APRENDA VIOLÃO AQUI

quinta-feira, 5 de março de 2020

Banda de Afrobeat formada por mulheres negras faz show no Ibirapuera

A banda Funmilayo Afrobeat Orquestra, composta exclusivamente por mulheres negras, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera. A apresentação acontece no domingo, dia 15 de março, às 19h, com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Em parceria com o VilaMundo, o Auditório oferece 2 pares de ingressos que serão sorteados pela nossa página no Instagram – acesse e siga os passos.

Funmilayo Afrobeat Orquestra faz única apresentação no Auditório Ibirapuera

Criado no ano passado pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira, o Funmilayo Afrobeat Orquestra é um coletivo formado por doze artistas negras que apresenta músicas autorais e clássicos do Afrobeat – gênero musical consolidado na década de 1970 que combina jazz, funk, highlife e percussão africana e que tem no músico nigeriano Fela Kuti seu maior representante.

O nome do grupo, aliás, homenageia a mãe de Fela, Funmilayo Anikulapo Kuti. Professora e fundadora da Associação Mulheres da Nigéria, a ativista liderou a luta das mulheres por liberdade, pelo direito ao voto e por justiça social. Bere (como era conhecida), teve sua trajetória interrompida em 1978 de maneira criminosa, quando foi atirada por militares da janela de um prédio e morreu em decorrência dos ferimentos.

Outra mulher negra a ganhar reverência é Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018, tema da música “NegrAção”, com single lançado nas plataformas digitais no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O trabalho é uma amostra do que o coletivo pretende ser: “Uma inspiração para que as mulheres negras ocupem cada vez mais espaços na arte, na política, ou onde elas quiserem!”, dizem.

Além de “NegrAção”, de Stela Nesrine, comparecem no repertório, entre outras, “Vazante de verão”, de Rosa Couto, “Water no get enemy”, de Fela Kuti e “Greedy reedy rulers”, de Sandra Izsadore, cantora, ex filiada aos Panteras Negras e  madrinha do coletivo ao lado de Seun Kuti, músico e filho de Fela Kuti. A cantora e compositora Bia Ferreira participa da apresentação.

O VilaMundo é uma parceria da Catraca Livre com o Instituto Acqua.

Banda de Afrobeat formada por mulheres negras faz show no Ibirapuera publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário