APRENDA VIOLÃO AQUI

sábado, 27 de junho de 2020

Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+: conheça Castro, em San Francisco

Neste sábado, 28, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+. Apesar da data ter sido criada em Nova York (mais precisamente em Stonewall Inn, um bar muito popular na década de 60 entre a comunidade LGBT), San Francisco, na Califórnia, é uma cidade bem representativa na celebração da diversidade.

Visitei San Francisco em 2010, e Castro, um dos bairros mais descolados da cidade (e declarado o primeiro bairro gay do mundo) não podia faltar no nosso roteiro, uma vez que a região é de extrema importância histórica pelos direitos LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e outras identidades ou formas de orientação sexual.

Letreiro do Castro Theather, um dos ícones da Castro St, em San  Francisco; bairro é referência nos direitos do público LGBTQIA+

Assistam ao filme “Milk – A Voz da Igualdade” (Sean Penn levou o Oscar de melhor ator em 2009), que conta a história de Harvey Milk, ativista norte-americano e o primeiro homem assumidamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia, como membro do Conselho de Supervisores de San Francisco.

Milk tornou-se um ícone na luta pelos direitos LGBT e responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays em San Francisco. Foi assassinado em 1978, apenas 10 meses após sua posse.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Antes de ser eleito, Milk havia aberto uma loja de fotografias em 1972. Foi lá que o ativista trabalhou, viveu e organizou as campanhas políticas. Hoje, no mesmo endereço (573/ 575 Castro Street), funciona a Human Rights Campaign Store , uma loja de presentes e produtos com referências de Harvey Milk (o valor das vendas é doado à Fundação Harvey Milk e à Academia de Direitos Civis Harvey Milk).

Pelo Street View do Google Maps você visualiza a fachada do Human Rights Campaign Store

Em Castro você também verá a Rainbow Honor Walk, como um a calçada da fama que homenageia nomes do movimento LGBTQIA+, além do Castro Theather, uma das atrações mais icônicas do bairro.

Bandeira arco-íris

Chegando em Castro, basta olhar para os lados para ver as bandeiras arco-íris espalhadas pelas ruas e casas. E foi ali mesmo, em San Francisco, que a bandeira símbolo do movimento gay apareceu pela primeira vez.

A bandeira arco-íris, criada em 1978

Criada por Gilbert Baker (falecido em 2017), a bandeira tinha inicialmente 8 cores e, com a ajuda de voluntários, foram tingidas a costuradas à mão para a Parada Gay em junho de 1978. Em seguida, a bandeira foi pendurada no United Nations Plaza para destacar a aceitação e a igualdade sexual como uma luta global e uma questão de direitos civis.

Desde 2015, o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York) expõe, entre suas obras, a Rainbow Flag de Gilbert Baker.

Veja também: 5 paradas do Orgulho LGBTQ+ para conhecer

Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+: conheça Castro, em San Francisco publicado primeiro em https://catracalivre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário