Pelas lentes de Sebastião Salgado, a exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” nos leva para os anos 1980, no maior garimpo a céu aberto do mundo, na região da Amazônia Paraense.
Em mais de cinquenta fotos, a mostra revela o cotidiano da Mina de Ouro Serra Pelada, de onde foram extraídas toneladas de ouro em mais de uma década de exploração.
O olhar de Sebastião Salgado, faz o visitante percorrer a realidade da jazida, os trabalhadores em atividade, as condições precárias, e a “febre do ouro” que reuniu cerca de 50 mil garimpeiros no auge do período de extração.
INDÍGENAS CONTAM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA EM EXPOSIÇÃO NA USP
O fotógrafo mineiro passou um mês no local registrando a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil, o ambiente imerso na brutalidade do trabalho, os sonhos de quem vinha para construir seu futuro e a esperança de encontrar um dos materiais mais cobiçados na história da humanidade.
A exposição tem a curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, responsável pela editoria e organização de todo o trabalho de Sebastião Salgado, co-fundadora da agência Amazonas Images e do Instituto Terra.
Ocupando um andar inteiro do Sesc Avenida Paulista, e outro reservado para a ação educativa, “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” tem entrada gratuita e permanece em cartaz de 17 de julho a 3 de novembro de 2019.
Aproveita que você vai estar no Sesc Avenida Paulista…
Fomos conferir as instalações do moderno prédio de 17 andares que tem como inspiração três temas principais: Arte, Corpo e Tecnologia. Conheça tudo nessa matéria aqui.
Sebastião Salgado ganha exposição gratuita no Sesc Paulista publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário