APRENDA VIOLÃO AQUI

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Racismo: vídeo discute como é crescer na periferia sendo negro

O Brasil é um país racista? Quando essa pergunta surge em algum debate, geralmente ela não é respondida com facilidade, no entanto, as estatísticas apontam altos índices de desigualdade e no caso, os negros são os mais afetados.

O Atlas da Violência 2019 aponta que as mulheres negras ocupam mais da metade dos balanços sobre violência, o que reflete no assustador número de 66% do total de mortes causadas por homicídio em 2017. Entre os homens, a taxa também é alta e resulta em um quadro preocupante.

“Eu sou preto, sou nordestino, eu sei o que é habitar esse lugar”, diz Lázaro Ramos

Para cada indivíduo não-negro morto em 2017, cerca de 2,7 negros foram assassinados, portanto, em números gerais, considerando homens e mulheres, 75,5% das vítimas de homicídios no Brasil eram pessoas negras.Além de todos os casos que chegam ou não até a mídia diariamente, os números mostram que existe uma diferenciação social e racial que precisa ser combatida urgentemente.

Nós da Catraca Livre lutamos pela igualdade racial e social, sendo assim, não temos medo de levantar esse questionamento. Discutir esse tema e contar histórias de pessoas que vivenciam e superam as barreiras impostas pelo racismo e as dificuldades é uma missão que demanda muito cuidado, mas acima de tudo, vontade de tornar a sociedade um lugar melhor. Chega de mortes, chega de dor, chega de preconceito.

Racismo: vídeo discute como é crescer na periferia sendo negro publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário