O ensino médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções ― afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo e há a absorção de novas ideias e posicionamentos.
Os anos do ensino médio andam lado a lado com a adolescência, a fase com mais mudanças e questionamentos da vida de uma pessoa. Depois de passar pela puberdade (em que o jovem perde a identidade infantil), na adolescência, ocorre a construção da identidade, com a busca de valores pessoais permanentes.
Segundo artigo do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é nessa época da vida que os amigos têm grande importância e passam a influenciar mais nas decisões do que a família. Podemos observar também o surgimento de um senso crítico, com atitudes contraditórias e de enfrentamento, além da maior ansiedade e preocupações com outros temas até então desconhecidos.
O ensino médio traz ainda uma série de novos cenários para o jovem. Em alguns casos, há mudanças de turma, o que obriga essas pessoas a formarem novos círculos de amizade. Essa fase também traz a preocupação com o futuro, as decisões de carreira e as provas para entrar nas universidades, como o Enem e o vestibular.
Qual a importância da ajuda de um profissional de psicologia?
O profissional de psicologia vai ter a abordagem necessária para entender as preocupações e anseios do adolescente, sem julgamentos. Com a necessidade de distanciamento dos pais para a busca dos próprios valores, é natural que ocorra a perda de confiança nessas pessoas.
Rede de psicólogos atende profissionais da saúde durante pandemia
Dentro desse cenário, o psicólogo se apresenta como apoio confiável para o enfrentamento da fase, com todas as inseguranças e dúvidas que carrega. Além disso, o trabalho do psicólogo pode auxiliar na escolha de carreira e ajudar a aliviar angústias e preocupações sobre o futuro, muito comuns nessa fase da vida.
A psicologia online oferece sessões com psicólogos das mais diversas abordagens, que vão auxiliar o paciente em momentos de angústia. Quando os pais perceberem que seu filho está com muita dificuldade ou enfrentando um problema muito maior do que suas capacidades individuais são capazes de resolver, podem recorrer à psicologia online.
Nesses casos, os psicólogos vão conseguir por meio da sessão ouvir o paciente e dar alguns recursos para que esses jovens consigam solucionar o problema pontual. A grande vantagem da psicologia online é a acessibilidade. O serviço permite o agendamento da sessão no dia e horário mais convenientes e a conversa é feita por videoconferência, aumentando o conforto e otimizando o tempo.
Curtiu? Continue lendo no blog Novos Alunos sobre psicologia online!
Veja também: SAE Digital disponibiliza aulas online do ensino fundamental e médio
Veja também: Cruzeiro do Sul oferece mais de 50 cursos online gratuitos na quarentena
Como a psicologia online pode ajudar alunos no ensino médio publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário