O Carnaval organizado pela Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP) promove o desfile de diversas bandas carnavalescas entre os dias 14 e 24 de fevereiro. Todos os eventos são gratuitos.
A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das bandas e blocos carnavalescos, que se apresentam em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.
Confira a programação completa:
- Sexta-feira – 14/02
Fundada por funcionários da Universidade de São Paulo e frequentadores dos bares da Avenida Waldemar Ferreira, onde fica a entrada da USP, o bloco segue a tradição de enaltecer os velhos carnavais e de resistir pela volta da festa de rua. A pedida do bloco, que reúne os moradores do Butantã, são sambas antigos e marchinhas da própria banda.
Horário: das 18h às 22h30
Local: Avenida Waldemar Ferreira x Rua Desembargador Armando Fairbanks, Butantã
- Sábado – 15/02
A festa que acontece em frente ao estádio do Palmeiras tem, além da roda de samba, o tradicional desfile com a Bateria Andamento Monstro. Fundado em 2003, o bloco reúne foliões de diversas partes da cidade em uma roda de samba para brincar o Carnaval dos velhos tempos.
Horário: das 12h às 19h
Local: Rua Diana, 90 Pompeia
Fundado em 1984 por um grupo de amigos que frequentavam o Restaurante Javali, tradicional ponto de encontro da região, o Bloco da Ressaca é um dos mais tradicionais da capital. Não é à toa que o desfile acontece no Cambuci, um dos bairros mais antigos que se têm registro.
Horário: das 14h às 20h
Local: Largo do Cambuci, s/n Cambuci
Fundado em 1979, o bloco Classe A surge da iniciativa de alguns jogadores de um time de várzea, muitos frequentadores da escola de samba Camisa Verde e Branco. A ideia é resgatar as tradições dos antigos carnavais de rua e fazer uma festa que junte as duas paixões da turma.
Horário: das 16h às 20h
Local: Rua Souza Lima, 295 Barra Funda
O bloco surgiu em 1982 por iniciativa de um grupo de amigos carnavalescos e segue até os dias de hoje sem confete e serpentina para não sujar a passarela. Como o nome sugere, é um bloco em que participam famílias completas em busca de diversão com segurança.
Horário: das 11h às 20h
Local: Bar do Julio – Avenida Moema, Moema
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a UMES, organiza o bloco Caras Pintadas. O nome é uma homenagem ao famoso movimento estudantil que foi para as ruas na época do impeachment de Fernando Collor. É com esse DNA de luta – e ao som de muita marchinha e frevo – que a folia acontece.
Horário: das 15h às 22h30
Local: Rua Rui Barbosa, 323 Bela Vista.
- Domingo – 16/02
Criado em 2001, o bloco surge da ideia de resgatar a folia dos velhos carnavais de rua. O evento promove uma campanha contra a homofobia e arrecada alimentos não-perecíveis e agasalhos para entidades que cuidam de crianças e travestis portadores de HIV.
Idealizada por Roberto Mafra, a banda vai além da festa: durante o ano, o bloco desenvolve projetos sócio-culturais que buscam contribuir com a inclusão e reconhecimento da comunidade LGBT e o resgate das raízes brasileiras para jovens carentes.
Horário: das 10h às 18h
Local: Largo do Arouche, s/n Consolação
Criado em 1996, o Centro Cultural e Esportivo Grone’s surge da proposta de educar por meio da música, dança, arte e esporte. O bloco anima as ruas do bairro com trio elétrico, ala das baianas e bateria, que inclui duas escolas da região, os Acadêmicos do Tucuruvi e a X-9 Paulistana.
Horário: das 13h às 20h
Local: Praça Lions Clube Tucuruvi, s/n Tremembé.
- Segunda-feira – 17/02
Fundada em 1974, auge da repressão militar, a banda carnavalesca é uma das mais antigas e tradicionais de São Paulo. Criada pelo dramaturgo e ator Plínio Marcos, chamava-se Bandalha.
Na época, Plínio via na banda uma forma de expressão em um momento em que a censura calava quaisquer manifestações. Além disso, provaria que a capital paulista, ao contrário do que Vinicius de Moraes falava, não era o túmulo do samba.
Horário: das 18h às 23h
Local: Rua Teodoro Baima, 98, Centro
- Quarta-feira – 19/02
Fundada em 1981, a banda surgiu com a finalidade de celebrar a fase pré-carnavalesca de São Paulo. O bloco desfila sob o comando do jornalista e advogado Candinho Neto e atrai um público variado, de crianças a adultos. A performance do grupo de mulatas, que acompanha o grupo, está entre os destaques da folia.
Horário: das 18h às 24h
Local: Rua Treze de Maio, 37 Bela Vista
- Sexta-feira – 21/02
A folia gratuita reúne aproximadamente cinco mil foliões, que vão até o Theatro Municipal, empurrados pelo trio elétrico e bateria. Em 2020, a banda completa 36 anos de existência levantando a bandeira do Carnaval de rua democrático e gratuito.
Horário: das 19h às 23h
Local: Rua Matias Aires x Rua Augusta, Consolação.
- Segunda-feira – 24/02
O bloco nasceu em uma segunda-feira de Carnaval, no dia 17 de fevereiro de 1947. Sem nada para fazer, alguns rapazes decidiram se vestir de mulher e sair pelas ruas batendo latas. O grupo caiu na simpatia das pessoas e acabou se tornando o primeiro bloco de rua de São Paulo.
Horário: das 10h às 20h.
Local: Rua Treze de Maio, 518 Bela Vista
- Não se perca no meio de tanta folia! Confira:
Veja também: Carnaval 2020: confira a programação dos blocos de rua de São Paulo
Confira as bandas carnavalescas que desfilam pelas ruas de São Paulo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário