São mais de 20 ilhas e uma centena de praias, no último destino do litoral norte paulista, a poucos quilômetros de Paraty. E para conhecer o que nem todo turista consegue ver, a dica é alugar um veleiro para chamar de seu (até pelo menos o dia da devolução).
Mas esquece aquela história de que esse tipo de embarcação é apenas para gente com muito dinheiro ou exclusividade de celebridades. A diária de um modelo Skipper 30 para quatro pessoas custa entre R$ 700 (baixa temporada) e R$ 900 (alta temporada).
A viagem começa na Voga Marine, marina localizada no Saco da Ribeira, em Ubatuba, e segue no roteiro que você e o capitão definirem. No caso do Viagem em Pauta, saímos em direção ao Parque Estadual da Ilha Anchieta, na maior ilha de Ubatuba.
Endereço das ruínas de uma antiga colônia penal que funcionou no local, entre 1902 e 1952, essa área preservada tem trilhas auto-guiadas de fácil acesso e sete opções de faixas de areia.
Da Praia do Presídio, a faixa de areia de tombo que guarda a entrada principal da área de visitantes, é possível caminhar até Palmas, a maior praia da ilha e com águas rasas e tranquilas.
Mas se você der o azar de atracar o veleiro junto a uma escuna de turistas recém-chegados para a visita guiada no presídio, é hora de içar velas e seguir para rincões mais isolados da Ilha Anchieta, como a minúscula Praia do Leste que se esconde em uma fenda cenográfica, virada para mar aberto.
Sem muitas opções de baías abrigadas, Ubatuba exige programação para passar a noite em segurança e conforto, a bordo de um veleiro. Por isso, o próprio Saco da Ribeira ou a vizinha Praia do Flamengo são os pontos mais recomendados para atracar.
Arquipélago norte
O conjunto de ilhas do norte de Ubatuba é um dos destinos mais cenográficos do litoral paulista e é ali, a cerca de 40 km de Paraty, que você se convence de que uma viagem sob medida é o melhor investimento que você pode fazer naquela região.
Endereço de atrações saturadas pelo turismo de massa, como a Ilha das Couves, o arquipélago norte abriga também locais que merecem parada como a Ilha do Prumirim, conhecida pelo encontro das águas do mare da cachoeira de mesmo nome, e a Ilha dos Porcos, em área privativa, mas com acesso público.
Outra parada obrigatória, mas sem possibilidade de desembarque por conta das condições do mar, é na Selinha, uma ilha cenográfica, cortada por uma fenda interior que deu origem a uma praia dentro da ilha.
Picinguaba também merece uma visita mais demorada. Localizado nas encostas da Serra do Mar, esse tradicional bairro de pescadores é um dos últimos exemplares de comunidades tradicionais do litoral paulista e seu casario é tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat.
Como funciona
Em embarcações movidas a vela, a sua única preocupação é com o roteiro da viagem. O resto fica a cargo do trabalho cuidadoso do skipper, o capitão responsável pelas questões técnicas.
Para dar mais privacidade aos clientes, o profissional pode desembarcar no final da jornada diária e retornar no dia seguinte para seguir comandando o veleiro, dependendo do ponto de ancoragem.
O veleiro é entregue ao cliente com roupas de cama e banho, utensílios de cozinha e tanques completo com água e diesel.
Só não pode esquecer que o serviço funciona como em hotéis, com check-in ao meio-dia e retorno no mesmo horário. Por isso, planeje-se para ter tempo suficiente para estar de volta à marina de Ubatuba, no horário do check-out, no dia da devolução do veleiro.
Paraty ou Ubatuba?
É possível alugar veleiros em bases localizadas tanto na Marina do Engenho, em Paraty (RJ), como na Voga Marine, no Saco do Ribeira, em Ubatuba (SP), próximo à Ilhabela.
No entanto, é preciso considerar sua experiência em travessias pelo mar. Assim como explica o skipper Rodrigo Moreira, “Ubatuba é mar para velejar, mais do que para passear, sobretudo Ilhabela, onde venta mais”.
Por isso, se essa é a sua primeira vez em travessias marítimas a bordo de um veleiro, a melhor opção é começar por Paraty. A região é conhecida por baías de águas tranquilas, protegidas dos ventos, devido ao grande número de ilhas ao redor.
Para você ter uma ideia, só a Baía da Ilha Grande, onde se encontra essa cidade histórica do litoral sul do Rio de Janeiro, conta com cerca de 200 ilhas.
Veja também: O Brasil que os brasileiros (ainda) não conhecem
Saiba como e quanto custa alugar um veleiro em Ubatuba publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário