O recente surto de sarampo na Grande São Paulo fez o Ministério da Saúde declarar emergência em saúde pública local na região. Até o momento, o estado paulista registrou 2.299 infecções, quase a totalidade dos dados nacionais. Em outros 12 estados, foram contabilizados 32 casos da doença, até o último balanço.
Foi também na cidade de São Paulo que houve o registro da primeira morte por sarampo. O estado não registrava óbitos em decorrência da doença desde 1997. A vítima era um homem de 42 anos, que não tinha histórico de vacinação. Ele chegou a ser internado com os sintomas, mas morreu no último dia 17.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber Oliveira, afirmou que há ainda outro óbito suspeito de sarampo em investigação no País. O caso é de uma criança menor de um ano, residente no interior de Pernambuco.
O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, há 2.457 casos confirmados no Estado; destes, 66,6% se concentram na capital, com 1.637 casos.
Vacinação
Na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada e segue até o dia 31 de agosto. O público-alvo são jovens e adultos de 15 a 29 anos e bebês de 6 meses a um ano de idade.
Em todo o território nacional, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação apenas para bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses. Batizada de dose zero, a estratégia tem como objetivo antecipar a proteção dessa população, considerada mais vulnerável a óbitos.
Sintomas do sarampo
Os primeiros sinais apresentados pela pessoa infectada com sarampo são a febre e a coriza, e dois dias depois aparecem as manchas. Além disso, também podem aparecer os seguintes sintomas:
- Dor muscular
- Dor de garganta
- Cansaço
- Pontinhos brancos dentro das bochechas
- Vermelhidão nos olhos
- Tosse seca
Veja também: Saiba se você precisa tomar vacina contra sarampo
Sarampo faz Ministério da Saúde declarar emergência na Grande SP publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário