APRENDA VIOLÃO AQUI

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Sala São Paulo: um passeio deslumbrante e barato na cidade

Quem disse que para curtir música clássica ao vivo ou ouvir de perto um concerto deslumbrante precisa ter muito dinheiro? Residência oficial da Osesp, a Sala São Paulo prova que essa ideia não é necessariamente verdadeira. O espaço recebe vários eventos gratuitos e a preços populares todos os meses, e mesmo nas atrações com preço mais salgado é possível encontrar lugares em conta – por uma média de R$55.

A Sala São Paulo é residência oficial da Osesp

Além da programação, dar um pulo na casa só para conhecer o espaço vale demais! O casarão histórico é tão grandioso por dentro quanto por fora. E ainda tem café, restaurante e lojinha para quer quiser estender a visita.

Um programão para suas manhãs de domingo são os concertos gratuitos com vários grupos convidados. Além da Osesp, já passaram pelo programa as principais orquestras do estado, como a Jazz Sinfônica, a Sinfônica de Heliópolis, a Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a Sinfônica de Piracicaba, a Orquestra Jovem Tom Jobim, entre outras.

Como essas apresentações são muito concorridas, é preciso ficar atento à distribuição dos ingressos, que ocorrem a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo.

Além de boa parte dos concertos da temporada anual da Osesp, a Sala costuma receber apresentações pagas de grandes grupos e artistas de todo o mundo.

Todas as manhãs de domingo tem concerto gratuito na Sala São Paulo

Também é possível fazer uma visita monitorada para conhecer boa parte das instalações desse deslumbrante edifício. O tour funciona de segunda a sexta (com ingressos por R$5), às 13h e às 16h30; aos sábados (grátis), às 13h30; e aos domingos (grátis), às 13h. É preciso fazer um agendamento prévio pelo e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone (11) 3367 9573.

A casa de concertos

Tombada como patrimônio histórico estadual, a casa de concertos está instalada no mesmo edifício da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que foi projetado pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves (1889-1982) em 1925. Nessa época, a cidade passava por um processo de crescimento e modernização estimulado pelo ciclo do café.

A Sala São Paulo tem capacidade para 1.484 espectadores e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida

No entanto, a sala de música só foi inaugurada em 9 de julho de 1999, ocasião em que a Osesp interpretou a sinfonia “A Ressureição”, do compositor tcheco Gustav Mahler (1860-1911). Para se transformar em um dos espaços de concerto mais importantes do país, o edifício passou por uma reforma comandada pelo arquiteto Nelson Dupré, que estudou a estrutura de grandes salas na América do Norte e na Europa.

O resultado é um auditório preparado nos mínimos detalhes para garantir a acústica perfeita para cada apresentação. A sala é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e tem capacidade para até 1.484 pessoas.

Gostou? Confira aqui a programação da Sala São Paulo.

Veja também: Onde ouvir jazz em São Paulo? A gente conta pra você!

Sala São Paulo: um passeio deslumbrante e barato na cidade publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário