Apesar das advertências, o brasileiro consome 15 gramas de sal diariamente – o triplo da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as principais consequências da ingestão descontrolada de sódio está o risco de pressão alta e complicações no coração.
Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que 70% do sal que consumimos vêm da alimentação feita em casa e 30%, de produtos industrializados. O que significa que é possível encontrar um equilíbrio ao preparar as refeições. Para isso, a equação é simples: recorrer menos ao saleiro e apostar mais nos temperos naturais.
Existem alguns substitutos do sal que podem trazer muitos benefícios para a saúde. “Temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão, louro podem ser excelentes ideias para alimentar-se com sabor e manter a saúde do coração”, diz o cardiologista Marcelo Sampaio, do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).
Abaixo estão alguns temperos indicados pelo LAL, que podem tornar a alimentação mais saudável, mas não menos prazerosa:
Alho
Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um anti-inflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre. Ajuda a abaixar a pressão arterial e a remover a gordura da alimentação fazendo com que o organismo não a absorva completamente. Pode ser utilizado na forma de óleo, que tem recomendação de 60-100mg/dia, ou bulbo seco, 2 a 4g, três vezes ao dia.
Cebola
Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva, antioxidante e anti-inflamatória. Só é preciso equilíbrio no consumo, pois cebola crua em excesso pode “agredir” o estômago. Caso haja sensibilidade, a recomendação é usá-la na forma de caldos.
Limão
Tem propriedade anti-infecciosa, pode ser utilizado tanto na forma de sucos como na forma de chás. Cai muito bem para temperar saladas e peixes.
Tomilho
Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e protege contra o envelhecimento das células. Utilize nos temperos, principalmente em alimentos consumidos crus como a salada e nas carnes como frango e carne vermelha.
Manjericão
Antiviral, auxilia no tratamento de cataratas e diabetes. Acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. As folhas frescas podem ser consumidas com peixes ou risotos, já as secas podem servir para dar sabor a várias preparações e alimentos.
Salsa
Utilizada para problemas de circulação e retenção de líquidos, celulite, anemia e esgotamento físico, a salsa beneficia a digestão e tireoide. Pode ser utilizada in natura, em forma de pastas ou em chás. Consumir 3 folhas de salsa antes das principais refeições ajuda a retirar as toxinas do organismo. Na forma de pasta, pode-se fazer um patê de salsa utilizando um maço e água suficiente para bater no liquidificador e ficar na consistência adequada. Tempere com azeite e passe em pães e torradas.
Alho Poró
Um vegetal com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras, fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea. Previne o envelhecimento, melhora o sistema cardiovascular e estimula o sistema de defesa. Na culinária, por ter um sabor suave e cai bem em quase todas as preparações culinárias.
Veja mais dicas neste link abaixo e entenda por que sal na medida certa é importante para a saúde:
Veja também: Dicas para equilibrar o consumo de sal em suas refeições
7 temperos que ajudam a reduzir o sal nas refeições publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário