APRENDA VIOLÃO AQUI

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ação transforma milhas em alimentos e kits de higiene a projetos sociais

O isolamento social é necessário para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19), mas por outro lado ele tirou o sustento de muitas famílias. Para tentar minimizar esta realidade, a Smiles –programa de fidelidade da Gol–, lança iniciativas sociais para reforçar o apoio às comunidades economicamente vulneráveis.

A companhia doará 10 milhões de milhas aos participantes da plataforma Milhas do Bem, que reúne seis ONGs e existe há três anos. Os recursos serão usados na compra de alimentos e kits de higiene.

Recursos serão usados na compra de alimentos e kits de higiene, distribuídos às comunidades vulneráveis

A Smiles também vai promover ações com seus 17,2 milhões de clientes para que se juntem nessa jornada solidária.

“Estamos absolutamente convictos do nosso papel social. Vivemos um cenário sem precedentes e estamos felizes em podermos atuar como uma plataforma de ajuda para as comunidades que mais sofrem com as consequências da pandemia”, diz André Fehlauer, CEO da Smiles.

Como doar

É possível doar diretamente no site da Smiles, escolhendo a instituição na vitrine solidária, ou fazendo check out no Shopping Smiles, para arredondar o valor da compra.



A Smiles também criou uma promoção para incentivar os novos assinantes do Clube Smiles –até 4 de maio, novos membros recebem 1.000 milhas para doar ao projeto Milhas do Bem e fazer a sua parte.

Desde a sua fundação, em 2017, o programa doou 97 milhões de milhas para a transformação social.

Milhas para médicos

Além do apoio às comunidades mais vulneráveis, a Smiles tem oferecido suporte aos profissionais de saúde que estão na linha de frente da crise. Em parceria com a Gol e a Localiza Hertz, a companhia está creditando milhas para médicos e enfermeiras que precisam se deslocar.

A cada trecho voado gratuitamente pela Gol, esses profissionais acumulam 1.000 milhas Smiles. E a cada locação de automóvel pela Localiza Hertz, 500 milhas. Para participar, basta se cadastrar de maneira gratuita no programa.

Veja também: Coronavírus: Gol oferece passagens aéreas gratuitas a profissionais de saúde

Ação transforma milhas em alimentos e kits de higiene a projetos sociais publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Primeiro lockdown do Brasil será feito em quatro municípios do Maranhão

Nesta quinta-feira, 30, a Justiça do Maranhão decretou o “lockdown” (o chamado “bloqueio total”) em quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís, a partir de 5 de maio, por dez dias. Isso por conta do aumento de novos casos de coronavírus no estado, que já é o sexto do Brasil com mais casos confirmados. Nesta quinta-feira, 30, o Maranhão chegou a 3.190 infectados por covid-19, e 184 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. A ação é do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Por determinação do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa serão as primeiras cidades brasileiras a adotar esse tipo de restrição.

São Luís do Maranhão

Por meio de nota ao G1, o governo do Maranhão informou que vai aguardar a decisão judicial, analisar e ver as medidas necessárias para o cumprimento das determinações. De acordo com a decisão, ficarão suspensas todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas.

Também ficará proibida a entrada e saída de veículos da Ilha de São Luís, por dez dias, com exceção para caminhões, ambulâncias, veículos transportando pessoas para atendimento de saúde e atividades de segurança. A decisão também vai suspender a circulação de veículos particulares, sendo autorizados somente a saída para compra de alimentos ou medicamentos, para transporte de pessoas e atendimento de saúde, serviços de segurança ou considerados essenciais pelo decreto estadual.

Serão limitadas a circulação de pessoas em espaços públicos e a regulamentação do funcionamento de bancos e lotéricas que devem ser abertas somente para o pagamento do auxílio emergencial, salários e benefícios sem lotação máxima nesses ambientes, com organização de filas.

O uso de máscara continua sendo obrigatório nas cidades e foram estendidas a suspensão das aulas na rede privada nos quatro municípios, decisão baseada no decreto estadual para as escolas da rede privada. Os municípios serão responsáveis pela fiscalização efetiva e cumprimento das medidas.

Saiba mais informações sobre o lockdown no Maranhão pelo site do G1.

Primeiro lockdown do Brasil será feito em quatro municípios do Maranhão publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Filmes com destinos incríveis para viajar sem sair de casa

E já que as viagens estão um pouco distantes da nossa realidade no momento, que tal viajar revendo filmes antigos?

Um bom programa para este feriado e fim de semana (que ironia do destino a gente ter comemorado os vários feriados de 2020, hein?). Listei aqui filmes com destinos incríveis de viagens –já anota aí para quando a pandemia do novo coronavírus (covid-19) acabar e a gente puder viajar em segurança!

Quem não tem um filme que marcou a vida pelo destino ou cenário? Eu sou muuuito fã de “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music – 1965), filme que se passa na Áustria, no fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra. Foi em Salzburgo onde a família Von Trapp da vida real viveu e inspirou o filme.

Cena do filme “A Noviça Rebelde”, de 1965

Quem vai para Salzburgo pode, inclusive, fazer tours baseados nas locações da Noviça Rebelde, como os Jardins do Palácio Mirabell, onde Fraulein Maria e as crianças cantaram Do-Ré-Mi. Isso sem contar que Salzburgo é a cidade onde Mozart nasceu:  cidade respira arte!

Vista dos jardins do Palácio Mirabell, em Salzburgo

Outro filme que faz a gente viajar para um destino diferente é “Encontros e Desencontros” (Lost in Translation – 2003). A história de passa em Tóquio, no Japão, com Bob Harris (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson), que se conhecem no bar de um hotel de luxo. Os dois acabam virando grandes amigos e contam um com o outro para se livrar da solidão e do tédio.

O hotel onde foram gravadas algumas das cenas do filme é o Park Hyatt Tokyo, um dos mais luxuosos da cidade, que oferece uma visão privilegiada do moderno bairro de Shinbuju.

 Park Hyatt Tokyo oferece uma vista privilegiada do moderno bairro de Shinbuju

No filme, a personagem Charlotte também nos leva para o templo budista Jugan-Ji. E uma das cenas mais inesquecíveis do longa metragem se passa no karaokê, praticamente um símbolo da cultura japonesa. O karaokê existe de verdade e chama-se Karaoke Kan.

E “O Segredo de Brokeback Mountain” (Brokeback Mountain – 2005), lembra-se? Apesar da história do filme se passar nas Montanhas Big Horn em Wyoming, a maior parte de suas cenas foram filmadas em cidades da província canadense de Alberta.

Sim, aqueles cenários maravilhosos são das Montanhas Rochosas Canadenses, cuja viagem fiz de motorhome com a família e contei aqui na Catraca Livre Viagem!

O lago Moraine com as Montanhas Rochosas ao fundo

E por falar em motorhome, assisti um dia desses à comédia “Férias no Trailer” (R.V. : Runaway Vacation – 2006), com Robin Williams, morto em 2014. Uma ótima para quem quiser rir da rotina de uma família em uma viagem de motorhome.

Na trama, Bob Munro (Robin Williams) desmarca as férias em família para o Havaí e decide levá-los para uma roadtrip pelo Colorado (EUA) a bordo de um trailer (tudo isso contra a vontade da esposa e filhos). A história mostra como os laços afetivos se estreitam entre eles, mesmo com tantos apuros que passam. É um tema bem pertinente à situação que as famílias estão passando nesse confinamento social.

Vista do Monument Valley, um dos cartões-postais do Colorado

Se a gente parar para fazer uma lista de filmes que mostram destinos legais, esse texto será gigante e não vou terminar nunca! Só em Las Vegas, por exemplo, tem: “Se Beber Não Case”, “Despedida em Las Vegas”, “Casino”, “Onze Homens e Um Segredo”.

Para quem prefere ares europeus, assista “O Código Da Vinci” (The Da Vinci Code – 2006), romance de Dan Brown que virou filme, estrelado por Tom Hanks. Na história, o simbologista Robert Langdon e a criptologista Sophie Neveu investigam um assassinato no Museu do Louvre, em Paris, e se envolvem na lenda do Santo Graal e a história do cristianismo. É uma mistura de ficção e suspense, que te leva para conhecer um dos museus mais famosos do mundo!

Museu do Louvre, em Paris, serve de pano de fundo em “O Código da Vinci”

Complete a viagem pela Europa assistindo aos outros filmes da trilogia: “Anjos e Demônios”, que se passa no Vaticano; e “Inferno”, que acontece na bela cidade italiana de Florença, berço do Renascimento.

Em “Comer, Rezar e Amar” (Eat Pray Love – 2010) você viaja com a personagem para três lugares diferentes! Depois de largar sua vida em Nova York, Elizabeth, protagonizada por Julia Roberts, vai atrás de novas experiências de vida em três países, em uma intensa viagem de autoconhecimento.

É em Roma, capital da Itália, que a personagem vive a primeira parte do filme, onde aprende mais a cultura local e, claro, se entrega aos prazeres da gastronomia italiana. Depois Liz embarca para a Índia em uma viagem em busca de um desenvolvimento espiritual.

Bali, na Indonésia, serviu de cenário para o filme “Comer, Rezar e Amar”

Na terceira parte do filme, a personagem vai viver em Bali, na Indonésia, onde vai se abrir para um novo amor em um cenário paradisíaco e cheio de magia. Em cada país que visita, a personagem se depara com questões relacionadas com o nome da obra: comer, rezar e amar.

Quem disse mesmo que não podemos viajar e sonhar?

Veja também: Em tempos de quarentena, livros de viagem que são pura inspiração

Filmes com destinos incríveis para viajar sem sair de casa publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Fernanda Lima desabafa sobre seu pai, internado com covid-19: ‘reage, pai’

Fernanda Lima causou comoção na noite desta quinta-feira, 30, com um texto lindo que fez em homenagem ao seu pai, Cleomar Lima, que está internado há 30 dias com a covid-19. Pedindo reação ao pai, a atriz e apresentadora fez um texto lindo, relembrando momentos que passou com ele antes de ele ter contraído o novo coronavírus, e depois.

Em seu depoimento, Fernanda Lima também revelou que já tem quase 30 dias que falou pela última vez com ele, que Cleomar estaria isolado em um quarto de hospital. Ao G1, o irmão e empresário de Fernanda Lima, Rafael Lima, confirmou que Cleomar está internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Fernanda Lima faz desabafo sobre o pai, internado com covid-19: “reage, pai”

Confira abaixo o depoimento completo da atriz:

“Reage pai

Já tem quase 30 dias que falamos pela última vez. Ele isolado num quarto de hospital com Covid-19. Parecia sereno, ainda assim senti um certo medo no fundo de seu olhar, embora ele disfarçasse para eu não perceber. Eu na rede com a Maria. Ele olhava a netinha e comentava a alegria de termos um novo bebê na família. Me disse que comprou o presente de aniversário dos guris… que logo que estivesse bem, viria trazer pessoalmente e que não deu tempo de escrever o cartão pra eles.
Reage pai…
Falou que assim que chegasse em São Paulo iríamos novamente passar uma madrugada no mercado Ceagesp, como fizemos quando eu estava grávida, quase parindo e ele não me deixou ir sozinha.
Enquanto eu comprava plantas e terra, ele sentado junto aos carregadores em seus carrinhos perguntava sobre como era o cotidianos de suas vidas. Sempre curioso e empático.
Volta e meia me chamava pra provar uma cocada ou um caldo de cana… e me chamava do mesmo jeito de sempre… “Naninhaaaa”, eu ouvia a distância aquela voz animada.
Reage pai…
Ele sempre gritou com alegria quando avistava um amigo de longe.
Eu me escondia de vergonha mas ele não tava nem aí.
Nenhum encontro passava em branco.
Reage pai…
Meu pai e essa vontade de viver, esse jeito intenso e alegre de passear pela vida, seus planos feitos com um ano de antecedência. “Todas as datas justificam celebração” minha filha.
Dias antes de ir para o hospital já rabiscava uma lista de convidados do próximo aniversário em fevereiro de 2021…
Nunca vi alguém assim, tão feliz e contente, sempre pronto pra um abraço um beijo ou mesmo um forte aperto de mão, sempre olhando nos olhos, com carinho e muita ironia.
Reage pai…
E os aniversários? Sagrados. Queria sempre celebrar junto, mas se não dava, era o primeiro a ligar, a meia noite em ponto. Não só para a familia mas para os amigos, não só os dele mas os meus. Ele parecia mais amigo dos meus amigos do que eu… Enquanto eu sempre preferi ficar mais perto dos mais velhos, da paz e da calmaria, ele prefere os jovens, a novidade, a bagunça, o barulho e a confusão.
Reage pai…
Coruja, cada vez que chega na minha casa, além de muito pinhão na mala, pra alegrar meu paladar, vem com um bolinho de fotos pedindo para eu escrever uma coisa bonita para alguem que ele conheceu em algum cantinho do Brasil que disse à ele gostar do meu trabalho.
Quer afagar, agradar, fazer rir e chorar de emoção… quer todos os sentimentos sempre vivos e pulsantes… sempre.
Reage pai…
No último por do sol que vimos juntos ele olhava a bola de fogo e dizia: o que a gente pode querer mais da vida minha filha?
Reage pai…
Ainda tá fresco na minha memória o olhar dele pra Maria recém nascida.
Eu sentia naquele olhar que ele revivia o meu nascimento.
Ele sempre me diz o quanto eu fui desejada e bem-vinda.
Obrigada pai.
Suas palavras fizeram e fazem toda a diferença.
Reage pai…
Quando eu era criança, me jogava na água ainda pequenina, sem bóias, para aprender a bater pernas e braços sozinha. Aprendi e a partir daí meu lugar preferido é dentro d’água. Medrou quando eu fui chamada a virar modelo e viajar o mundo, mas me deixou voar por confiar na criação que me deu.
Enquanto isso me escrevia cartas para solidão não me entristecer. Na época, eu esperava 8 dias para uma carta dele chegar do Brasil ao Japão.
Todas datilografadas naquela máquina que ele insistiu que eu aprendesse a bater.
Nas rápidas ligações dizia como um mantra: “mantenha os pés no chão, minha filha”.
Reage pai…
E para testar minha coragem e capacidade de independência na cidade de São Paulo, me colocou no volante de um Fiat Uno (eu nunca tinha dirigido em viagens longas) sentou do meu lado e la fomos nós de Porto Alegre até SP, 18 horas de muita conversa.
Reage pai, reage por favor…
Tu me fez coragem, tu me fez valente e destemida… agora coloca em prática tudo que me ensinou…
Escrevo essa linhas para fazer uma homenagem ao meu careca e principalmente para compartilhar com as pessoas a difícil realidade de ter um familiar doente… porque mesmo o meu pai tendo condição de ter atendimento particular, nem assim está conseguindo escapar da gravidade da doença.
Reage pai…
Já sei que quando sair dessa, vai zoar: “nem o Corona me derrubou”
Reage meu véio amado.”

View this post on Instagram

Reage pai Já tem quase 30 dias que falamos pela última vez. Ele isolado num quarto de hospital com Covid-19. Parecia sereno, ainda assim senti um certo medo no fundo de seu olhar, embora ele disfarçasse para eu não perceber. Eu na rede com a Maria. Ele olhava a netinha e comentava a alegria de termos um novo bebê na família. Me disse que comprou o presente de aniversário dos guris… que logo que estivesse bem, viria trazer pessoalmente e que não deu tempo de escrever o cartão pra eles. Reage pai… Falou que assim que chegasse em São Paulo iríamos novamente passar uma madrugada no mercado Ceagesp, como fizemos quando eu estava grávida, quase parindo e ele não me deixou ir sozinha. Enquanto eu comprava plantas e terra, ele sentado junto aos carregadores em seus carrinhos perguntava sobre como era o cotidianos de suas vidas. Sempre curioso e empático. Volta e meia me chamava pra provar uma cocada ou um caldo de cana… e me chamava do mesmo jeito de sempre… “Naninhaaaa”, eu ouvia a distância aquela voz animada. Reage pai… Ele sempre gritou com alegria quando avistava um amigo de longe. Eu me escondia de vergonha mas ele não tava nem aí. Nenhum encontro passava em branco. Reage pai… Meu pai e essa vontade de viver, esse jeito intenso e alegre de passear pela vida, seus planos feitos com um ano de antecedência. “Todas as datas justificam celebração” minha filha. Dias antes de ir para o hospital já rabiscava uma lista de convidados do próximo aniversário em fevereiro de 2021… Nunca vi alguém assim, tão feliz e contente, sempre pronto pra um abraço um beijo ou mesmo um forte aperto de mão, sempre olhando nos olhos, com carinho e muita ironia. Reage pai… E os aniversários? Sagrados. Queria sempre celebrar junto, mas se não dava, era o primeiro a ligar, a meia noite em ponto. Não só para a familia mas para os amigos, não só os dele mas os meus. Ele parecia mais amigo dos meus amigos do que eu… Enquanto eu sempre preferi ficar mais perto dos mais velhos, da paz e da calmaria, ele prefere os jovens, a novidade, a bagunça, o barulho e a confusão. Reage pai… (Continua nos comentários)

A post shared by Fernanda Lima (@fernandalimaoficial) on

//www.instagram.com/embed.js

Veja também: Juíza federal dá 48 horas para Bolsonaro apresentar exame de coronavírus

Fernanda Lima desabafa sobre seu pai, internado com covid-19: ‘reage, pai’ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



EUA estudam usar remédio contra ebola no tratamento da covid-19

O FDA (agência norte-americana de controle de medicamentos) deve autorizar uso do remdesivir –medicamento antiviral experimental—no tratamento de pacientes com novo coronavírus (covid-19).

A decisão vem depois dos resultados de um ensaio clínico mostrarem que os pacientes com covid-19 que foram medicados com remdesivir apresentaram recuperação 31% mais rápida do que aqueles que apenas receberam um placebo.

Otempo médio de recuperação dos pacientes com covid-19 que tomaram o remdesivir foi de 11 dias

A pesquisa, conduzida pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, foi feita com mais de mil pacientes gravemente infectados com coronavírus em 75 hospitais em todo o mundo e concluiu que os doentes que foram tratados com Remdesivir apresentaram recuperação 31% mais rápida do que aqueles que apenas receberam um placebo.

O tempo de recuperação com Remdesivir –antiviral desenvolvido contra o ébola – diminui de 15 para 11 dias. Os cientistas também sugerem que o medicamente pode ter influência na sobrevivência.

Segundo o estudo, no grupo de pessoas que recebeu a medicação, 8% morreram, menos 3% do que aqueles que receberam um placebo. Ainda não foi encontrada uma cura para a covid-19 e, por isso, o remdesivir –produzido pela farmacêutica norte-americana Gilead– poderá ser utilizado para ajudar em melhor e mais rápida recuperação.



Em comunicado, a Gilead Sciences disse ter “conhecimento dos dados positivos emergentes do estudo e que “o ensaio cumpriu os seus objetivos principais”.

Para Anthony Fauci, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas, os dados mostram que o remdesivir tem efeito claro, significativo e positivo em diminuir o tempo de recuperação. Em entrevista ontem na Casa Branca, ao lado do presidente Donald Trump. Fauci disse que considera “comprovado que um medicamente pode bloquear esse vírus”. “Esse será o padrão de tratamento”, afirmou.

Os especialistas também concordam que os resultados trazem esperança no combate à pandemia. “Esses resultados são realmente promissores. Eles mostram que esse medicamente pode melhorar claramente o tempo de recuperação”, disse o professor e diretor da Unidade de Ensaios Clínicos da Universidade de Londres, Mahesh Parmar, citado pelo jornal The Guardian.

O professor lembrou, no entanto, que é necessário garantir certos aspectos antes de disponibilizar amplamente o remédio.

“Os dados precisam ser revistos por entidades reguladoras, que avaliem se o medicamento pode ser licenciado e, em seguida, analisados pelas autoridades de saúde de vários países. Enquanto isso estiver sendo processado, obteremos mais dados a longo prazo desse e de outros estudos”.

EUA estudam usar remédio contra ebola no tratamento da covid-19 publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



10 filmes para quem está com saudade da escola e dos professores ❤

Há professores que transformam a vida de seus alunos. Da educação primária até as últimas etapas do ensino superior, o papel do professor é primordial na formação pessoal e profissional dos estudantes. Em tempos de isolamento social para conter os avanços do novo coronavírus, estamos distantes desse convívio em sala de aula.

A relação entre alunos e professores já ganhou os cinemas em diversos filmes e documentários. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou alguns títulos que narram histórias de superação, conquistas e conflitos em ambientes escolares. Quer matar um pouquinho a saudade da escola? Confira só:

1. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

O filme, dirigido por Peter Weir, é considerado um verdadeiro clássico do gênero. A trama gira em torno do personagem de Robin Williams (John Keating), que leciona inglês em uma tradicional instituição de ensino só para garotos. Por meio de sua postura irreverente e de sua filosofia de vida, Keating consegue propor aos jovens reflexões acerca de seu papel na sociedade.

Disponível na Netflix.

2. Mentes Perigosas (1995)

Mentes Perigosas (1995)

O longa de John N. Smith tem mais de duas décadas de vida, mas sua temática continua incrivelmente atual. Michelle Pfeiffer é LouAnne Johnson, uma ex-oficial da marinha norte-americana contratada como professora em uma escola da periferia. Seus alunos possuem alguns pontos em comum: QIs altos, notas ruins e péssimo aproveitamento. Durante o filme, professora e alunos trocam conhecimentos e enfrentam juntos a dura realidade local.

Disponível no Telecine Play.

3. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

O Sorriso de Mona Lisa (2003)

A história do filme possui uma lógica bastante parecida com a de “Sociedade dos Poetas Mortos”. Em ambos, um professor está disposto a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida. Porém, retrata um colégio exclusivo para garotas, com Julia Roberts (Katherine Ann Watson).

Disponível no Telecine Play.

4. Escola de Rock (2003)

Escola de Rock (2003)

Dewey Finn, personagem de Jack Black, é um músico sem banda e endividado que assume temporariamente uma turma da quarta série em uma escola privada. Em pouquíssimo tempo, Finn detecta o talento musical de seus estudantes e resolve formar a banda que dá nome ao filme. No processo, as crianças vão adquirindo mais segurança em relação a seus interesses e a suas identidades.

Disponível no YouTube Movies.

5. Matilda (1996)

Matilda (1996)

Matilda, personagem da atriz Mara Wilson, tem 6 anos e é extremamente inteligente. O problema é que toda essa inteligência passa completamente despercebida em casa, onde ela convive com pais mal-humorados. Na escola, sua situação não é muito melhor. Para lidar com seus problemas, Matilda começa a desenvolver poderes paranormais e é ajudada por uma professora muito afetuosa, Miss Honey, que se solidariza com a situação.

Disponível na Netflix.

6. Efeito Pigmaleão (2019)

Efeito Pigmaleão (2019)

Dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, nesta comédia dramática acompanhamos Zita Hanrot, Liam Pierron, Soufiane Guerrab, entre outros atores no elenco, em uma escola em uma das áreas mais pobres de Paris. A diretora resolve criar uma sala para reunir os adolescentes mais rebeldes e desmotivados. Porém, a ideia acaba se tornando um grande erro.

Disponível na Netflix.

7. Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade (2007)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

Disponível no YouTube Movies.

8. Ao Mestre com Carinho (1967)

Ao Mestre com Carinho (1967)

To Sir with love, de 1967, é um longa-metragem de James Clavell que narra a história de um engenheiro, Mark Thackeray, personagem vivido por Sidney Poitier. Ao buscar um emprego em sua área, ele acaba lecionando para um grupo de estudantes londrinos completamente indisciplinados. Nesse contexto, o grande desafio de Thackeray é ensinar esses jovens sobre tolerância e respeito ao próximo. É simplesmente emocionante!

Disponível no YouTube Movies.

9. Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Esse filme de 1989 traz Morgan Freeman no papel principal, como Joe Clark, diretor da instituição de ensino Eastside High. A escola é visivelmente decadente e está imersa em violência e no tráfico de drogas. O protagonista, que é ao mesmo tempo intenso, arrogante e pouco carismático, precisa empregar métodos nada ortodoxos para atingir seus objetivos. Sua intenção é aprimorar o local e garantir que os jovens tenham oportunidades para construir um futuro melhor.

10. Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Documentário brasileiro dirigido por João Jardim. O filme retrata com sensibilidade o cenário precário da educação brasileira em lugares como Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Com entrevistas de alunos, professores e outros profissionais pedagógicos, a realidade de diferentes instituições de ensino é traçada. O documentário compara dados da década de 1960 com o início dos anos 2000.

Disponível no Videocamp.

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA:

Veja também: Cruzeiro do Sul oferece mais de 50 cursos online gratuitos na quarentena

Veja também: Senac oferece mais de 20 cursos online gratuitos durante a quarentena

10 filmes para quem está com saudade da escola e dos professores ❤ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Museu da Língua Portuguesa celebra a lusofonia com programação online

Prestes a ser reinaugurado, o Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação online lindíssima para comemorar o “Dia Internacional da Língua Portuguesa” e celebrar a pluralidade desse idioma entre os países lusófonos.

Entre 3 e 5 de maio, você pode conferir por meio do canal da instituição no YouTube e na fanpage no Facebook uma série de lives com shows, slam, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances. Bora matar a saudade?

O Museu da Língua Portuguesa deve reabrir ainda em 2020!

Se você, assim como nós, está curiose para conferir como ficou a reforma do lado de dentro do museu, não pode deixar de assistir à performance “Silêncio”, que foi gravada pelo dançarino Eduardo Fukushima quando o espaço estava completamente vazio.

A dupla Fado Bixa moderniza esse estilo musical tradicional português

Um destaque é o show da dupla portuguesa Fado Bicha, que modernizou as estruturas desse estilo musical tradicional de Portugal com a identidade da comunidade LGBTQI+. O duo é formado por Lila Fadista (voz e letras) e João Caçador (instrumentos e arranjos).

Outras atrações musicais são a discotecagem do escritor e músico Kalaf Epalanga (Angola), e os shows da cantora Lenna Bahule (Moçambique), do músico Hélio Ramalho (Cabo Verde) e do grupo de rap Santa Mala (Brasil).

CCBB tem programação online de graça para curtir sem sair de casa

Já a atriz e MC Roberta Estrela D’Alva convida poetas do Brasil, Cabo Verde e Portugal para uma sessão linda de slam (poesia falada).

Entre os participantes, estão a portuguesa Raquel Lima, o cabo-verdiano Edyoung Lennon e os brasileiros Kimani (SP), Lucas Afonso (SP), Lews Barbosa (SP), Wellington Sabino (MG), Tom Grito (RJ), Bixarte (PB), Allan Jones (SE) e Tatiana Nascimento (DF).

A atriz e MC Roberta Estrela D’Álva comanda um Slam com poetas do Brasil, Cabo Verde e Portugal

Para estimular desde cedo a criançada a desenvolver o amor por nossa língua, o Museu da Língua Portuguesa preparou três sessões de contação de histórias com Fernanda Raquel e uma oficina ministrada por Nina Pauline.

E, se você é daqueles que amam uma boa roda de conversa, a programação tem bate-papos com escritores do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. A ideia é discutir os vários aspectos da nossa língua.

Museu da Língua Portuguesa

Fechado para reforma desde 2015, quando teve sua estrutura gravemente comprometida por um incêndio, o Museu da Língua Portuguesa tinha previsão inicial para sua reinauguração agora no dia 27 junho de 2020. Por conta da pandemia de Coronavírus, ainda é cedo para dizer se essa data será adiada, no entanto, a instituição deve reabrir ainda neste ano.

Com a proposta de celebrar a língua como elemento fundador da nossa cultura, o museu, criado em 2006, oferece ao visitante uma série de experiências interativas, conteúdos audiovisuais e ambientes imersivos que nos conectam ainda mais com o nosso idioma e suas origens, histórias, influências e formas.

Até a data de seu fechamento, o museu tinha recebido quase 4 milhões de pessoas ao longo de seus nove primeiros anos de funcionamento. Por lá passaram várias exposições bacanas, como aquelas dedicadas ao cantor Cazuza e aos escritores Guimarães Rosa, Jorge Amado, Machado de Assis, Cora Coralina e tantos outros magos da palavra.

Confira abaixo a programação completa das comemorações ao Dia Internacional da Língua Portuguesa:

  • Domingo, dia 3 de maio

15h – Contação de histórias, com Fernanda Raquel: histórias da literatura infantil são alimentos para o corpo e a alma (tradições indígenas e africanas); contos da tradição oral brasileira; e histórias de descobertas (contos que falam de grandes tesouros escondidos dentro de nós)

15h30 – Oficina para crianças, com Nina Pauline

16h – Conexão musical: Moçambique, com Lenna Bahule e Rafael Galante: encontro da musicista moçambicana Lenna Bahule com o historiador brasileiro Rafael Galante. Uma viagem através da língua portuguesa, comum aos dois países, pela história, música e cultura moçambicana e suas intersecções com o Brasil.

17h – Show da dupla Fado Bicha: apresentação de música com o grupo português Fado Bicha, que imprime uma identidade LGBTQI ao tradicional estilo musical português. O grupo é um projeto musical e ativista desenvolvido por Lila Fadista, na voz e letras, e João Caçador, nos instrumentos e arranjos.

  • Segunda-feira, dia 4 de maio

15h – Contação de histórias, com Fernanda Raquel.

15h30 – Língua portuguesa, prazer em te conhecer: com o idioma em comum e sotaques diferentes, jovens de Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde derrubam fronteiras com um animado bate-papo online. Curadoria e produção: FESTLIP.

16h30 – Conexão musical: Cabo Verde, com Hélio Ramalho e Rafael Galante: o músico cabo-verdiano Hélio Ramalho faz uma discotecagem de músicas próprias e de seu país enquanto conversa com o historiador Rafael Galante. O diálogo aproxima estes dois países de língua portuguesa em uma viagem musical.

17h30 – Show do grupo de rap Santa Mala: apresentação do grupo Santa Mala, formado por mulheres imigrantes bolivianas que vivem no centro de São Paulo – próximo do Museu da Língua Portuguesa – um território pleno de diversidade onde a língua portuguesa está sempre em construção.

18h30 – Conexão musical: Brasil-Portugal, com Rodrigo Bento: o DJ Rodrigo Bento, criador da festa de música brasileira Pilantragi, comanda um set de músicas em parceria com coletivos artísticos de Portugal.

  • Terça-feira, dia 5 de maio

15h – Contação de histórias, com Fernanda Raquel

15h30 – Ortografia também é gente: uma conversa entre escritores: a poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, a escritora e artista visual de Guiné-Bissau Gisela Casimiro, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk sobre a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje.

16h30 – Performance “Silêncio”, com Eduardo Fukushima: sozinho e com a cópia da chave que abre o portão do Museu da Língua Portuguesa, o dançarino Eduardo Fukushima descobre um museu em silêncio. Apresenta no lugar completamente vazio pílulas coreográficas inspirada nas instalações do museu.

17h – Conexão musical: Angola, com Kalaf Epalanga: O músico e escritor angolano Kalaf Epalanga faz uma discotecagem afetiva e histórica de músicas de seu país e das relações musicais que constroem seu repertório pessoal, em conversa com o historiador Rafael Galante.

18h – Poesia na língua do Slam, com Roberta Estrela D’Alva e convidados do Brasil, Cabo Verde e Portugal: Slam com os poetas brasileiros Kimani (SP), Lucas Afonso (SP), Lews Barbosa (SP), Wellington Sabino (MG, vencedor do Slam da Língua Portuguesa, promovido pelo Museu da Língua Portuguesa na Flip 2019), Tom Grito (RJ), Bixarte (PB), Allan Jones (SE) e Tatiana Nascimento (DF); a portuguesa Raquel Lima e o cabo-verdiano Edyoung Lennon, ambos participantes do Flip Slam, também realizado pelo Museu na Flip.

  • Interprogramas: Exibidos entre as atrações

Peripécias Poéticas: a língua portuguesa, em suas diversas tonalidades, texturas e variações, é o grande elo de Peripécias Poéticas, sob curadoria do FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. São pequenos vídeos de poesia vividos por atores de diversos países que falam português, como Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Cartas de um outro tempo: projeto da Revista Pessoa, “Cartas de um outro tempo” capta a realidade dramática imposta pelo coronavírus, com a experiência do confinamento, medos e relações com o outro e o mundo. Para o Dia da Língua Portuguesa, cerca de 12 autores lerão, em vídeo, suas cartas.

Pontes de Leitura: a partir do Clube do Livro do professor moçambicano Nataniel Ngomane, leitores compartilham com o público do museu trechos de seus livros favoritos.

Já não sabe mais o que fazer na quarentena? Olha esses programinhas para curtir sem sair de casa:

Veja também: #DicaCatraca: os shows online que você não vai querer perder

Veja também: Concha y Toro oferece curso online e grátis sobre vinhos 🍷

Veja também: Faça tours por famosos museus brasileiros sem sair de casa!

Museu da Língua Portuguesa celebra a lusofonia com programação online publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Colgate-Palmolive vai doar 25 milhões de sabonetes a regiões mais pobres

Lavar as mãos apropriadamente é fundamental para reduzir a velocidade de contágio do novo coronavírus (covid-19). Mas a falta de acesso a sabonetes de qualidade unida com a falta de conhecimento sobre como lavar as mãos corretamente para matar o vírus é um desafio, particularmente nas comunidades mais vulneráveis do mundo.

Para ajudar a enfrentar este desafio, a Colgate-Palmolive vai fabricar e doar 25 milhões de sabonete. O produto será especialmente embalado com instruções para uma lavagem de mãos correta a fim de amplificar a mensagem da campanha #SafeHands da OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil, a Colgate já doou mais de 300 mil produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica

Grande parte das 25 milhões de unidades serão produzidas na Colgate-Palmolive Brasil.

A empresa também se comprometeu a doar US$ 20 milhões em produtos de saúde e higiene a organizações de base comunitária em todo o mundo que tenham a infraestrutura para distribuir as doações aos mais necessitados.

“Uma das maneiras mais importantes de ajudarmos a impedir a disseminação desse vírus é fazendo com que organizações de todos os setores reúnam o melhor do que fazemos para o bem maior”, disse Noel Wallace, presidente e CEO global da Colgate-Palmolive.

No Brasil, a Colgate já doou mais de 300 mil produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica de algumas das suas principais marcas. A iniciativa soma a quantia de R$ 1 milhão em produtos para beneficiar aproximadamente 200 mil famílias.

Para realizar estas doações a empresa se uniu a alguns parceiros estratégicos que têm capacidade de distribuição ampliada como a Cruz Vermelha, a ONG Amigos do Bem, a Abihpec  (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a marca Havaianas, para distribuir os produtos a diversas instituições como as comunidades mais carentes, hospitais, cooperativas de material reciclado, entre outras.

Veja também: Restituição do IR contribui com comunidades afetadas pelo coronavírus

Colgate-Palmolive vai doar 25 milhões de sabonetes a regiões mais pobres publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Restituição do IR contribui com comunidades afetadas pelo coronavírus

Por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 foi estendido até o dia 30 de junho. O compromisso, que pode ser visto por muitos brasileiros como burocracia, também é uma oportunidade de praticar a solidariedade.

Por meio da declaração, os contribuintes podem destinar até 3% do imposto para instituições e projetos de alto impacto social. Até o momento a Receita Federal recebeu apenas 35% das declarações.

Menos de 3% das pessoas destinam o Imposto de Renda a instituições sociais

Segundo dados da Receita, menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto de Renda. Como a grande maioria da população não conhece os benefícios de destinar, esse ano as instituições temem que esse número seja ainda menor.

“O dinheiro do contribuinte já seria pago ao governo de qualquer maneira, e o imposto solidário abre portas para que ele possa destinar para um projeto que conhece e ainda acompanhar como o valor é aplicado. O mais interessante é que o valor retorna ou é abatido para a pessoa na restituição em 2020 ou no próximo ano”, explica Rodolfo Schneider, gerente de parcerias e marketing do Marista Escolas Sociais.

Segundo o especialista, se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado já no sistema da Receita) e ele o recebe no período de restituição. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito.

Site ensina como doar

Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via imposto de renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, preparou um site detalhando todas as etapas.

Ao acessar impostosolidario.org.br, o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.

Um dos projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens de 0 a 17 anos. A iniciativa oferece educação gratuita em cinco escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na zona leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.

Veja também: Como a psicologia online pode ajudar alunos no ensino médio

Restituição do IR contribui com comunidades afetadas pelo coronavírus publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Creme de couve-flor tostada para incrementar sua massa

Nada mais gostoso que um creminho bem saboroso para servir com massas e pães! Dessa vez, vamos te ensinar a fazer um de dar água na boca! É um creme de couve-flor tostada, receita da Ana Maria Braga, que deixou a gente salivando. Além de saudável, é prático e rápido de fazer. Fica pronto em 20 minutinhos.

Confira o que você vai precisar:

Creme de couve-flor tostada vai muito bem com macarrão

Molho de couve-flor tostada

Ingredientes

1 fio de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de couve-flor cortada em floretes (230 g)
1 xícara (chá) de leite (240 ml)
1/2 caixinha de creme de leite (100 g)
1/4 de tablete de manteiga com sal (50 g)
Sal e pimenta-do-reino

 Modo de preparo

1. Em panela aquecida em fogo alto com o azeite, adicione a couve-flor e deixe dourar bem, mexendo às vezes, até quase queimar.

2. Adicione o leite, o creme de leite e a manteiga, misture e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a couve-flor ficar bem macia.

3. Transfira para o copo do liquidificador (reserve alguns buquezinhos para decorar se desejar) e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Bata até formar um creme liso e sirva como molho de massas ou acompanhado de pães.

Veja mais receitas de Ana Maria Braga aqui: https://anamariabraga.globo.com/

Gostou do creme? Se vocês soubessem as maravilhas que dá para fazer com couve-flor… Nós já ensinamos aqui como fazer maionese com essa hortaliça e alho. É uma das receitas mais lidas e mais saborosas do site. Ah, e vegana também. Veja no link abaixo. Se fizer, marque a gente 😉

Veja também: Maionese de alho vegana feita à base de couve-flor

Creme de couve-flor tostada para incrementar sua massa publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Mulher usa calcinha como máscara após supermercado impedir sua entrada

Impedida de entrar em um supermercado, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 28, por estar sem máscara, uma mulher teve uma atitude inusitada. Ela tirou a calcinha e colocou no rosto para simular a proteção contra o novo coronavírus.

Mulher usa calcinha como máscara após supermercado impedir sua entrada

Na cidade, o uso de máscaras se tornou obrigatório nos estabelecimentos comerciais como uma medida preventiva para diminuir a proliferação do novo coronavírus.

O caso foi filmado por clientes do mercado. Nos registros, é possível ver quando a mulher é parada pelos seguranças do supermercado e impedida de entrar na loja. Em seguida, por usar um vestido, a mulher tira a calcinha com facilidade e a coloca no rosto.

“Olha o que a mulher fez, gente! Não podia entrar no Guanabara sem máscara, ela foi, tirou a calcinha e botou na cara. Meu Deus do céu, que isso. Pensei que já tinha visto de tudo nessa vida”, descreve a cliente que filmava no momento em que tudo aconteceu.

Pelos vídeos não da para saber se a mulher conseguiu entrar no supermercado usando a máscara improvisada com calcinha. A rede varejista, no entanto, informou que a entrada não foi liberada.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, você sabe como usar uma máscara? Veja abaixo o passo a passo e dicas importantes:

//www.instagram.com/embed.js



Veja também: Mulher cria máscara com pênis e tem a melhor reação ao ser encarada

Mulher usa calcinha como máscara após supermercado impedir sua entrada publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Fernando Holiday: ‘votei no Bolsonaro sabendo que era um jumento’

Você não está preparado para assistir a um dos vídeos mais hilários que circulou nas redes sociais nos últimos dias. Ou será que está? Fato é que o vereador Fernando Holiday (Democratas-SP) gravou um discurso absolutamente indignado com os últimos depoimentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), logo ele, que foi um apoiador irresoluto de Bolsonaro na campanha presidencial.

Doria dispara contra Bolsonaro: ‘Pare de atrapalhar quem está salvando vidas’

Fernando Holiday, que apoiou candidatura de Bolsonaro, chama presidente de “jumento”

No vídeo, Fernando Holiday afirma se sentir traído por Bolsonaro, o chama de jumento e corrupto, e diz que os seus apoiadores não irão destruir a reputação do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro. É HILÁRIO! Veja:

“Bolsonaro traiu a confiança dos brasileiros. Ele não foi colocado lá porque era um herói ou porque era um mito. Eu votei no Bolsonaro sabendo que ele era um jumento. Mas votei nele esperando um mínimo de honestidade, um mínimo de decência. Que era o que faltava, e não teve. Além de burro, é corrupto. Além de burro, é cara de pau e traidor. Não vão destruir a reputação de Sergio Moro, nem hoje nem amanhã. Nem com robô e nem com contratação de pelego com dinheiro público”.

https://platform.twitter.com/widgets.js

É melhor JAIR se arrependendo, né não?! 

Veja também: Bolsonaro diz que OMS incentiva masturbação e homossexualidade para crianças

Fernando Holiday: ‘votei no Bolsonaro sabendo que era um jumento’ publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Gilmar rejeita ação de Eduardo Bolsonaro para barrar CPMI das fake news

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou na noite desta quarta-feira, 29, pedido do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para suspender a prorrogação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News.

Ministro entende que CPMI é fundamental para desvendar a ação de “quadrilhas organizadas” que atuam no meio virtual

No começo do mês, a comissão foi prorrogada por mais 180 dias, mas o prazo só irá contar a partir da retomada dos trabalhos do Congresso após o fim das medidas de restrição de circulação em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na decisão, Gilmar Mendes destacou que a CPMI investiga fatos que estão na mira de dois inquéritos no Supremo. Um que investiga fake news e ataques contra a Corte e seus integrantes e outro que investiga a convocação de atos que pedem o fechamento do Congresso e do STF.

No pedido enviado ao Supremo, Eduardo Bolsonaro afirma que a prorrogação está na iminência de ocorrer e ameaça seus direitos. “Necessária a medida liminar uma vez ameaçados os direitos políticos do Impetrante, cujos danos, se concretizados, poderão ser irreversíveis, às custas da manutenção dos direitos fundamentais do Impetrante, bem como daqueles que ele representa”, diz o parlamentar na manifestação.

O deputado também argumenta no pedido que há irregularidades no andamento da CPI, como desrespeito ao foco da linha de investigação definida no requerimento de instalação da comissão.

Veja também: Fernando Holiday: ‘votei no Bolsonaro sabendo que era um jumento’

Gilmar rejeita ação de Eduardo Bolsonaro para barrar CPMI das fake news publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Gilberto Gil e Baiana System lançam álbum com bate-papo ao vivo

A Bahia está muito bem representada com o lançamento do momento: “Gil Baiana Ao Vivo em Salvador“, um álbum gravado em novembro de 2019 no Parque de Exposições (SA), na companhia de mais de 30 mil pessoas, good vibes e música da melhor qualidade!

No dia 30 de abril, em meio à quarentena, a união entre uma lenda da música brasileira (Gilberto Gil) e uma das bandas mais pesadas do momento (Baiana System) chega às plataformas digitais e sai em vinil pelo Noize Record Club, um serviço de assinatura de LPs.

"Gil Baiana ao vivo em Salvador" já está disponível em todas as plataformas digitais! Corre pra ouvir que é coisa fina...

Ainda no dia 30, a partir das 18h, Baiana e Gil se reúnem remotamente para uma live no YouTube. A proposta não é apresentar o show, e sim conduzir um bate-papo sobre esse encontro, agora registrado no universo físico e digital. Para assistir de casa, basta acessar o canal oficial do Gilberto Gil no YT.

A conversa contará legendas em tempo real, abraçando a comunidade surda e apoiando a campanha #SurdosQueOuvem. ❤

“Gil Baiana Ao Vivo em Salvador”

Sete faixas compõem o repertório, entre elas “Nos Barracos da Cidade” (Gilberto Gil), “Dia da Caça” (Baiana System), “Is This Love” (Bob Marley) e até uma celebração à canção “Água de Beber”, de Tom e Vinicius.

O álbum carrega a força do reggae do começo ao fim. Segundo o guitarrista do Baiana, Roberto Barreto, “O reggae realmente está muito presente nele, assim como o ijexá e essa foi uma escolha do Baiana. O reggae tem uma influência enorme na obra de Gil, especialmente nos anos 80, quando ele começou a trabalhar com Liminha [produtor musical e coautor de Nos Barracos da Cidade]”.

Ficou curiose para saber como foi o show ao vivo? No site da Globoplay você pode conferir o documentário “Devassa — Encontros Tropicais”, que mostra bastidores desse espetáculo lendário!

Aumente o volume e ouça o albúm na íntegra (você não vai se arrepender!):

A música brasileira vive ❤ Saca só outro lançamento pe-sa-do:

Veja também: Criolo e Milton lançam música juntos com projeções nas ruas de SP

Gilberto Gil e Baiana System lançam álbum com bate-papo ao vivo publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Como a psicologia online pode ajudar alunos no ensino médio

O ensino médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções ― afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo e há a absorção de novas ideias e posicionamentos.

Os anos do ensino médio andam lado a lado com a adolescência, a fase com mais mudanças e questionamentos da vida de uma pessoa. Depois de passar pela puberdade (em que o jovem perde a identidade infantil), na adolescência, ocorre a construção da identidade, com a busca de valores pessoais permanentes.

O ensino médio traz ainda uma série de novos cenários para o jovem

Segundo artigo do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é nessa época da vida que os amigos têm grande importância e passam a influenciar mais nas decisões do que a família. Podemos observar também o surgimento de um senso crítico, com atitudes contraditórias e de enfrentamento, além da maior ansiedade e preocupações com outros temas até então desconhecidos.

O ensino médio traz ainda uma série de novos cenários para o jovem. Em alguns casos, há mudanças de turma, o que obriga essas pessoas a formarem novos círculos de amizade. Essa fase também traz a preocupação com o futuro, as decisões de carreira e as provas para entrar nas universidades, como o Enem e o vestibular.

Qual a importância da ajuda de um profissional de psicologia?

O profissional de psicologia vai ter a abordagem necessária para entender as preocupações e anseios do adolescente, sem julgamentos. Com a necessidade de distanciamento dos pais para a busca dos próprios valores, é natural que ocorra a perda de confiança nessas pessoas.

Rede de psicólogos atende profissionais da saúde durante pandemia

Dentro desse cenário, o psicólogo se apresenta como apoio confiável para o enfrentamento da fase, com todas as inseguranças e dúvidas que carrega. Além disso, o trabalho do psicólogo pode auxiliar na escolha de carreira e ajudar a aliviar angústias e preocupações sobre o futuro, muito comuns nessa fase da vida.

A psicologia online oferece sessões com psicólogos das mais diversas abordagens, que vão auxiliar o paciente em momentos de angústia. Quando os pais perceberem que seu filho está com muita dificuldade ou enfrentando um problema muito maior do que suas capacidades individuais são capazes de resolver, podem recorrer à psicologia online.

Nesses casos, os psicólogos vão conseguir por meio da sessão ouvir o paciente e dar alguns recursos para que esses jovens consigam solucionar o problema pontual. A grande vantagem da psicologia online é a acessibilidade. O serviço permite o agendamento da sessão no dia e horário mais convenientes e a conversa é feita por videoconferência, aumentando o conforto e otimizando o tempo.

Curtiu? Continue lendo no blog Novos Alunos sobre psicologia online!

Veja também: SAE Digital disponibiliza aulas online do ensino fundamental e médio 

Veja também: Cruzeiro do Sul oferece mais de 50 cursos online gratuitos na quarentena

Como a psicologia online pode ajudar alunos no ensino médio publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



SP vai prorrogar quarentena e adotar restrições mais rígidas

A cidade de São Paulo terá a quarentena prorrogada após o dia 10 de maio e vai adotar restrições mais rígidas para impedir o avanço do novo coronavírus (covid-19) na capital.

O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista ao Bom Dia SP na manhã desta quinta-feira. 30.

 São Paulo teve um aumento significativo de novos casos de coronavírus com a queda da taxa do isolamento social

“Já há uma decisão tomada, nós não temos como relaxar as medidas de isolamento a partir do dia 10 de maio. Na capital é absolutamente impossível fazermos isso, ao contrário, nós estamos iniciando uma discussão na prefeitura para que a gente possa fortalecer algumas dessas medidas para que a gente consiga fazer com que o isolamento na cidade possa crescer desse patamar de 48%”, afirmou o secretário.



A decisão ocorre  um dia após a capital paulista registrar queda no índice de isolamento social para conter a pandemia, Na terça-feira, a porcentagem foi de 48%, tanto no estado quanto na capital, quando o recomendando pela OMS é de 70%.

Até ontem, a capital paulista registrava 1.456 mortos e 15.925 casos confirmados de covid-19

Entre as novas restrições, segundo o secretário Edson Aparecido, está o bloqueio de algumas vias da cidade. “Você faz um processo de bloqueio e você reduz muito [tráfego] fazendo com que as pessoas se desestimulem a sair de casa, sobretudo nas regiões onde a pressão no sistema de saúde tem aumentado continuamente”, disse

Entre as regiões que devem ter bloqueios está a Brasilândia, no extremo norte da capital. O distrito registra o maior número de mortos da cidade, com 81 mortes até o dia 24 de abril.

Veja também: Estudo detecta partículas do coronavírus no ar nas imediações de hospitais

SP vai prorrogar quarentena e adotar restrições mais rígidas publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Agência de saúde dos EUA acrescenta novos sintomas à lista de covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os principais sintomas atribuídos a ele foram febre, tosse e falta de ar ou dificuldade em respirar. Mas conforme o vírus vai avançando e passa a ser mais conhecido, novos sintomas também são observados. Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos passou a considerar seis novos sintomas de covid-19.

A lista do CDC agora inclui calafrios, tremores que não passam, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e perda de paladar ou olfato como possíveis sintomas, que podem aparecer dentro de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus.



De acordo com o CDC, pessoas com dois ou mais sintomas devem ser consideradas como um caso provável de coronavírus.

Novos sintomas da covid-19 vão aparecendo com o tempo

Sintomas listados pela OMS

O novo critério do CDC difere um pouco da Organização Mundial de Saúde (OMS), que lista febre, tosse seca e cansaço como os principais sintomas da covis-19.

“Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente”, diz o site da OMS.

Embora a descrição dos órgãos seja diferente, tanto a OMS quanto o CDC reforçam que é necessário procurar ajuda médica de emergência quando o paciente tiver dificuldade em respirar ou sentir pressão ou dor no peito.

Há ainda vários estudos que analisam outros sintomas suspeitos de covid-19. Lesões na ponta dos dedos das mãos e dos pés, por exemplo, têm sido relacionadas à doença, mas ainda demandam evidências científicas mais sólidas. Veja na matéria abaixo:

Veja também: Lesões na ponta dos dedos podem ser uma manifestação de covid-19

Agência de saúde dos EUA acrescenta novos sintomas à lista de covid-19 publicado primeiro em https://catracalivre.com.br