APRENDA VIOLÃO AQUI

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Nelson Sargento celebra 95 anos em show no Sesc Pinheiros

Um dos mais importantes sambistas da Velha Guarda ainda em atividade, Nelson Sargento completa 95  anos de idade desfrutando de grande prestígio e notoriedade. Para comemorar, o bamba sobe ao palco do teatro do Sesc Pinheiros acompanhado pelo grupo paulista Os Batuqueiros e sua Gente. O show, que acontece neste sábado, dia 8, conta ainda com a participação das cantoras Francineth Germano e Lazir Silval.

O evento tem início às 21h com entradas que custam a partir de R$12.

Nelson Sargento se apresenta no Sesc Pinheiros

Nelson Sargento

O cantor e compositor carioca passou a infância no morro do Salgueiro e por volta de 10 anos foi morar no morro da Mangueira, onde conheceu Cartola e Nelson Cavaquinho, com quem aprendeu a tocar violão. O apelido “Sargento” veio de sua época no exército. Entrou para a ala dos compositores da Mangueira levado por Alfredo Português (seu pai adotivo) e Carlos Cachaça, e compôs sambas-enredo para a escola na década de 50, como, por exemplo, “Cântico à Natureza”, feito em parceria com Jamelão e Alfredo Português.

Nos anos 60, frequentou o bar Zicartola, onde conheceu outros sambistas e músicos da zona sul carioca. Participou, convidado por Hermínio Bello de Carvalho, do espetáculo “Rosa de Ouro”, ao lado de Elton Medeiros, Clementina de Jesus, Araci Cortes e Paulinho da Viola, entre outros. Em seguida integrou o conjunto A Voz do Morro, ao lado de Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Anescar do Salgueiro e Zé da Cruz, e com ele gravou “Roda de Samba 2”, um marco do gênero.

Seu maior sucesso, “Agoniza Mas Não Morre”, foi lançado em 1978 por Beth Carvalho e tornou-se um hino de resistência da cultura do samba carioca. Outros sambas seus de sucesso são “Idioma Esquisito”, “Falso Amor Sincero”, “Vai Dizer a Ela” – com Carlos Marreta -, e “Nas Asas da Canção”, com Dona Ivone Lara. Nos anos 1990, gravou discos no Japão, incluindo composições inéditas de seu parceiro Cartola.

Veja também: Moacyr Luz e Moyseis Marques comandam roda de samba em Pinheiros

Nelson Sargento celebra 95 anos em show no Sesc Pinheiros publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário