Na última sexta-feira, 8, um grupo de bolsonaristas saudou o presidente de Jair Bolsonaro com o braço direito estendido. O gesto é famoso por ter sido utilizado pelos nazistas na saudação a Adolf Hitler. A informação é da revista Fórum.
O grupo, no entanto, nega que o aceno tenha qualquer referência ao nazismo e justifica dizendo que se tratava de uma oração.
O gesto é proibido na Alemanha e quem o fizer nas ruas pode ser preso.
As simbologias nazistas com as quais o governo Bolsonaro e seus apoiadores flertam têm ficado cada vez mais evidentes.
O próprio slogan da campanha presidencial –“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”– fazia referência direta a um bordão da Alemanha de Hitler: “Deutschland über alles” (“Alemanha acima de tudo”, em português). O trecho, inclusive, fazia parte do hino nacional alemão, mas foi suprimido ao final da 2ª Guerra Mundial.
Na semana passada, uma publicação nas redes sociais da Secom (Secretária de Comunicação da presidência) sobre o coronavírus usou a frase-símbolo dos campos de concentração nazistas “O trabalho liberta” (“Arbeit macht frei”, em alemão). A frase, inclusive, aparece no portão do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.
Bolsonarista fazem saudação nazista para presidente na porta do Alvorada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário