelência desta cidade da Europa Central e seu passado glorioso.
Outro destino imperdível é a cosmopolita Gorizia, com seu castelo medieval que relembra séculos de história. Udine não é menos charmosa, com seu antigo castelo e as preciosas obras de Giambattista Tiepolo. Por fim, vale a pena visitar Pordenone, com seus edifícios antigos e o Corso, ladeado por longas arcadas típicas.
VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE
Várias outras cidades e pequenas aldeias enriquecem a região com sua arte e tradições. Grado é peculiar pelo seu centro histórico em estilo veneziano; a pequena cidade de San Daniele, por seus belos afrescos e a Igreja de Santo Antônio; e Cividale del Friuli, por ser a sede do primeiro ducado lombardo na Itália.
O que fazer em Friuli Venezia Giulia
O ambiente de Friuli Venezia Giulia oferece milhares de oportunidades para umas férias inesquecíveis repletas de atividade física, bem-estar, relaxamento e diversão. Das Dolomitas aos Prealps e os Alpes Carnic, as montanhas desta região são um lugar perfeito para quem gosta de esportes de inverno como esqui, snowboard, escalada, patinação no gelo e trekking.
Estâncias de esqui conhecidas como Tarvisio, Piancavallo, Sauris e Sella Nevea oferecem quilômetros de pistas e instalações modernas, entre impressionantes maciços rochosos e cenários encantadores.
Da lagoa de Grado a Lignano Sabbiadoro, as praias e o mar límpido tornam possível passar férias relaxantes entre emocionantes partidas de vôlei de praia, esqui aquático, windsurf, vela, longos passeios de bicicleta e jogos aquáticos em divertidos parques aquáticos. Depois, você pode aproveitar a vida noturna: clubes, pubs e restaurantes.
Há também muitas opções de campos de golfe em meio a paisagens incríveis. As várias áreas protegidas da região revelam cenários imponentes e pitorescos para caminhadas e passeios pela natureza, trekking ou mountain bike: a Reserva do Vale Cavanata, também boa para observação de aves; a reserva marítima de Miraramare, perfeita para mergulho; o Parque Natural das Dolomitas, o reino do alpinismo e escalada, e as colinas de Carnic, ideais para passeios a cavalo.
Além disso, existem muitas outras rotas para descobrir a natureza em seu sentido mais pristino: o cabo íngreme do Carso, entre rochas e cavernas calcárias; as margens do Tagliamento e outros rios; ou em Carnia, onde a natureza é combinada com a história, em meio às ruínas de fortes, galerias e outros vestígios da Primeira Guerra Mundial.
Para férias regeneradoras dedicadas à saúde, bem-estar e beleza, vale visitar os famosos spas da região, como o memorável Terme di Grado ou a Lignano Riviera, onde você pode desfrutar de tratamentos com água do mar.
Das montanhas ao mar, você pode encontrar itinerários para explorar vinhos de qualidade e boa comida em toda a região, percorrendo vinhedos e fazendas, onde você pode saborear especialidades e produtos típicos, incluindo o famoso presunto de San Daniele ou queijo Montasio.
O que comer em Friuli Venezia Giulia
As tradições culinárias de Friuli Venezia Giulia são influenciadas pelas culturas eslava, européia central e veneziana. A cozinha conta com receitas simples e ingredientes genuínos: carne, laticínios, embutidos e legumes, usados para criar especialidades saborosas.
Alguns pratos típicos da região são polenta, “porcina”, um prato feito com carne de porco cozida e salsichas servidas com chucrute e mostarda, e as várias sopas ricas em vegetais e legumes.
O produto típico mais importante da região é o presunto de San Daniele, conhecido e exportado mundialmente, seguido pelo queijo Montasio e presunto Sauris. Entre o salame e as carnes de porco produzidas em Friuli, podemos encontrar vários salames, soppressa, salsichas e musèt con la brovada (linguiça de porco cotechino servida com nabos azedados com bagaço).
Os strudels e bolos de frutas da região também são deliciosos. Os saborosos pratos tradicionais são acompanhados por uma rica produção de vinhos tintos e brancos de alta qualidade, como Refosco, Terrano, Malvasia, Tocai e Rebula. Friuli Venezia Giulia também é conhecida por seus destilados, incluindo grappas tradicionais e com sabor.
Veja também: 14 vilarejos na Itália para você viajar no tempo
Itália: o que ver, fazer e comer em Friuli Venezia Giulia publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário