APRENDA VIOLÃO AQUI

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Treino Gaia resgata os movimentos naturais do corpo

Treino Gaia explorar todas as habilidades humanas de forma natural

O que você acharia se te dissessem que subir em árvores, se equilibrar em pedaços de troncos e engatinhar na grama não só faz bem para o condicionamento físico, como para saúde mental e energética? Essa reconexão com a natureza realizando movimentos naturais do corpo é a base do treino Gaia, uma metodologia com um pé no treinamento funcional, mindfulness, BioEnergia e Yoga.

Hérica Sanfelice, a criadora do treino Gaia, diz que a atividade busca dar um novo sentido à experiência corporal. “Somos dotados de muitas capacidades, mas nossas habilidades foram atrofiadas pelo desuso”, diz a educadora física, que hoje dá curso de formação para professores, além de aulas nas unidades do SESC.

https://www.instagram.com/p/BoWqln5hmCQ/embed

A ideia do método Gaia é trabalhar todas as habilidades humanas. Agachar, saltar, rolar, escalar, rastejar, equilibrar-se, arremessar, correr e caminhar fazem parte do treino. Tudo de maneira divertida, prazerosa e lúdica. “Tem muito essa coisa de brincadeira porque somos mamíferos e, como seres mamíferos, a gente usa a brincadeira para se conectar com as pessoas também. As crianças fazem isso muito bem e, com o tempo – por um padrão social – deixamos de brincar”, comenta Hérica.

Quem acompanha de longe uma aula pode pensar que são movimentos muito simples e, na realidade, são mesmo! Mas, assim como outros tipos de exercícios, existem progressões, que podem deixar a tarefa um tanto difícil.

Sentar e levantar, por exemplo, pode não ser tão fácil para muitos, inclusive para atletas com os corpos tão viciados em movimentos mecânicos. Para essas pessoas, o movimento natural costuma representar um grande desafio.

https://www.instagram.com/p/Bm6q6ZbhJ3c/embed

Um convite para tirar os sapatos

O treino Gaia é preferencialmente realizado em meio à natureza, em parques, na areia, na grama, mas nada impede de realizar os movimentos naturais em um ambiente artificial, como uma academia, por exemplo.

Só que, diferente de outras atividades realizadas indoor, o treino Gaia propõe deixar o tênis de lado e colocar os pés no chão. Dessa maneira, com os pés mais livres, sem sapatos para apertá-los e limitá-los, é possível explorar melhor toda a movimentação e capacidade de sentir as superfícies, sejam elas geladas, úmidas, porosas, ásperas ou macias.

https://www.instagram.com/p/BligTBynL_h/embed

Confira alguns movimentos que são explorados em aula:

  • Movimentos de sentar-se no chão
  • Caminhar descalço em diferentes superfícies
  • Pendurar-se em barras para acionar os membros superiores
  • Carregar coisas leves e pesadas
  • Descansar em cócoras
  • Lançar e receber objetos, como bolas
  • Escalar árvores, pedras ou qualquer outra superfície
  • Equilibrar-se (Isso ajuda a trazer a mente para o momento)

De acordo com a professora Hérica Sanfelice, não há movimento certo ou errado e sim pouca variabilidade. “Quando a pessoa faz poucos movimentos para realizar uma tarefa, aquilo está errado porque ela não tem mobilidade suficiente. O medo de errar inibe as pessoas de se moverem naturalmente”.

Diferente de outros tipos de treinamentos e exercícios físicos, o treino Gaia não é voltado para a estética corporal, está mais ligado ao bem-estar, saúde e equilíbrio emocional.

Treino Gaia resgata os movimentos naturais do corpo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário