A Universidade de Wüppertal, no oeste da Alemanha, desmentiu Carlos Alberto Decotelli e informou que o novo ministro da Educação não obteve um certificado de pós-doutor pela instituição alemã.

A universidade esclareceu que o ministro conduziu pesquisas na universidade por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutorado, que, na Alemanha, dura de dois a quatro anos.
“Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade”, afirmou a responsável pela comunicação da Bergische Universität Wüppertal (BUW), Jasmine Ait-Djoudi, ao jornal O Globo.
Na última sexta-feira, 26, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o currículo de Decotelli, também disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O ministro descreve que frequentou a universidade alemã entre 2015 e 2017 e que recebeu o certificado de pós-doutor.
Ainda de acordo com a publicação, um pós-doutorado é um termo usado em referência a pesquisas feitas após um acadêmico obter um título de doutor. O MEC, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Vale lembrar que na última semana o reitor da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Franco Bartolacci, informou que Decotelli não obteve um título de doutor em administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Estatísticas e confirmou que a tese de doutorado foi reprovada.
O assunto, é claro, teve grande repercussão nas redes sociais. Alguns internautas se revoltaram com a escolha de Jair Bolsonaro (sem partido) por um ministro que mente no currículo. Confira algumas reações:
O novo Ministro da Educação mentiu sobre o Doutorado na Argentina e o Pós-doutorado na Alemanha e eu aqui com receio de colocar que tenho Excel avançado no currículo. 😞
— Nina (@itsninatalking) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Parece ser pré-requisito para ser ministro do Bolsonaro fraudar o currículo de pós-graduação, mas o novo ministro da educação se superou na mentira: plágio no mestrado, reprovação no doutorado e invenção do pós-doutorado. Que vergonha.
— Márcio Tavares (@marciotsantos) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
O Min. da Educação foi novamente desmentido pela universidade alemã, o que já parecia óbvio, tendo em vista que seria estranho ter um pós-doutorado sem ter doutorado.
O mais grave é ele ter aceitado o cargo e ter mantido a mentira. Deve ser requisito para ser ministro nesse gov
— Iago Montalvão 🇧🇷 (@iago_montalvao) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Gente, como assim o ministro da Educação mentiu sobre o pós-doutorado, o doutorado e ainda cometeu plagio na dissertação do mestrado? 🤦🏻♂️
— RAPHAEL MINHO 🇻🇦 (@raphaelminho) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Coisas relacionadas a plágio é horrível na vida de um pesquisador; quase um sentença; mude de carreira. Esse ministro da educação até problema com o pós-doutorado ta tendo…socorro viu… não sei se tenho pena ou acho bem feito
— Cansado do Brasil (@Maykowanderley) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Universidade alemã nega que ministro da Educação tenha pós-doutorado
Reitor diz que ministro da Educação não tem doutorado em Rosário
Mestrado de novo ministro da Educação tem indícios de plágio, diz professoré o ministro da educação fictícia
— Amelie Pulão (@ohliv) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
👎 O novo Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, é um mentiroso. Não concluiu sua pós-graduação na Argentina (sua tese foi reprovada) e não obteve pós-doutorado na Alemanha. Também plagiou inúmeros textos em uma tese. Que vergonha, Brasil #vergonha
— Paulo Neto (@PauloNetoSP) June 29, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Veja também: Novo ministro da Educação faz elogios a Weintraub e ataca esquerda
Universidade alemã nega certificado de pós-doutorado de Decotelli publicado primeiro em https://catracalivre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário