APRENDA VIOLÃO AQUI

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Quem é o general Pazuello, que assume Saúde após saída de Teich

Menos de um mês após assumir o Ministério da Saúde, Nelson Teich pediu demissão na manhã desta sexta-feira,15. O motivo da saída seria a decisão do presidente Jair Bolsonaro de mudar o protocolo de prescrição da cloroquina no tratamento do novo coronavírus. Agora, o general Eduardo Pazuello, secretário-executivo, assume interinamente a pasta, mas já é cotado para permanecer no comando de forma definitiva.

A informação da demissão foi confirmada pelo Ministério da Saúde. “O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração nesta manhã. Uma coletiva de imprensa será marcada nesta tarde”, informou o ministério, em nota. Esta é a segunda baixa na pasta em meio à pandemia. Nelson Teich tomou posse em 17 de abril no lugar de Luiz Henrique Mandetta, demitido por divergências com Bolsonaro sobre as medidas para combate da covid-19.

Veja também: Quem é Osmar Terra, cotado como novo ministro da Saúde de Jair Bolsonaro?

O general Eduardo Pazuello assume o Ministério da Saúde interinamente

Quem é Eduardo Pazuello

O general de divisão Eduardo Pazuello, natural do Rio de Janeiro, se formou na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984, como oficial de intendência.

Quando tenente e capitão, Pazuello participou de Operações na Selva, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus (AM). O general tem também o curso de paraquedista, além de ter feito graduações como mestre de salto, salto livre e avançado de salto livre.

Como oficial superior, fez o curso de Comando e Estado-Maior no Exército, e o curso de política e estratégia aeroespaciais, na Força Aérea Brasileira (FAB).

Entre suas funções como oficial general, trabalhou na assessoria de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do Comando Logístico, no comando da Base de Apoio Logístico do Exército, e na coordenação logística das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

O general trabalha para o governo desde a época do presidente Michel Temer. À época, em fevereiro de 2018, passou a coordenar a Operação Acolhida, que cuida de refugiados da Venezuela em Roraima. Depois de deixar o cargo, ele assumiu o comando da 12ª Região Militar, no Amazonas, função que exerceu até chegar ao Ministério da Saúde.

Pazuello foi convidado pelo próprio Teich para assumir o cargo de secretário-executivo da pasta. Quando recebeu o convite, militares elogiaram o perfil “determinado” para trabalhar com gestão e logística em um momento de pandemia. “Ele é excepcional em áreas de logísticas é conhecido por fazer acontecer”, disse o atual ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos ao UOL.

No entanto, na prática, o general que assumiu o comando da Saúde, principalmente em relação às discordâncias entre Teich e Bolsonaro sobre as medidas de isolamento social e o tratamento de pacientes graves da covid-19 com a hidroxicloroquina.

Veja também: Ministro da Saúde Nelson Teich pede demissão do governo Bolsonaro

Quem é o general Pazuello, que assume Saúde após saída de Teich publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário