Bora aliviar esses dias tensos com lazer e cultura? O fim de semana no Rio está recheado de programas gratuitos! Festivais maneiríssimos, baile de Black Music no Engenhão, rodas de samba e choro… E mais rolés irados, de sexta até domingo!
Vem cá dar uma olhada no roteirinho que a Catraca Livre fez pra você relaxar e se divertir sem gastar:
-
1. Bourbon Street Fest Niterói
Durante todo o fim de semana, rola o Bourbon Street Fest Niterói, com shows de jazz e blues à beira mar! Artistas nacionais e internacionais embalam os três dias em um palco na Praça do Rádio Amador. Entre eles, Bonerama Plays Zeppelin e Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers, direto de New Orleans (berço do jazz!).
Além de curtir muita música boa, você pode se deliciar na praça de alimentação com food trucks e cervejas artesanais.
Vem cá ver a programação completa desse rolé irado!
Quando? Sexta (30), sábado (31) e domingo (1º)
Onde? Praça do Rádio Amador | São Francisco – Niterói
Quanto? Gratuito -
2. Carnaval das Culturas do Mundo
De sexta a domingo, o Carnaval das Culturas do Mundo exalta a diversidade no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador! Estão programadas várias atrações para os três dias: shows, feira de gastronomia, artesanato e moda, apresentações de dança (incluindo o Festival de Cultura Cigana!) cinema, ações sociais… Serão 30 horas de evento!
No domingo, o ponto alto é o Desfile Multicultural na orla de Ipanema, marcado para começar às 11h no Posto 9. Todos juntos pelo respeito e pela igualdade!
Quando? Sexta (30), sábado (31), das 12 às 22h | Domingo, das 10h às 20h
Onde? Parque Garota de Ipanema – Arpoador (altura do Posto 7)
Quanto? Gratuito -
3. Festival Museu Nacional Vive
A Quinta da Boa Vista recebe oficinas e outras atividades que envolvem ciência, cultura e tecnologia em mais uma edição do Festival Museu Nacional Vive.
O evento acontece um ano depois do incêndio de grandes proporções que destruiu a maior parte do acervo do museu, que deve ser parcialmente reaberto em 2022. Bora lá?!
Quando? Sábado (31) e domingo (1º) | Das 10 às 16h
Onde? Quinta da Boa Vista (Alameda das Sapucaias) – São Cristóvão
Quanto? Gratuito -
4. Observação do Céu no Planetário
Partiu ver os planetas, estrelas e outros objetos e fenômenos do Universo: sábado é dia de Observação do Céu no Planetário do Rio! A atividade, feita com telescópios, acontece toda semana e é guiada por astrônomos, que dão palestra sobre o céu do dia e tiram dúvidas.
Mas, ó: caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, o evento é cancelado. Então fica de olho no site!
Quando? Sábado (31) | Das 18h às 20h (distribuição de senhas até 19h30)
Onde? Planetário | Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Quanto? Gratuito mediante 1 kg de alimento não perecível -
5. Baile Black Bom no Engenhão
Bora remexer o esqueleto? Domingo, o Baile Black Bom toma conta do Engenhão com releituras dos maiores clássicos da Black Music! Tudo ao vivo, comandando pela banda Consciencia Tranquila.
O rolé dançante homenageia em seu repertório grandes nomes do gênero, como Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, Bruno Mars, Rihanna, Snoop Doog e Sabotage. Na pista, o DJ FLASH leva o melhor do Charme e Hip Hop para os amantes do passinho. Além disso, vai rolar graffiti ao vivo, exposição fotográfica e Feira Criativa!
Quando? Domingo (1º) | Das 16h as 22h
Onde? Engenhão (Food Park in Rio) |
Quanto? Estádio Nilton Santos (Engenhão) | Rua José dos Reis, 425 – Engenho de Dentro -
6. Choro Arruma o Coreto na São Salvador
Domingo é dia de Choro Arruma o Coreto na São Salvador! Criada por Ana Claudia Caetano em 2007, a roda foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio a nível estadual e municipal. No repertório, não faltam clássicos de Pixinguinha, Noel Rosa e outros bambas da nossa música.
Quando? Domingo (1º) | Das 11h às 14h
Onde? Praça São Salvador – Laranjeiras
Quanto? Gratuito -
7. Roda de samba do Cacique de Ramos
Outra boa de domingo é a tradicional Roda de Samba do Cacique de Ramos! Na sede do bloco carnavalesco, você curte muito samba de raiz e partido alto.
Berço de artistas de peso como Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e Jorge Aragão, além do grupo Fundo de Quintal, o Cacique de Ramos lançou clássicos que estão na boca do povo até hoje, como “Coisinha do Pai” e “Vou Festejar”. E conquistou uma relevância tão significativa que foi tombado como Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro.
Quando? Domingo (1º) | Das 17h às 23h30
Onde? G.R.Cacique de Ramos | Rua Uranos, 1326 – Olaria
Quanto? GratuitoVeja também: Samba no Rio: confira 9 rodas tradicionais da Cidade Maravilhosa!
Prefere um rolé mais zen? Então vem ver 15 lugares para fazer aulas gratuitas de yoga!
7 passeios 0800 para curtir um fim de semana delicinha no Rio publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário